5 investimentos básicos para uma cozinha industrial

A cozinha industrial faz parte de vários tipos de estabelecimentos, sendo um dos setores que recebe maior investimento, dada a sua importância dentro de um negócio.

Por isso, a cozinha deve ser equipada de maneira completa e com os melhores tipos de materiais, prezando pela sua conservação e pela capacidade de realizar os mais diversos tipos de procedimentos.

Apesar do termo “cozinha industrial” remeter a restaurantes, ela pode ser montada em vários contextos, de modo que possa atender de maneira eficiente às necessidades de local.

Assim, é possível encontrar uma boa cozinha industrial em:

  • Hotéis;
  • Fábricas;
  • Escolas;
  • Hospitais;
  • E em outros locais.

Além disso, é preciso lembrar que uma cozinha industrial possui alta demanda, e esse é um dos fatores responsáveis por exigir uma estrutura mais completa e bem distribuída.

Sendo assim, é preciso investir em vários pontos, mas alguns deles devem ser priorizados de maneira especial, já que podem trazer uma diferença significativa durante o período de trabalho.

Por isso, abaixo serão abordados 5 pontos básicos indispensáveis dentro de uma cozinha industrial.

1.    O fogão industrial e sua importância

Não dá para pensar em uma cozinha industrial sem conceber um fogão de grande potência. Isso porque ele é um dos elementos mais estruturais do local, e precisa atender de maneira eficiente aos requisitos mínimos de uma cozinha.

Isso envolve o preparo de uma grande quantidade de alimentos, número de bocas compatíveis com a necessidade do local e também um design que facilite a limpeza do equipamento.

2.    Geladeira eficiente e espaçosa

Ao lado da importância que um fogão possui dentro de uma cozinha industrial está a da geladeira.

Afinal, tão fundamental quanto o preparo dos alimentos é a sua conservação. Por isso, uma geladeira precisa ser espaçosa e possuir a potência adequada à quantidade de alimentos que ela acomodará.

Além disso, ela pode ser escolhida em um tipo de formato que favoreça o seu manuseio, com diversos compartimentos e regulagem de temperatura facilitada.

3.    Armários de aço inox

É indiscutível que o aço inox é o material mais apropriado para a confecção de itens utilizados no preparo de alimentos.

Por isso, contar com armário em aço inox para cozinha industrial torna a sua manutenção muito mais prática.

Afinal, ele é de fácil limpeza e de longa durabilidade, além de ser considerado um material de aparência neutra, podendo ser utilizado de maneira ampla na decoração de uma cozinha.

4.    Mesas e bancadas facilitam os processos

Complementando os itens indispensáveis na montagem de uma cozinha industrial, é preciso investir em mesas e bancadas de aço inox, que facilitam grande parte dos processos de preparo dentro do espaço.

Isso porque essas superfícies são essenciais para fatiar, temperar, e montar diversos tipos de alimentos, levando em consideração que durante o período de pico, é preciso que o espaço seja amplo para comportar o maior número de pratos possível.

Além disso, como mencionado, o aço inox é mais fácil de limpar, o que torna a rotina agitada de uma cozinha muito mais hábil.

5.    Segurança e cozinha industrial

Uma cozinha industrial precisa de muitos equipamentos para que ela seja eficiente, mas é indispensável investir em segurança dentro desse local de trabalho.

A princípio, para que a instalação possa ocorrer da maneira adequada, é preciso investir no laudo avcb preço, emitido pelo Corpo de Bombeiros. Esse laudo atesta que o ambiente possui meios de combater um incêndio, evitando transtornos e acidentes de grandes proporções.

Isso inclui tanto a disponibilidade de extintores de incêndio, que precisam estar sempre dentro do prazo de validade e em locais de fácil acesso, quanto à manutenção de porta corta fogo, que precisa ser realizada periodicamente garantindo a sua eficiência, se necessário.

Além dos cuidados com o imóvel, é preciso investir também em trajes adequados para os profissionais envolvidos na produção da cozinha industrial, levando em consideração tanto a apresentação do funcionário quanto os modelos mais confortáveis para esse tipo de trabalho.

Complementar aos uniformes, é necessário que ocorra regularmente o treinamento de EPI para garantir os equipamentos de proteção individual sejam utilizados corretamente dentro do ambiente de trabalho, sendo eles diretamente responsáveis por prevenir acidentes.

Sendo assim, é preciso investir de maneira especial nos itens citados neste artigo, garantindo uma cozinha industrial mais completa e segura.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *