Dicas para aquecer sua casa no inverno

Na época mais fria do ano, chega o momento de investir na escolha de itens e na adaptação da casa, de modo a aquecer de maneira eficiente os diferentes ambientes internos.

Algumas dicas práticas podem facilitar a escolha desses elementos, assim como oferecer ideias para adaptações que ajudam a tornar o ambiente mais acolhedor e aconchegante.

Seja por meio de uma reforma básica ou simplesmente, da utilização de objetos apropriados, é possível deixar o ambiente mais bonito e elegante, focando no aquecimento do local.

Investir em elementos estruturais é fundamental

Principalmente em regiões mais frias, é preciso investir na aplicação de estruturas que bloqueiem a entrada de baixa temperatura.

Um exemplo bastante ilustrativo diz respeito à colocação de piso de madeira em diferentes cômodos. Isso porque, ao contrário dos pisos frios como a cerâmica ou o porcelanato, a madeira não é um bom condutor de temperatura. Ou seja, a sua temperatura não muda de acordo com o clima ambiental, o que neste caso é bom.

Por isso, torna-se uma excelente opção para cômodos como:

  • O quarto;
  • A sala de estar;
  • A sala de jantar;
  • O escritório;
  • A varanda, etc.

Em conjunto com a colocação de pisos de madeira, é preciso investir em esquadrias apropriadas. Por isso, a utilização de portas e janelas de PVC se tornou uma ótima opção para casas localizadas em regiões mais frias.

O PVC é um material com características termoacústicas, que além de isolar de maneira eficiente o frio, ainda reduz significativamente a entrada de ruídos externos. Desse modo, além de proporcionar cômodos mais aquecidos, ele ainda torna o local mais silencioso.

Existem diferentes modelos de esquadrias de PVC preço, que podem ser escolhidas de acordo com a decoração interna do ambiente, valorizando o imóvel como um todo.

Isolamento térmico também é uma boa opção

Assim como é importante investir em pisos e esquadrias, também podem ser feitas outras acomodações que ajudem a manter a temperatura interna de um imóvel mais quente.

Uma delas é aplicar isolamento térmico em imóvel, sendo essa uma técnica responsável por empregar no forro de um telhado um tipo de produto específico que mantenha o ambiente protegido.

Os materiais mais indicados para esse trabalho são:

  • Manta de fibra de vidro;
  • Poliuretano em spray;
  • Manta de alumínio;
  • Placa de espuma, etc.

O melhor tipo de aplicação pode ser indicado por uma empresa de isolamento térmico, que faz uma visita técnica ao local, indicando qual o material mais apropriado para o imóvel.

Mas mesmo para quem não pretende investir em estruturas, é possível otimizar a decoração de um ambiente utilizando alguns objetos de uso cotidiano. Além de embelezar o local, eles podem proporcionar um ambiente mais aquecido.

Como aquecer sua casa com itens de decoração?

Algumas opções podem ser facilmente empregadas, além de serem uma maneira econômica e prática de mudar a decoração de um cômodo. São algumas delas:

  • Cortinas blackout;
  • Tapetes;
  • Mantas;
  • Cobertores;
  • Aquecedores, etc.

Tanto as cortinas blackout quanto os tapetes são uma maneira simples de adornar um ambiente, já que os modelos disponíveis são facilmente adaptáveis a qualquer tipo de cômodo ou área interna.

Justamente porque essas cortinas são fabricadas com tecidos mais pesados e a retenção da temperatura fria é feita de maneira mais direta. Já os tapetes são prontamente dispostos no chão, e podem ser escolhidos segundo modelos mais felpudos e macios, que são ótimos para aquecer o ambiente.

As mantas dispostas em sofás e poltronas são boas opções para os móveis fabricados em tecidos mais frios, como é o caso do corino e do couro sintético.

Os cobertores de tecidos mais quentes ajudam a tornar o local mais agradável. Os confeccionados em lã, microfibra e poliéster são modelos mais aveludados e quentinhos, que mantêm a temperatura mais aquecida durante o período noturno.

Por fim, adquirir um aquecedor também auxilia em manter a casa aquecida. Neste caso, basta efetuar a regulagem do aparelho na temperatura adequada para atender de maneira eficiente o cômodo.

Aproveitar o frio para praticar o desapego

Justamente por ser a época mais fria do ano, o inverno pode ser o período mais propício para desapegar-se de itens esquecidos no armário e realizar boas ações.

Além de separar algumas peças de roupas, é possível selecionar alguns cobertores para doação, ajudando a manter aquecidas as pessoas que mais precisam de abrigo, ou mesmo colaborando com algumas instituições especializadas no acolhimento de necessitados.

Deste modo, além de satisfazer-se com a renovação da decoração da casa é possível, ao mesmo tempo, realizar um gesto de ajuda ao próximo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *