Qual o tipo de churrasqueira ideal para sua casa?

As churrasqueiras sempre remetem aos bons momentos e às memórias das melhores refeições feitas na vida, junto de amigos ou familiares, em datas especiais. Por isso, mais do que um simples equipamento de preparo de alimentos, a churrasqueira pode ser um elemento muito importante. Escolher o tipo de churrasqueira mais adequado envolve algumas questões básicas, que podem ajudar na seleção da melhor alternativa:

  • Quanto espaço disponível existe no local?
  • Qual a frequência de uso da churrasqueira?
  • Qual modelo realiza o preparo que mais agrada?
  • É possível aliar outras funções ao uso da churrasqueira?

Responder às perguntas acima é essencial para facilitar a escolha na hora da compra, já que existe uma grande diversidade de modelos e tipos de preparos possíveis, além de designs diferenciados e outras utilidades.

Por isso, é interessante conhecer alguns dos modelos mais famosos de churrasqueiras, que serão brevemente abordados abaixo.

Churrasqueiras a carvão

O modelo mais clássico de todos, sem dúvida, é a churrasqueira a carvão. Com uma estrutura relativamente simples, que se compõe de uma base para depositar o volume de carvão que será utilizado e de prateleiras dispostas paralelamente, esse tipo de churrasqueira pode ser encontrado em diferentes tamanhos, para atender à demanda de famílias pequenas ou grandes.

Além disso, as churrasqueiras a carvão possuem modelo portátil e com dimensões menores. O uso geralmente é feito em áreas externas e sua durabilidade pode ser longa, tomando cuidado com a limpeza e o armazenamento adequado.   

Churrasqueiras a gás

As churrasqueiras a gás são fabricadas em modelos diferenciados, que harmonizam facilmente com a decoração de um ambiente. São utilizadas em áreas internas, seja em cozinhas ou seja em varandas gourmets.

Seu acendimento pode ser feito através de botijão de gás 13kg ou por gás natural encanado e, por isso, não emite fumaça durante a cocção dos alimentos. O controle de chamas também é um dos benefícios mais chamativos desse modelo, que possui manutenção simples, limpeza fácil e longa durabilidade.

Esse tipo de churrasqueira geralmente é fixa e pode ser comprado em formato embutido, em alguns casos, inserido em planejados como um armário sob medida para cozinha, oferecendo um ambiente moderno e elegante.

Churrasqueiras a bafo

A churrasqueira a bafo possui uma tampa para fechamento, realizando o preparo do alimento através da fumaça e do calor contidos no interior da churrasqueira. Esse tipo de preparo confere ao alimento um sabor defumado, tornando-o mais agradável.

É um modelo econômico, que utiliza menor quantidade de carvão por realizar o preparo dos alimentos com a tampa fechada, além de agilizar o processo.

Sua durabilidade também é longa, precisando apenas de limpeza e armazenamento apropriados.

Churrasqueiras elétricas

Os modelos elétricos são os mais portáteis possíveis, podendo ser utilizados em diversos ambientes de uma casa, desde a cozinha até a sala de jantar.

São modelos práticos, que permitem a limpeza adequada após o seu uso. Além disso, é ideal para locais que possuem pouco espaço, pois sua estrutura é compacta.

O preparo dos alimentos costuma ser rápido. A durabilidade, por sua vez, é média, o que condiz com o valor acessível de compra.

Churrasqueiras pré-moldadas

As churrasqueiras pré-moldadas podem ser feitas nos mais diversos formatos, sendo planejadas para casas com quintal ou apartamentos com varanda gourmet.

Também podem ser idealizadas em um modelo de churrasqueira pré moldada com forno e fogão, que alia outros tipos de preparo de alimentos em uma única estrutura.

Esse tipo de churrasqueira utiliza o carvão como fonte de calor para realizar a cocção dos alimentos. O forno pode ser aceso através de lenha, trazendo mais uma alternativa clássica para dentro da residência.

A churrasqueira pré-moldada é de tipo fixo, montada previamente em uma fábrica de churrasqueira e, após sua estruturação, é levada até a casa do cliente para sua instalação final.

Sua durabilidade é permanente, sendo necessário realizar a limpeza periódica para melhor conservação.

Finalmente, para complementar o uso das churrasqueiras em geral, ainda é possível encontrar acessórios variados, como espetos ou grelhas para disposição dos alimentos, e até mesmo motores giratórios que realizam a cocção da comida de modo uniforme.

Os modelos de churrasqueiras podem ser escolhidos de acordo com o tipo de preparo, a durabilidade, o tamanho ou mesmo a aparência. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *