Tipos de violão: saiba qual violão escolher

Hoje em dia, há vários tipos de violão para músicos iniciantes e profissionais, o que torna a escolha do modelo ideal ainda mais difícil, não é mesmo?

Além disso, escolher qualquer instrumento musical depende do gosto pessoal de cada um, pois cada pessoa tem suas preferências e um jeito próprio de tocar.

Se você quer acertar em cheio na escolha, vem com a gente e conheça os principais modelos e características de cada um. Confira!

Leia também: UKULELE: 07 motivos para você ter um!

Leia também: Instrumentos Musicais: o que considerar ao comprar?

Anatomia básica dos violões

tipos de violão anatomia

Para entender quais são os tipos de violão e o funcionamento dos principais modelos, é fundamental ter uma noção básica de sua anatomia e a influência de suas partes.

Basicamente, um violão é composto por um corpo oco com um furo circular, um braço e cordas de nylon ou aço que percorrem todo o braço.

E o som do violão ocorre quando o músico bate nas cordas, que vibram dentro do corpo e reverbera pela boca (o furo que existe na parte oca do violão). Sendo assim, cada tipo de violão possui seu formato, que define o som final do instrumento.

Para você entender, o violão jumbo produz mais volume naturalmente, por ter um corpo maior, enquanto violões clássicos, que apresentam corpos menores, produzem sons com menor volume.

Outra característica que influencia o som é o tipo de cordas utilizado: cordas de nylon produzem sons mais leves e são mais fáceis de tocar.

Enquanto cordas de aço produzem sons com mais volume, indicadas para quem toca acompanhado de outros instrumentos.

Além disso, elas são “pesadas” ao toque, sendo mais facilmente utilizadas por violeiros que já possuem dedos calejados pela prática com o instrumento.

Considere as dimensões ao comprar os mais variados tipos de violão, além de ter que se ajustar bem ao seu corpo, a maior influência no tipo de som que o instrumento vai apresentar.

Crianças e iniciantes – qual violão escolher para cada uma das situações?

tipos de violão crianças e iniciantes

Na hora de escolher os tipos de violão para as crianças, é importante levar em consideração alguns critérios, como experiência e prática no manuseio do instrumento. Entenda mais!

– Qual violão escolher para crianças?

A música, além de relaxante e terapêutica, é uma grande aliada na concentração e no aprendizado. Diversos estudos afirmam que há uma grande melhora no desenvolvimento intelectual, foco e coordenação motora de crianças que estudam música.

Marcas como Phx e Tagima oferecem bons violões infantis, com as dimensões adequadas para que as crianças possam se divertir enquanto estudam e aprendem. Sendo assim, os tipos de violão pequenos são os ideais para essas faixas etárias.

Leia também: Por que crianças devem aprender música?

– Qual violão escolher para iniciantes?

Para músicos iniciantes, o recomendado é adquirir violões pensando no custo benefício, para tocar os primeiros acordes, um violão entre R$ 150,00 – R$ 450,00 é o indicado.

Algumas marcas para iniciantes confiáveis com instrumentos de qualidade nesta faixa de preços são: Tagima, Giannini, e Auburn.

Tipos de violão e suas diferenças

Há vários tipos de violão no mercado, sendo que cada um tem suas características e peculiaridades. Para te ajudar a escolher, listamos aqui os motivos para escolher entre os principais modelos, como acústico, eletroacústico e elétrico.

Confira!

– Por que escolher um violão acústico?

Para grande parte dos músicos, os violões acústicos são a porta de entrada para o mundo musical, e com razão: os violões acústicos não necessitam de outros recursos, como os amplificadores.

Esses modelos são silenciosos para quem quer praticar, possuem uma ótima sonoridade, são versáteis e estão entre os melhores tipos de violão para iniciantes, intermediários e até profissionais.

– Por que escolher um violão eletroacústico?

Este modelo é mais completo e apesar de ser acústico também pode ser conectado à amplificadores. O violão eletroacústico é a melhor escolha para quem pensa em tocar profissionalmente, tocar com uma banda de amigos ou gravar as próprias músicas.

Os violões eletroacústicos também são versáteis e podem ser tocados por músicos iniciantes, intermediários ou profissionais.

– Por que escolher um violão elétrico?

Normalmente, esses tipos de violão possuem designs bem modernos e são muito leves, mas têm a desvantagem de não dispor de caixa acústica para ressoar. É necessário sempre plugar o violão elétrico à alguma caixa amplificadora para que ele faça som.

Os violões somente elétricos são indicados para músicos experientes ou profissionais, que tenham mais instrumentos para praticar de forma acústica.

Modelos de violões, por estilo musical

tipos de violão modelos

Agora que você sabe quais as diferenças de violão, vamos conhecer os principais modelos do mercado com base no estilo musical. Confira!

– Violão modelo clássico

O modelo clássico é um violão de tamanho mediano, pode ter encordoamento de nylon ou aço. É utilizado em música clássica, MPB, samba e bossa nova. Esse é um dos tipos de violão para iniciantes, já que seus timbres facilmente distinguíveis.

– Violão modelo folk

O violão folk tem cordas de aço, são instrumentos pesados devido ao tamanho, além de serem muito utilizados em rock, metal, pop, música sertaneja e voz e violão.

– Violão modelo jumbo

Um pouco maiores que os modelos clássicos, o violão jumbo possui um som mais grave e equilibrado, e pode ser encontrado também no tamanho mini jumbo.

São utilizados em blues, pop, rock e baladas românticas. Porém, são versáteis devido à riqueza de seus timbres.

– Violão modelo flat

São tipos de violão com o corpo mais fino, dando pouca ressonância acústica, devem ser tocados plugados em amplificadores para obter boa sonoridade.

O modelo flat é utilizado em MPB, música erudita e por músicos profissionais que procuram um timbre mais estridente.

Dúvidas sobre violões: as pessoas também perguntam

Há muitos tipos de violão no mercado e, por isso, as pessoas têm diversas dúvidas na hora de adquirir o modelo mais adequado.

Para te ajudar, fizemos  uma lista com respostas dos principais questionamentos!

– Quais as diferenças de violão?

Os modelos acústicos estão entre os tipos de violão para iniciantes por serem fáceis de manusear e também por não precisar de amplificadores.

Já o modelo eletroacústico é considerado mais completo, o modelo certo para quem toca ou pretende tocar profissionalmente.

Os tipos de violão elétrico tem design moderno e são muito leves, indicados por experientes ou músicos profissionais.

– Como saber qual é o tipo do meu violão?

Para escolher os tipos de violão, o primeiro passo é entender que tipo de experiência você tem e qual a finalidade: hobby ou profissional. É preciso saber também se prefere um modelo mais simples ou aqueles que precisam de outros recursos, como amplificadores.

Leve em consideração também o valor que tem disponível para comprar o modelo que atende às suas necessidades e que não pesa no seu bolso.

– Qual o tamanho padrão de um violão?

O tamanho do violão padrão de um violão, que é o modelo 4/4 tem 150 centímetros, medido a partir da ponta do braço até o final do corpo acústico.

– Melhores marcas de violão profissional?

Hoje em dia, o mercado oferece os mais diversos tipos de violão.Entre as principais marcas estão a Tagima, Giannini, e Auburn.

Procurando Instrumentos musicais? Clique aqui e aproveite nossas ofertas

Conclusão

Agora que você já conhece os tipos de violão, suas principais características e funcionalidades, chegou a hora de investir naquele modelo que atende às suas preferências e necessidades.

Se quer garantir os melhores modelos e os preços mais vantajosos do mercado, seu lugar é na nossa loja da Estrela10, que oferece os mais variados tipos de violões das principais marcas.

Acesse o nosso site e garanta os melhores violões, acessórios e diversos instrumentos musicais.

Leia também: Captadores de guitarra: saiba quais são e como escolher 

Publicações relacionadas