Como montar um restaurante pequeno: confira 5 dicas

Sonha em abrir um pequeno restaurante, mas não sabe por onde começar? Então, você acaba de chegar ao lugar certo!

Preparamos este artigo com o passo a passo para montar um empreendimento do zero e  do jeito certo, cumprindo as etapas fundamentais. 

Vem com a gente e encontre as melhores dicas de como montar um restaurante pequeno e simples?

indústria e comércio

Restaurante pequeno: como montar?

restaurante pequeno como montar

Se quer entender como montar um restaurante, seja ele pequeno ou de maior porte, saiba que você precisará seguir algumas etapas para que seu empreendimento comece com o pé direito. 

Dessa forma, é necessário seguir um passo a passo que inclui as fases de planejamento do seu negócio,  organização das finanças, plano de comunicação e muito mais. Confira!

Leia também: Panela de pressão: conheça qual a melhor opção para sua cozinha

– Planejamento

O primeiro passo é elaborar um planejamento do seu negócio, um documento que dará o direcionamento para todo o seu negócio. Nesta etapa, é preciso definir qual tipo de restaurante pretende ter: pizzaria, lanchonete, churrascaria, cozinha japonesa, popular, etc.

Feito isso, você precisa escolher o local ideal para instalar seu restaurante. Procure um lugar que tenha movimento e que seja bem localizado para que as pessoas possam encontrá-lo com facilidade. 

Para abrir um restaurante pequeno ou grande, o ideal é sempre pesquisar os hábitos de consumo dos seu público e analisar se, de fato, aquela região atende às suas necessidades. 

Leve em consideração quais são os empreendimentos próximos, a existência de escolas e universidades, padrão de outros restaurantes da região, etc.

Lembre-se que o plano de negócio servirá para que você tenha uma visão mais detalhada sobre a empresa e sobre o seu mercado de atuação.

– Organização das finanças

A organização das finanças é uma das etapas mais importantes se você quer aprender como montar um pequeno restaurante caseiro ou qualquer outro estilo, pois isso definirá os seus gastos. 

Sendo assim, verifique qual o valor que tem disponível para o aluguel, contratação de funcionários, compra de equipamentos, adaptação do local e por aí vai. Esse cuidado te ajudará a entender quanto pode investir em cada área. 

– Plano de comunicação

Outra etapa que jamais pode ser esquecida é o plano de comunicação. Para que seu negócio seja conhecido, é preciso que o público saiba da existência do seu restaurante pequeno.

A partir dessa necessidade, será necessário definir a linguagem que terá com esse público, qual tipo de divulgação fará: online, offline ou os dois? Quais redes sociais estarão presentes e quais os formatos de publicidade ideais. 

Você precisará contratar profissionais especializados ou fará você mesmo? 

Tudo isso é importante antes mesmo de abrir o seu restaurante pequeno, pois esse planejamento será responsável por anunciar a chegada do seu estabelecimento e manter seu público por dentro das promoções, cardápios, novidades, etc.

– Burocracia

Com o seu planejamento pronto e plano de comunicação definido, a próxima etapa será a legalização do seu negócio.

O primeiro passo é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o famoso CNPJ, já que sem esse documento é impossível abrir um negócio dentro da lei.

O CNPJ é necessário para que seu restaurante pequeno possa  emitir notas fiscais, fazer empréstimos, contratar equipe e fazer as transações financeiras. 

Além de obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, você deverá solicitar ainda a Inscrição Estadual, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e o Alvará de funcionamento. 

Vale lembrar que para abrir um restaurante pequeno, ou mesmo para os maiores, é exigido uma série de regulações sanitárias, que podem variar de cada município. Por isso, o ideal é ir até à vigilância sanitária e à prefeitura da sua cidade para obter as informações corretas. 

5 dicas para montar um restaurante pequeno

restaurante pequeno dicas

Quer saber como montar um restaurante pequeno e simples do jeito certo? Então, confira essas 5 dicas que separamos para você.

– Atendimento

O atendimento é a alma do seu negócio. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de recepcionar os seus clientes, seja de forma presencial, online ou por telefone. 

Sendo assim, é importante ter canais de atendimento, como chat e telefone para que seus clientes possam obter todas as informações necessárias. 

Lembrando que ao chegar no seu restaurante pequeno, os clientes precisam ser bem atendidos, sempre de forma solícita e cordial. 

– Fornecedores

Antes de fechar negócio com qualquer empresa, faça uma pesquisa dos melhores fornecedores e procure sempre aqueles que tenham boa reputação no mercado e que ofereçam produtos de qualidade, preços vantajosos e boas opções de pagamento. 

– Mobiliários

Na hora de entender como montar um restaurante, os mobiliários precisam ter sua total atenção. Invista sempre naqueles que estejam relacionados com o estilo do seu negócio. 

Se for um estabelecimento com conceito mais rústico, opte por mesas e cadeiras de madeira e com esse estilo vintage. Mas se for um local mais moderno, opte por mobiliários de ferro e com um conceito mais ousado e contemporâneo. 

– Máquinas

Se você fica em dúvida sobre quais são os equipamentos para montar um restaurante, saiba que são os mais variados, especialmente na cozinha. Por isso, listamos logo abaixo os principais maquinários que você precisará comprar para abrir o seu negócio. 

Quais são os equipamentos para montar um restaurante?

restaurante pequeno equipamentos

Para abrir um restaurante pequeno, saiba que será necessário investir em uma série de equipamentos e mobiliários. No salão, você precisará de mesas, cadeiras, balcão, armário, bancos, impressora, telefone sem fio, computador, monitores ou tablets na cozinha 

Na cozinha, lembre-se que a lista de equipamentos inclui fogão industrial, freezers, geladeiras, processadores de alimentos, liquidificadores, espremedores,  batedeiras industriais, fritadeira, utensílios de cozinha, chapeira e refrigeradores.

Você precisará investir ainda em mesa inox, exaustores, balança, etc. Não se esqueça dos kit de talheres e itens de cozinha, como copos, pratos, xícaras, taças, entre outros. 

Encontre todos esses utensílios e materiais com desconto no Estrela 10!

O que é preciso para abrir um restaurante popular?

Para quem se pergunta o que é preciso para abrir um restaurante popular, saiba que você deve levar em consideração todas as etapas, como planejamento, organização de finanças, escolha de local apropriado, legalização do seu negócio e um plano de comunicação.

Além disso, é preciso definir também quais são os equipamentos para montar um restaurante, incluindo todos os materiais citados no tópico anterior, como cadeiras, mesas, balcão, armário, aparelhos para cozinha, talheres, etc. 

Como decorar um restaurante sem gastar muito?

restaurante pequeno como decorar

Na hora de abrir seu negócio, saber como decorar um restaurante sem gastar muito pode te ajudar a investir o dinheiro na área mais importante do seu empreendimento. 

O primeiro passo é ter definido de uma maneira bem clara qual o conceito do seu restaurante e o tipo de culinária que será trabalhada, pois esses pontos te ajudarão na hora de decorar o local. 

Escolha o tipo de decoração: moderna, simples, rústica, elegante? Com base no estilo, fica mais fácil entender quais os materiais que precisará e como adaptá-los aos ambientes. 

Invista em móveis usados, especialmente se o conceito for rústico. Aposte em mesas e cadeiras que possam ser repaginadas, o que pode deixar seu restaurante ainda mais bonito. 

Hoje em dia, já há várias lojas que vendem esse tipo de móvel com preços bem vantajosos. 

Que tal decorar as paredes com pinturas criativas? Use texturas, desenhos e acabamentos diferenciados. É possível também expor louças e talheres no teto, uma tendência que fica um charme e deixa os ambientes ainda mais arrojados. 

indústria e comércio

Conclusão

Agora ficou mais fácil montar seu restaurante pequeno, não é mesmo? Mas para que seu empreendimento seja um verdadeiro sucesso, não esqueça de seguir todas as nossas dicas. 

Na hora de investir nos mobiliários e equipamentos, conheça a nossa loja da Estrela10, que oferece amplo portfólio de produtos para deixar montar o seu restaurante. Acesse o nosso ecommerce e encontre tudo que precisa para seu negócio!

Leia também:

Publicações relacionadas