Dicas para uma filmagem profissional

Que tal dar ar mais profissional para suas filmagens caseiras. Confira dicas simples e práticas para caprichar e ter resultado de uma filmagem profissional.

Para uma filmagem profissional, os equipamentos são parte fundamental, mas também é necessário o abastecimento de teorias. Só então recomenda-se a prática. Com o aumento de oferta e a facilidade tecnológica para gravações com câmeras DSLR, elas se tornam uma grande ferramenta de apoio, mas lembre-se: ela só dará resultados se você souber usa-la de forma correta.

Para isto trazemos algumas dicas para deixar suas filmagens profissionais.

A importância do SOM

Tão importante quanto a imagem, uma captação de som com qualidade vai deixar sua filmagem mais profissional. O áudio tem o poder de oferecer mais um sentido ao personagem ou objeto da cena. Para a composição ficar “100%”, é preciso ter atenção ao áudio (Faça a conta: áudio 50% + video 50% = composição final)

A maioria das filmadoras vem com um microfone, no entanto a qualidade de captura sonora não é muito boa. Para garantir uma filmagem profissional recomenda-se utilizar microfones ou gravadores externos. Eles têm a condição de capturar o som com mais nitidez e qualidade. Veja abaixo alguns tipos de gravadores e microfones:

Atenção para filmagens externas, que podem sofrer influências de vento ou barulhos do dia-a-dia, como de carros e buzinas. Filmagens internas, principalmente em ambientes de som alto, podem apresentar chiados que comprometem o áudio da filmagem.

som né
Atenção para ventos e sons de carros em filmagens externas. Em ambientes fechados, a reverberação pode afetar a qualidade do áudio

Assista “Como Gravar Com DSLR” (15min24)

A importância da ILUMINAÇÃO

Para entender luz, é preciso pensar primeiramente na sombra. Ela, por sua vez nada mais é que: a ausência de luz. Na grande parte das vezes não é preciso equipamentos caríssimos para se ter uma luz ideal em uma filmagem profissional, basta saber trabalhar com a luz disponível.

A melhor das luzes é o Sol, então aproveite que é de graça. Uma dica para criarmos boa iluminação com o Sol é utilizar um rebatedor e um difusor. O rebatedor – como próprio nome sugere – serve para refletir os raios solares para o objeto ou personagem desejado. Isso provoca sombras mais duras. Já com o difusor a luz fica mais uniforme. O objetivo de seu uso é “tapar” o Sol, evitando definir pontos isolados (“spots“) de luz.

Filmagens à noite são mais complicadas, devido ao fato de não se ter uma luz natural. Para se ter um resultado profissional, é necessário ter cuidado ainda maior com a iluminação. Atualmente as luzes de LED são as melhores opções. Em sua grande maioria o custo é baixo e apresentam um bom resultado final.

Para qualquer foco, existem apenas dois tipos de luz:

Luz Dura

Ela é gerada por iluminação que direciona áreas com profundidade da cena.  Um exemplo simples e natural é a iluminação do Sol, em um céu sem nuvem. A luz atua como um grande spotlight produzindo sombras intensas e bem definidas.

Exemplo de luz dura
Exemplo de utilização de “luz dura”

Luz Difusa

Difusa, a luz atua de forma suave, quase não podendo se perceber as sombras. Sob o mesmo exemplo do Sol, no caso da luz difusa, seria a iluminação em um dia nublado, quando as nuvens encobrem os raios solares gerando uma espécie de difusor natural.

Exemplo de luz difusa
Exemplo de utilização de “luz difusa”
Outro exemplo resultado de luz difusa.
Outro exemplo resultado de luz difusa.

 

Enquadramento para uma filmagem profissional

Dica para uma filmagem profissional
Pontos de Ouro para uma filmagem profissional

O enquadramento significa na prática posicionar os elementos dentro de uma cena. Para atingir resultados de filmagem profissional, é preciso treinar seu olhar com a prática sob uma base teórica legal. Estudar é sempre muito bom, mas vamos deixar aqui algumas receitas que vão munir sua mente com informação.

A regra mais utilizada para compor uma cena é a “Regra dos Terços” e os “Quatro Pontos de Ouro”. São chamados pontos de ouro, pois o olhar humano tende a reconhecer naturalmente primeiro os elementos que estão nestes pontos, seguindo o formato de leitura da esquerda para direita, de cima para baixo (leitura ocidental).

Enquadramento para uma filmagem profissional
Enquadramento para uma filmagem profissional

 

Enquadramento para uma filmagem profissional
Enquadramento para uma filmagem profissional

A mesma regra também pode ser aplicada em horizontes, onde se busca deixar espaço maior em cena para as áreas mais importantes. A maioria das filmadoras atuais vem com uma grade orientando a utilização desse enquadramento.

Planos em uma filmagem profissional

Plano geral

asdf
No Plano Geral, a câmera fica distante do objeto, mostrando uma paisagem ou cenário por completo

 

Plano Conjunto

utyu
O Plano Conjunto mostra um grupo de personagens. No máximo quatro pessoas.

Plano Médio

asf
No Plano Médio, a figura humana é enquadrada por inteiro

Plano Americano

hhghgh
No Plano Americano, a figura humana é enquadrada do joelho para cima.

Meio Primeiro Plano

sdfa
No Meio Primeiro Plano, apenas o tronco da figura humana é enquadrado

 

Primeiro Plano

sdfs
No Primeiro Plano, a personagem é enquadrada apenas do peito para cima.

Primeiríssimo plano

dfdfdf
Com o Primeiríssimo Plano, apenas a área da cabeça da personagem é enquadrada.

Plano Detalhe

kkkk
No Plano Detalhe, como o nome já indica, apenas uma parte do corpo da personagem – ou objeto – é enquadrado.

 

Plongée (do francês: mergulho)

fgfg
No Plano Plongée, a câmera está fica posicionada acima do objeto a ser enquadrado. Esse ângulo indica superioridade.

 

Contra-Plongée

asdfasdf
No Plano Contra-Plongée, a câmera se posiciona abaixo do objeto, o enquadrando de baixo para cima. Essa tomada representa inferioridade.

 

Movimentos

Plano Sequência

Nessa sequência, a câmera se movimenta capturando a cena sem corte e por um longo período de tempo. Você vai encontrar o Plano Sequência em muitos filmes de Quentin Tarantino. Veja esse exemplo de Kill Bill:

O Plano Sequência mais longo que já foi feito é assinado pelo Diretor Juan José Campanella no filme “O Segredo Dos Seus Olhos“, veja:

Plano Fixo

Apoiada por tripé ou qualquer outro equipamento adequado, a câmera fica fixa.

Panorâmica PAN

Nesse movimento, a câmera captura a imagem gravando de forma lateral, da direita para esquerda ou vice-versa.

Plano Tilt

O movimento da câmera é no sentido vertical, seja de baixo para cima ou de cima para baixo.

Plano Travelling

Nesse plano, a câmera se desloca para qualquer direção. Para dar estabilidade na captura pode ser utilizado um trilho para o equipamento deslizar ou uma SteadyCam para dar mais liberdade ao cameraman.

Steadycam e trilho
Exemplo de Steadycam e trilho para capturas em movimento

 

 Veja à partir de 1min20 do video abaixo, exemplos de Planos Panorâmica, Tilt e Travelling.

Plano Zoom In e Zoom Out


O Zoom In é quando o movimento força aproximação do objeto ou personagem foco. Zoom Out é o movimento oposto, de afastamento.

Esperamos que você tenha gostado e aproveitado nossas dicas. Para garantir qualidade final, algumas delas requisitam equipamento adequado, no entanto, seu olhar é muito importante para o resultado final de uma filmagem profissional.

Para finalizar, veja o video abaixo (8min40) com as 20 melhores técnicas de movimentos no cinema.

Se você conseguiu resultados bacanas em seus videos, compartilhe conosco!

Comments

comments

151 thoughts on “Dicas para uma filmagem profissional

  1. Heya i’m for the primary time here. I found this board and I to find It really helpful & it helped me out much. I’m hoping to present one thing back and help others such as you helped me.|

  2. We’ve continually owned or operated the cheap off-brand wow gold. I am only therefore completely happy My husband and i subsequently expended some money within wow gold. These are generally different therefore attractive.

  3. Butanitsky, A., Hirst, G.: Evaluating WordNet based Measures of Lexical Semantic Relatedness. Computational Linguistics32(1), 13 47 (2006).ore di ansia per un surfista entrato in acqua con la mareggiata

  4. I was really pleased to come across this web-site.I wanted to thanks for your time for this marvelous read!! I unquestionably enjoying just about every little bit of it and I have you bookmarked to take a look at new stuff you blog post.
    [url=http://www.gottatea.com/blog/doadfs86/]jordans free shipping[/url]

  5. Youre so cool! I dont suppose Ive read anything like this ahead of. So nice to acquire somebody with some original thoughts on this subject. realy thank you for starting this up. this internet site is some thing that’s needed on the internet, someone with a little originality. useful job for bringing something new to the net!
    jordans cheap

  6. There are some intriguing points in time in this write-up but I do not know if I see all of them center to heart. There’s some validity but I will take hold opinion until I appear into it further. Decent article , thanks and we want a lot more! Added to FeedBurner as well
    cheap sneakers

  7. I’m impressed, I should say. Genuinely rarely do I encounter a weblog that is both educative and entertaining, and let me tell you, you’ve hit the nail on the head. Your notion is outstanding; the concern is some thing that not sufficient many people are speaking intelligently about. I’m pretty pleased that I stumbled across this in my search for some thing relating to this.
    jordan 11 greys

  8. ILS savent Que le camp d int茅r锚t de unique, de verser appropri茅 EUX, ILS savent commentaire le rouge Avec le vert n Pas le souffle du peuple dcrit si insupportable, MAIS may tre beau et le nec plus ultra. Verser Toute une srie DE Semaines aujourd Beaucoup de Gens Ont t rcemment romantique de la Nouvelle Particulier Samsung S2 Le Monde Entier au cours de couleur fonce, non cellulaire intelligente de la cration Qui est la cause par Parlons franchement.

  9. Apparel Holding acknowledged in the document that it has “substantial indebtedness” as a result of the 2008 Kellwood acquisition for $542 million in cash, plus the assumption of considerable debt.

  10. Quand elle a fait remplir le baril, elle arrose jusqu’脿 ce que l’eau commence juste 脿 venir 脿 travers le fond. Puis elle met le couvercle et le transforme pour obtenir l’air circulant. Apr猫s il est m锚l茅, elle v茅rifie une fois de plus et ajoute un peu d’eau si elle appara卯t toujours sec. Tous les deux jours, elle tourne le composteur 脿 faire circuler l’air. (Si vous avez un bac ou une pile, il doit 锚tre tourn茅 avec une pelle ou une fourche r茅guli猫rement).

  11. Bluegreen Vacations Paradise Point, Ascend Resort Collection has 39 guest rooms, all featuring climate control and free local calls. In room kitchens equipped with microwaves allow you to save on dining expenses while you travel. A good night’s sleep in pillowtop mattresses will have visitors waking up refreshed and well rested throughout their holiday or business trip.

  12. Tout ce que je peux te donner comme conseil, c’est de leur en parler calmement, même si ils ne t’écoutent pas, NE TE BRAQUE PAS, reste calme, demande leur de t’écouter. Fais leur comprendre que ta décision est mûrement réfléchie, que ce n’est pas un coup de tête comme ils aiment bien nous dire

  13. "Das Web hat es so gemacht, dass wir eigentlich gar Fremden zu vertrauen, uns zu sagen, was gut ist oder nicht", sagte sie. "Aber je mehr Leute, die wissen, dass diese Teenager-Schlepper wurden incented 眉ber einen Artikel in Ohnmacht, desto weniger effektiv sie werden auf andere beeinflussen k枚nnen. Der Schl眉ssel wird sein, f眉r Schlepper, um etwas Objektivit盲t zeigen und injizieren ihre wirklichen Meinungen 眉ber die Produkte und Dienstleistungen Vermarkter Zuh盲lterei Ohne das werden die Verbraucher schnell lernen, Meinungen Schlepper "zu sehen, was sie sind:.. andere Form der Werbung"

  14. Where I come from you peel back the husk in the store to check the corn to see if the kernels are plump. If you see a garbage can within an arm’s reach of the cobs, it is acceptable to peel the corn at the grocery store and make the silk Super Target’s problem. But this is not the reality in Sparky’s world.

  15. Cette semaine et la prochaine, on sort sa chaise pliante et sa petite laine ! Du 10 au 20 juillet, Libération Films asbl renoue avec la vieille tradition du cin en plein air dans le cadre de Bruxelles fait son cin Chaque soir jusqu’au 20 juillet, assistez à une s gratuite dans une commune diff de Bruxelles, une belle occasion de veiller à la belle étoile en redécouvrant la ville.

  16. Below is a primer and the outlook for each of the conference tournaments involving Bay Rivers teams. The conference tournament is listed first, with the state classification in parenthesis.

  17. ralph lauren uk because you have already identified

    This has been [url=http://www.evoracingroma.it/]ralph lauren sito ufficiale[/url] warm water, half a lemon squeezed into your water as well as a teaspoon of honey, black strap molasses or maple syrup. She’d sip it and very quickly thereafter, trot off of the bathroom to be with her morning [url=http://www.skyuserclan.co.uk/]moncler outlet uk[/url] constitutional. Several years later, I’m [url=http://www.bizbuild.co.uk/cheap-ralph-lauren-polo/]cheap ralph lauren polo[/url] able to smile at her ritual of taking good care of her colon.

    ANALYSIS Apparel ‘sticker shock’ worries vendors, retailers Reuters 11:19 PM,Aug 19,2010 By Alexandria Sage LAS VEGAS (Reuters) Daily, the manager on the Umgee USA apparel brand receives price quotes from Chinese vendors who stitch his trendy dresses and tops that turn out at stores from Forever 21 to Macy’s. “Some of [url=http://www.skyuserclan.co.uk/]moncler outlet uk[/url] the usb ports is more epensive there!” said Stan Park. “Every day I buy a communication from China saying ‘This costs so and thus.’ It’s simply not worth the cost!” Park yet others have solved the problem of rising sourcing costs from China [url=http://www.bizbuild.co.uk/cheap-ralph-lauren-polo/]cheap ralph lauren polo[/url] by looking into making high of their product domestically in hubs like La.

    Roughly 40 miles north of New York City, your little friend town of Katonah, NY, may be the farthest [url=http://www.evoracingroma.it/]ralph lauren outlet[/url] out of the city you could be but nevertheless work there. Katonah isn’t an town. It isn’t a city.

    the facial skin of soaring prices of pork, Liu [url=http://www.leakingcauldron.co.uk/]ralph lauren tracksuits[/url] Yuande said pork prices, product sales is reduced, can lead to reduced sales in the event the pig is difficult. Shop on the Pearl, industry is involved,moncler outlet, a day prior to a market are available 80, pork prices is only able to be sold after 60, less 20. To handle such market conditions, Liuyuan De said enough time has stunted the increase of field, focus now will sell well..

  18. Merely a smiling visitor here to share the love , btw outstanding style. Audacity, a lot more audacity and always audacity. by Georges Jacques Danton. kdcefkbabdkb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *