Como aplicar conforto e ergonomia no seu home office

Você sabe a importância da ergonomia na hora de escolher os móveis para seu escritório?  Essa área  que tem por objetivo promover o bem-estar e a saúde no ambiente de trabalho é tão relevante que pode prevenir uma série de doenças relacionadas a má postura.

A dor lombar afeta 7 em cada 10 pessoas de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse contexto, a falta de conforto nas cadeiras e mesas pode ocasionar dores nas costas, dores de cabeça, fadiga e outros quadros desagradáveis. 

Diante disso, entender como os móveis ergonômicos são feitos e apostar nessa alternativa é algo que faz cada vez mais sentido. 

Imagine o reflexo na saúde de uma pessoa que passa no mínimo 40 horas semanais (8h/dia) em frente ao computador, com uma infraestrutura inadequada.

Se você trabalha no modelo home office, se atentar à essa questão é ainda mais importante. Afinal, quem disse que trabalhar no conforto de casa é necessariamente fazer as atividades no sofá sem cuidar da saúde?

Para te ajudar a entender a importância da ergonomia na prática, vamos abordar algumas dicas e exemplos nas próximas linhas. Confira!

Tenha um ambiente adequado

Se engana quem pensa que trabalhar em home office significa passar o dia de pijama, com o computador na cama. Caso você pense dessa forma, é hora de rever o ambiente de trabalho, viu?

Imagine o desconforto do profissional que trabalha produzindo relatórios extensos de monitoramento ambiental ou que precisa de concentração em horário comercial e não conta com um espaço para chamar de escritório.

Por isso, é importante definir um local isolado para trabalhar. Depois disso, invista em uma infraestrutura adequada com móveis sob medida como escravinha, gaveteiros e, claro, uma cadeira ergonômica.

Feito isso, preste atenção na altura da cadeira e da mesa. De acordo com especialistas, pessoas que possuem entre 1,60 m e 1,73m devem ter um espaço com 65 cm de distância do assento da cadeira até o chão e 24 cm da mesa ao apoio do braço.

Essas medidas podem variar conforme a estatura da pessoa e o tamanho dos móveis. Mas, para ficar mais fácil de resolver essa situação, você já pode procurar uma loja especializada em móveis ergonômicos e materiais de escritório.

Lembre-se que um local adequado reflete tanto na sua saúde como na produtividade. Pode parecer um detalhe, mas mesa bagunçada e desorganização é algo que pode refletir no desempenho das atividades, sobretudo se você trabalha em casa.

Se você trabalha na redação de relatórios e documentos ambientais e presta serviços para consultorias da área, deve saber o quanto cumprir o prazo de um relatório ambiental preliminar é importante.  

Por isso, lá vão algumas dicas para tornar seu escritório o mais confortável e inspirador possível:

  • Invista em isolamento acústico;
  • Faça uma boa pintura no local;
  • Cuide da iluminação do ambiente;
  • Certifique-se que a cadeira de trabalho é confortável.

Invista em apoios e suportes

Caso você seja o tipo de pessoa que não consegue ficar em uma posição só por muito tempo, saiba que minimizar os impactos da falta de postura com acessórios ergonômicos é possível. 

Nesse contexto, você pode investir em um suporte para os pés e relaxar enquanto trabalha. Outra dica, sobretudo para quem passa horas em atividades muito técnicas como a elaboração ou revisão de um  projeto de SPDA, é o apoio do notebook.

Ao ficar horas em frente às telas, a visão pode cansar e isso gera dor de cabeça e fadiga. Portanto, torne esse contato o mais confortável possível. 

Como os braços costumam ficar em movimentos repetitivos se você redige um documento, um apoio para os braços também é muito indicado caso a escravinha não ofereça esse suporte.

Pense no seu bem-estar

O bem-estar no trabalho não está ligado exclusivamente ao conforto do mobiliário do seu home-office. Afinal, a iluminação do espaço pode interferir no conforto e até mesmo na precisão das atividades.

Imagine a responsabilidade de revisar um laudo avcb preço, um documento do Corpo de Bombeiros, sem uma luz adequada? Não dá para correr o risco de errar devido aos desconfortos visuais quando a segurança de outras pessoas está em jogo.

Se o seu cantinho não conta com uma janela, você precisa pensar na ventilação, mesmo que de forma artificial.

Também é importante equipar a estrutura com um filtro de água, puffs para descanso e tudo o que te faça se sentir bem.

Ninguém é produtivo em um ambiente sem uma boa estrutura, concorda? A ciência já estuda essa relação e, ao que tudo indica, esse é um bom fator para pensar na hora de construir seu escritório, em casa ou fora dela.

Com essas dicas, esperamos que você consiga montar um home office confortável!Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *