6 Dicas para você aumentar sinal wifi

Esqueça as latinhas, papel alumínio ou “bombril” na antena. Conheça algumas dicas eficazes de você aumentar sinal wifi em sua casa ou escritório.

Você não precisa apelar para “gambiarras” para ter maior cobertura de internet em sua casa. Veja abaixo 6 dicas que vão aumentar o sinal wifi:

01 Medição de qualidade do sinal

Como aumentar sinal wifi
Sinal Wifi

Existem vários aplicativos móveis que possibilitam a medição do sinal do wifi, que servem  para verificar a qualidade da rede. Os aplicativos mais utilizados são:

  • WiFi Analyzer e o Wi-Fi Analytics Tool, para Android;
  • WiFi Explorer para iOS;
  • Speedtest.net para Windows Phone.

02 Mude a posição do roteador

Essa parece uma sugestão meio óbvia, mas você pode ter seu sinal de wifi prejudicado dependendo de onde está sua antena. O ideal numa área central e mais alta possível, para que o sinal alcance todos os cômodos da casa. É bom saber que um laptop, por exemplo, sempre vai conseguir se conectar com mais facilidade, pois tem bateria mais forte e mais antenas, ao se comparar a um smartphone ou tablet.

Posicionamento
Veja como um correto posicionamento interfere na abrangência do sinal wifi

03 Compre um repetidor de sinal

Se mudar a posição do roteador já não tem resolvido para você, uma dica é utilizar um repetidor de sinal. Ele expande e aumenta o sinal wifi do seu roteador, deixando qualidade de sinal por mais área. Eles costumam ser muito fáceis de instalar e usar. Veja alguns exemplos com ótimo custo e benefício:

  1. Repetidor de sinal Wifi RE051 Multilaser
    Ele é sem fio, bivolt e trabalha com 300Mbps, compatível com protocolos wireless 11b/g e 11n.
  2. Repetidor de sinal Wifi DIR-505 Cloud D-Link
    Sem fio, bivolt, trabalha com 54Mbps e compatível com os protocolos wireless 802.11g, 802.3, 802.3u.
  3. Repetidor de sinal Wifi DIR-503A D-Link
    Pequeno, portátil e muito prático, esse repetidor de sinal wifi é bivolt, sem fio, trabalha com 150Mbps e chega a aumentar sinal wifi por mais de 50m².

04 Atualize o software de seu roteador

Frequentemente os fabricantes disponibilizam atualizações, checar isso é um passo importante para melhorar o desempenho do seu roteador. As atualizações sempre geram uma melhora no funcionamento e os mesmos estão disponíveis nos sites dos fabricantes. Para isso, verifique o modelo e versão do seu roteador, siga os passos descritos pelos próprios fabricantes e verifique se você não está desatualizado. Apenas essa mudança pode aumentar sinal wifi do seu aparelho.

05 Mude o canal de transmissão

Devido ao sinal do wifi sofrer variações, por causa dos telefones sem fio e micro-ondas, é aconselhável mudar o canal de transmissão para outras frequências. É possível configurar o roteador selecionando o canal automaticamente, ou seja, o aparelho vai buscar encontrar o melhor canal da frequência.

06 Atualize o roteador

Se todas essas dicas acima não resolverem o problema, talvez esteja na hora de trocar de roteador. Segundo Rodrigo Paiva, gerente de produtos da D-Link, os roteadores mais antigos, do conhecido padrão 11g, chegam a uma velocidade de até 54 megabits por segundo. Os modelos do padrão 11n alcançam entre 150 Mbps e 300 Mbps. Algumas fabricantes já têm equipamentos para o padrão mais recente, o 11ac, que pode chegar a uma velocidade de até 1750 Mbps e trabalha na frequência de 5 GHz, que não tem interferências de outros equipamentos.

Clique e saiba mais!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *