Watts: Potência em RMS ou PMPO?

Guia rápido e prático para explicar as diferenças entre potência watts RMS/PMPO. Saiba mais! – Blog Estrela10

Na hora de comprar um aparelho de som, alto-falante ou até mesmo caixas de som para seu computador, você sempre procura saber:

Qual potência desse som?

Algumas vezes, você deve ter até se deparado aparelhos de pequeno porte dotados com uma grande potência. Mas antes de sair comprando: Tenha cuidado!

Existem dois tipos de potência que geralmente são apresentados pelas empresas em seus produtos: RMS x PMPO.

Mas qual a diferença entre eles?

Potência RMS

Conhecida como potência real média se refere a força máxima que o alto-falante, ou amplificador, tem que gerar por tempo indeterminado. Também é mundialmente aceita como medida de potência padrão para equipamentos de som.

Potência PMPO

Peak Music Power Output ou potência de pico do aparelho, ou seja, aquela em que o volume máximo é gerado, mas consequentemente com altos níveis de distorção. No limite do desempenho e durabilidade do aparelho.

Aumenta o volume! Mas.. em RMS ou PMPO?

Antes que alguém pergunte, não existe uma fórmula para transformar RMS em PMPO. O fato é que cada empresa possui seus próprios métodos de medir o PMPO de seus produtos, por isso não é possível  qualquer criação de uma fórmula.

Desse modo, não há um padrão para as medidas do PMPO, trazendo valores de 1x até 10x maiores que o RMS. Dependendo do Fabricante.

Por causa dessas diferenças o Inmetro recomenda que você procure saber sempre os valores em RMS na hora das compras. E principalmente guiar-se por eles.

  • Para ter uma ideia: 50w RMS já são suficiente para uma sala de 12 metros quadrados
  • Quando se trata de alto falantes para automóveis, a potência que ele apresenta é basicamente a que ele irá suporta sem queimar.

Espero que esse post tenha esclarecido suas dúvidas.

Qualquer dúvida ou sugestão deixe um comentário!

Comments

comments

24 thoughts on “Watts: Potência em RMS ou PMPO?

  1. Muito interessante esse post para aqueles que não entendem do assunto. Porém até para os mais experientes, como no meu caso, as empresas sempre encontram uma maneira de ludibriar os consumidores, já que nesse país sem escrúpulos quem manda é quem dá suporte aos políticos. Encotramos som no mercado com 2000 (isso mesmo, DOIS MIL WATTS) RMS. Quem garante que isso é verdade? Já que não temos como medir e essa potência não é pouca. Vejam o som modelo HCD-SH2000.

  2. I simply want to say I’m beginner to blogging and site-building and certainly savored you’re blog site. Probably I’m going to bookmark your blog post . You certainly come with incredible stories. Thanks a bunch for revealing your webpage.

  3. Pingback: make more money
  4. Pingback: new same day loans
  5. Pingback: buy youtube views,
  6. Pingback: free chat

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *