Tipos de Brocas: saiba quais são e como usar cada uma delas

Sempre que vai utilizar uma furadeira em algum serviço, você fica com dúvidas sobre quais são os tipos de brocas mais recomendadas para cada superfície ou finalidade? 

Então, você acaba de chegar ao lugar certo. 

Preparamos um guia completo com os principais modelos usados pelo mercado, para que serve cada uma delas e como escolher a opção certa para perfurar o material desejado. 

Vem com a gente!

Quais são os tipos de brocas mais utilizados?

tipos de brocas

Para quem se pergunta quais são os tipos de brocas mais utilizados, saiba que existem modelos para a perfuração em madeira, metal, vidro, concreto e mandril. Entenda as características e funcionalidades de cada uma delas. 

Dá uma olhadinha!

Leia também: Escritório home office: confira 7 dicas para organizar o seu espaço!

– Brocas para metal

Os tipos de brocas para metal mais usados são a broca de aço rápido e também a broca escalonada, que possuem um excelente acabamento e com pouco aquecimento.

– Brocas para madeira

Há vários tipos de brocas para madeira, como brocas chatas, três pontas, de aço, pua e escariadora. 

– Brocas para concreto

Os melhores tipos de broca para concreto são a Broca SDS e a Broca de vídea, chamada também de broca de metal duro.

– Brocas para vidro

Na hora de perfurar uma superfície de vidro, a broca diamantada é o modelo ideal, além de ser usada para materiais, como granito, porcelanato, mármore, entre outros.

– Mandril

Você também precisa ficar de olho na escolha do mandril, que é aquela parte da ponta da furadeira onde a broca será inserida. O mercado oferece brocas para mandril 3/8, 1/2, 1/4, 1 mm e 20mm, entre outras.

Quais são os tipos de brocas de furadeira?

tipos de brocas

Quer descobrir quais são os tipos de brocas de furadeira, saiba que são as mais variadas, como broca para furadeira de três pontas, de aço rápido, de vídea, serra copo, SDS, serpentina, chata e de vidro.

Como distinguir os diferentes tipos de brocas?

Se você quer entender como distinguir os diferentes tipos de brocas, é preciso ficar de olho nas suas características, pois cada uma possui especificações próprias, para serem usadas em diferentes superfícies. 

Por isso, para distinguir uma da outra, você precisará observar seu formato. 

Qual a melhor broca para madeira?

Escolher qual a melhor broca para madeira dependerá das suas necessidades. Se você precisa de resistência para serviços pesados, a broca de 3 pontas é o modelo ideal. Mas se necessita fazer furos rápidos e profundos, opte pela broca serpentina. 

No caso de perfuração em madeiras leves com furos baixos, a broca chata é a melhor escolha. Em madeiras densas e furos baixos, opte pela broca Forstner. 

Consulte também outras ferramentas para marceneiro em nosso artigo sobre o tema!

Tipos de broca: para que servem cada um deles

tipos de brocas

Agora que você conhece os principais tipos de broca oferecidos pelo mercado, vamos conhecer um pouco sobre os detalhes, características e para que servem cada uma delas. Confira!

– Broca de 3 pontas

A broca de três pontas é indicada para perfuração para diferentes tipos de madeiras, sendo fabricada em aço carbono. Esse modelo é capaz de garantir maior resistência ao calor gerado ao perfurar uma superfície de madeira.

Mas tenha cuidado, pois essa broca de carbono é mais frágil e, por isso, precisa ter cautela no seu manuseio.  

– Broca escariadora

A broca escariadora é um dos tipos de broca usadas para escarear furos de madeira, que é aquele serviço de abrir só um pouco o diâmetro do furo. 

Esse modelo de broca é usado para rebaixo no furo no sentido de possibilitar que a cabeça do parafuso fique inserida na madeira.

– Broca chata

Já a broca chata é um modelo que possui diversos tamanhos, usada para furos ou rebaixos com diâmetros maiores, indicada para a perfuração em madeiras, que precisam de um acabamento delicado. 

Se a ponta da broca estiver afiada, é possível posicioná-la melhor para estabilizar a perfuração, enquanto que as suas extremidades abrem o furo.

– Broca forstner

Esse modelo é usado de forma bem parecida com a broca chata, usada para furos ou rebaixos em diâmetros maiores. 

A broca forstner é usada para instalação de dobradiças de caneco de armários em geral.

– Broca serpentina

Entre os tipos de broca para perfurar madeira, a serpentina é indicada para serviços rápidos. Esse modelo tem uma geometria espiral e uma ponta bem parecida com o parafuso, possibilitando o avanço rápido do equipamento durante a perfuração. 

A serpentina é muito usada para furos profundos na madeira, sem que seja necessário muito esforço e obtendo um excelente ótimo acabamento.

– Broca SDS

As brocas SDS possuem dois modelos, sendo a SDS-Plus, indicada para marteletes de até 4 kg, e SDS-Max, usada em marteletes maiores do que 4 kg. São modelos recomendados para o uso profissional em mármores, concreto, granito, tijolos e alvenaria em geral. 

Ambos os modelos são mais resistentes do que outras brocas normais, usadas para perfurações em superfícies variadas.  

Broca diamantada

Para quem tem dúvidas sobre quais são os tipos de brocas de furadeira para vidro, a diamantada é a ideal, pois ela tem uma ponta com revestimento de diamante, permitindo maior qualidade no acabamento do furo. 

Entenda a importância em escolher a broca correta?

Muito mais do que saber quais são os tipos de brocas mais utilizados, escolher a broca certa é importante para a qualidade dos serviços. 

Caso você escolha uma broca errada, você pode comprometer o diâmetro do furo ou mesmo danificar a broca ou a superfície.  

Veja também: Tipos de alicate: conheça os principais e como usá-los na manutenção

Conclusão

Agora que você já sabe quais os tipos de broca para cada superfície, lembre-se sempre de escolher aquela que mais se adequa ao tipo de serviço realizado. 

Na hora de comprar os equipamentos, escolha a nossa loja Estrela 10, que comercializa diferentes tipos de broca e muitos outros produtos para elétrica, marcenaria, hidráulica e muito mais.

Acesse o nosso site e encontre tudo que precisa para os mais diversos serviços, casas, construção, móveis, informática, entre outros. 

Os melhores móveis para seu escritório você encontra na Estrela 10!

Equipe Redação Estrela10

https://www.estrela10.com.br/

Publicações relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *