3 dicas para manter a saúde bucal em dia

health care, dental hygiene, people and beauty concept - smiling young man with floss cleaning teeth and looking to mirror at home bathroom

Uma das grandes satisfações pessoais é abrir o sorriso e saber que está tudo bem com ele. Para que isso seja possível, é necessário tomar alguns cuidados a respeito da sua saúde bucal, pois essa é a melhor maneira de deixar os dentes e gengivas saudáveis.

Afinal, é pela boca que começa a saúde. Além de ser importante para diversas funções do organismo, também está diretamente conectada a diversos órgãos do corpo humano. Por esse motivo, cada vez mais os profissionais da saúde tem investido em cuidados básicos para a saúde bucal.

  1. Tenha um kit de higiene bucal 

Todos sabem da importância de realizar as escovações pelo menos três vezes ao dia, principalmente após as refeições. Da mesma forma, é necessário passar fio dental diariamente, para que todas as partículas de alimentos sejam devidamente retiradas.

Entretanto, muitas pessoas vivem na correria do dia a dia e cada vez menos tem realizado as suas refeições em casa, seja por conta da escola, do trabalho ou da faculdade. Por esse motivo, é muito importante que carregue em sua bolsa ou mochila um kit de higiene bucal.

O kit não precisa conter um grande número de produtos: apenas o básico para que a sua escovação seja eficiente e dê os devidos resultados, mesmo fora de casa. Os principais itens devem ser:

  • escova de dentes;
  • creme dental;
  • fio dental;
  • enxaguante bucal.

É importante ressaltar, entretanto, que o enxaguante bucal deve ser usado com recomendação do profissional do plano dentário. Isso porque, em muitos casos, o enxaguante não se mostra tão eficiente ou até mesmo útil como acreditam ser. Ele é necessário apenas para os pacientes que possuem problemas periodontais e com os dentes muito cariados. Nos demais casos, o seu efeito é nulo. 

  1. Escolha bem os produtos de higiene

Caso os produtos não sejam os certos para a sua boca, talvez também não estejam sendo tão eficientes como deveriam. Dessa forma, o ideal é perguntar ao seu dentista de confiança quais produtos ele indica, pois, pode mudar dependendo de cada caso.

Normalmente, o recomendado é que as escovas tenham cerdas macias, uma vez que as cerdas duras podem danificar o esmalte dentário, principalmente quando é aplicado muita força durante a escovação, por conta do atrito.

Além disso, a cabeça da escova deve ser pequena, para que tenha mais alcance, principalmente nos dentes posteriores da boca, efetuando uma maior higienização. Essas são recomendações gerais, que podem ser alteradas de acordo com alguma especificidade do dentista do convênio odontológico.

Em casos específicos, por exemplo, como seria o caso de usuários de aparelhos ortodônticos ou de implantes, as recomendações seriam outras. Por esse motivo, é sempre essencial que consultas regulares sejam feitas com o especialista e que, principalmente, essas questões sejam revistas.

  1. Cuide da sua alimentação

A alimentação influencia diretamente na sua saúde bucal. Isso porque determinados alimentos apresentam características singulares que impactam de diferentes maneiras a forma que as bactérias existentes na boca se manifestam.

Sendo assim, alimentos ricos em açúcar e carboidratos são prejudiciais à saúde bucal. A maneira que as bactérias reagem com a glicose faz com que se crie substâncias ácidas que corroem e conseguem desmineralizar os dentes, sendo a principal causa das cáries.

Além disso, alimentos e bebidos com forte pigmentação podem manchar os dentes com a sua ingestão prolongada, como é o caso do café, de refrigerantes de cola e do açaí. Bebidas gaseificadas danificam o esmalte dentário.

Obviamente, o dentista do plano dentário não vai pedir que você pare de consumir todos esses alimentos e bebidas. A grande questão, entretanto, está no equilíbrio. Ter uma dieta balanceada, rica em vitaminas e minerais, como o cálcio, com pouco consumo de açúcar, podem fazer a diferença.

Por outro lado, alguns alimentos são extremamente benéficos para a saúde bucal. São os casos de alimentos ricos em cálcio, como os laticínios, assim como a soja, o grão-de-bico e o brócolis. Eles exercem um papel fundamental por fazer os ossos e os dentes crescerem fortes e saudáveis.

Alimentos fibrosos funcionam como limpadores naturais, por necessitarem ficarem bastante tempo na mastigação, o seu atrito causa uma maior limpeza para os dentes. Esses são os casos de frutas, como a maçã e a pêra, como também legumes crus, como a cenoura.

Da mesma forma que é importante realizar consultas periódicas com o seu dentista do plano dentário, também é interessante associá-las a outros profissionais, como é o caso da nutricionista, para que a sua dieta balanceada seja benéfica para todo o seu corpo.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *