Além da estética: saiba como ter uma boca saudável

Muitas pessoas chegam ao consultório odontológico com um objetivo: deixar o seu sorriso mais bonito. Entretanto, não necessariamente eles procuram isso apenas por questões estéticas.

Atualmente, todos podem perceber como ter uma boca saudável interfere diretamente na saúde emocional da pessoa. Isso ocorre porque é através do sorriso, que estabelecemos o primeiro contato com o outro e isso pode ser visto em todas as relações que temos diariamente, desde a pessoal até a profissional.

Ainda assim, por mais que muitas pessoas entendem de todos os benefícios estéticos que a saúde bucal oferecem, elas vêem isso também como uma consequência de uma boca saudável e de tratamento dentário. 

Cuidados com a higiene bucal

Isso é algo que os profissionais da clínica odontológica, assim como nossas mães repetem desde que somos pequenos: sobre a importância de escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, além de passar o fio dental diariamente.

Não apenas a escovação é importante, mas ela deve ser feita da maneira certa. O ponto principal disso é que não pode ser realizada com pressa, em momentos de correria. Para que a escovação seja eficiente, ela deve ser feita corretamente.

O ideal é que a escova fique em um ângulo de 45 graus do encontro dos dentes com a gengiva. Além disso, todas as superfícies dos dentes devem ser igualmente escovadas, garantindo uma maior limpeza.

Outro ponto essencial, que muitas pessoas acabam não fazendo da maneira correta, é a escovação da língua. O ideal é não realizar apenas na ponta, mas em toda a sua superfície, tomando cuidado apenas para não dar ânsia. A limpeza da língua garante um hálito fresco, além de evitar a proliferação das bactérias.

Além disso, é essencial que você tenha um kit de higiene bucal em sua bolsa ou mochila, principalmente caso você não realize todas as refeições em casa. Dessa forma, é possível garantir que mesmo no trabalho ou na faculdade, a higienização da sua boca será feita, garantindo uma maior saúde, além do sorriso bonito.

Vá ao dentista

É possível encontrar bons profissionais através do marketing digital na odontologia. As visitas ao consultório devem ser realizadas dentro de um período de uma vez por semestre. 

Essa é a maneira mais eficiente de garantir que a sua boca esteja devidamente saudável, ou seja: livre de incômodos, de dores e de doenças. Apenas através da prevenção que o dentista realiza, é possível garantir isso. 

Por mais que a nossa escovação diária seja importante e traga bons resultados, é apenas através da limpeza especializada do profissional que toda a placa bacteriana é retirada, evitando que doenças gengivais se desenvolvam.

Além disso, apenas com consultas periódicas o profissional consegue realizar as avaliações necessárias, assim como a necessidade de algum tratamento dentário, desde o uso de aparelhos ortodônticos, implantes ou até mesmo o clareamento.

Muitos desses tratamentos são oferecidos através de plano de saúde oferecido aos funcionários como benefícios empresariais. Dessa forma, fica ainda mais fácil estabelecer visitas frequentes ao dentista sem gastar muito, pois a maioria desses planos possuem uma determinada porcentagem paga pela empresa. 

Atente-se a alimentação

A alimentação é responsável por um papel fundamental na saúde de todo o nosso organismo e com a boca não é diferente. Através de uma dieta balanceada é possível garantir que a sua saúde bucal estará em dia.

Isso significa evitar os excessos de doces e carboidratos. Nenhum dentista vai pedir para você parar de comer totalmente algum alimento, por mais mal que ele faça. O importante, entretanto, é que tenha equilíbrio, para que não seja necessário a realização de tratamento dentário.

Além disso, é importante sempre realizar a escovação após esses alimentos serem ingeridos. Isso porque as partículas de comida que ficam presos entre os dentes e nas papilas da língua, ao entrarem em contato com as bactérias existentes na boca, causam a desmineralização dos dentes e, consequentemente, a cárie.

Algumas bebidas e alimentos com forte pigmentação, quando ingeridos em excesso, também podem manchar os dentes, sendo muitas vezes necessário realizar o tratamento dentário para reverter esse processo.

Alimentos ricos em cálcio e vitamina C são extremamente benéficos para a saúde bucal. O primeiro por ajudar a fortalecer os ossos e dentes, enquanto o segundo ajuda a cicatrização, assim como a manter a gengiva saudável.

Uma bebida fundamental para a saúde bucal é a água. Isso porque a saliva desenvolve um importante papel na proteção dos dentes, assim como para ajudar a equilibrar o pH da boca, após as refeições, deixando o ambiente livre de bactérias.

Por mais simples que essas dicas pareçam ser, elas são essenciais para aqueles que buscam ter uma boca saudável. Essas são, inclusive, as maneiras mais efetivas de garantir que a sua saúde bucal esteja em dia.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *