3 práticas sustentáveis para empresas

O termo sustentabilidade já é algo conhecido por diversas pessoas. Trata-se de uma melhor interação dentro do meio em que vivemos, de modo que, cuidados com o meio ambiente, animais e tendo boas práticas sustentáveis.

Isso também é algo importante dentro das indústrias, de modo que empregadores, empregados e clientes conseguem agir e obter bons resultados com relação à sustentabilidade.

Economias básicas

Para começar o assunto, é preciso mudar algumas atitudes consideradas clássicas, mas que precisam de maior atenção, como a economia de água, papel e energia.

Ações simples que a empresa tomar, pode ajudar os funcionários a manterem as boas práticas de sustentabilidade.

No momento de imprimir, por exemplo, comece a analisar se de fato existe essa necessidade, se rascunhos podem ser usados, ou então usar a folha frente e verso.

Ao usar a pia, fechar bem para que não fique pingando, dessa forma, evita-se o desperdício de água e, sempre que observar alguma torneira pingando, não deixe de fechá-la e informar os colegas da importância desse pequeno cuidado.

O terceiro ponto tem relação com a energia. Sempre que sair de algum ambiente, desligue todas as luzes e também todos os equipamentos, dessa forma, nada fica em contato com a energia, evitando então gastá-la sem necessidade.

E falando sobre economia, os cuidados com a manutenção também ajudam a manter o lugar cada vez melhor. É importante lembrar de fazer manutenção em ar condicionado ou então em filtro de ar industrial, dependendo do uso e também manutenção aquecedor a gás.

Uso de equipamentos eco

É comum que equipamentos que são mais antigos, tendem a consumir bem mais energia do que aparelhos mais novos, por isso, analisar uma troca pode ser interessante.

Busque por aqueles que contam com selo de consumo de energia, desse modo, fica mais fácil ter uma ideia da quantidade de energia que um equipamento tende a gastar. Além de ser um auxílio ao planeta, ajuda também na economia de dinheiro para a empresa.

Transparência com o público interno e externo

Quando a comunicação da empresa é eficiente com os dois públicos, que são eles os colaboradores e os consumidores, a credibilidade tende a ser muito maior e dessa forma, promove mais satisfação à quem está envolvido com a empresa de alguma maneira.

Inteirar os colaboradores com os assuntos da empresa, assim como, discutir junto com eles possíveis ações sustentáveis. Isso ajuda muito o clima organizacional, tornando funcionários e empregadores mais próximos.

E a transparência com o público externo se faz necessária por conta da credibilidade que a empresa precisa ter com quem compra, sejam produtos ou serviços que a empresa promove.

As redes sociais podem ser um grande auxílio para que essa troca de informações aconteça. Mostre, as atividades produzidas pela empresa, depoimento de funcionários e também de clientes, dessa forma, a aproximação é muito maior.

Sustentabilidade empresarial é possível

Depois de conhecer um pouco mais a respeito da possibilidade de ser sustentável dentro das empresas, comece a aplicar o quanto antes.

São diversas possibilidades existentes, hoje apresentamos três, mas você pode ter na sua empresa muitas opções de ações humanas, sustentáveis e econômicas. Não deixe de apostar.

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *