Como organizar escritório? Confira 8 dicas para manter a ordem

Organizar o escritório é uma tarefa importante para garantir a harmonia da sua rotina e, claro, manter conforto e produtividade durante as horas de trabalho, seja em casa ou na empresa.

Porém, sabemos que nem sempre essa tarefa é tão fácil assim, afinal a falta de tempo, o cansaço e os compromissos infinitos, muitas vezes, impossibilitam a arrumação. 

Pensando nisso, separamos 8 dicas para te ajudar a arrumar o escritório e, finalmente, ter um ambiente organizado, aconchegante e com tudo em ordem. 

Confira!

A importância de um escritório organizado

A importância de um escritório organizado

A organização de um escritório pequeno ou mesmo um mais amplo é essencial, principalmente, para garantir que você trabalhe em um ambiente mais agradável e leve. 

Como mencionamos no começo deste artigo, um espaço organizado é capaz de tornar a sua rotina muito mais produtiva, já que você trabalha com conforto e praticidade. 

Um espaço desorganizado, inclusive, pode dificultar os seus trabalhos, já que você pode ficar perdido entre papéis e documentos e não encontrar aquele item que precisa, muitas vezes, com urgência, o que acaba atrapalhando a entrega de um trabalho, por exemplo. 

Por isso, a organização é a chave para trabalhar com eficiência, produzir muito melhor e também para fazer a sua rotina bem mais agradável. Pense nisso!

Leia também: Escritório home office: confira 7 dicas para organizar o seu espaço!

Como organizar o escritório? Confira 8 dicas

Organizar escritório pode ser mais fácil do que você pensa e, com algumas boas práticas, essa tarefa não será tão desgastante e chato quanto imagina. 

Vem com a gente e confira 8 dicas de como organizar um escritório de uma empresa ou mesmo da sua casa. Dá uma olhadinha!

1. Limpe o local de trabalho

O primeiro passo antes de começar a organizar os itens e papeladas do escritório é limpar o local, nesse caso, se você trabalha em casa. 

Por isso, o ideal é que tire as cadeiras, lixos e tudo que atrapalhe a limpeza no chão. 

Passe um pano com água e desinfetante ou outra substância que preferir. Espere secar e depois, tire o pó da mesa, dos armários e, se possível, limpe também as gavetas. Tire todos os itens para organizar o escritório.

2. Aproveite os espaços verticais

organizar o escritório

Com tudo limpo, chegou a hora de iniciar a organização. Comece por aproveitar os espaços verticais para acomodar itens, como pastas e cadernos em prateleiras. O ideal é usar nichos e quaisquer outras formas para dar utilidade às paredes.

A ideia é proporcionar maior praticidade ao ambiente, mas permitindo sempre que eles fiquem ao alcance das suas mãos.  

3. Aposte em organizadores

organizar o escritório

Para organizar o escritório, aposte em organizadores, como arquivos, pastas, caixas, porta-trecos e por guardar canetas, cadernos, blocos, clips e os mais diversos artigos. 

A intenção é evitar que esses artigos fiquem espalhados sobre as mesas e armários, dando um aspecto de desorganização ao ambiente. 

4. Livre-se de documentos antigos

Outra forma de manter o espaço organizado é se livrar de documentos antigos. 

Sabe aquela papelada, como nota fiscal, comprovante de pagamento e contratos que não fazem mais sentido, a regra é jogar no lixo.

Hoje em dia, com a digitalização, é mais fácil evitar o acúmulo de papéis. Faça isso e observe como os espaços ficarão muito mais livres. 

5. Consiga uma grande lata de lixo

organizar o escritório

Entre as boas práticas de como organizar documentos de escritório e qualquer outro item é ter uma grande lata de lixo. 

De nada adianta ter um baldinho pequeno se a quantidade de materiais descartados que produz não cabe no recipiente. 

Mesmo que você trabalhe sozinho na sua casa ou tenha uma equipe grande na empresa, a regra é ter sempre um lixo de maiores proporções para armazenar os itens que não têm utilidade. 

6. Tenha somente o essencial

Para organizar escritórios, você não pode ser um acumulador de coisas. 

Para manter tudo em ordem, o ideal é ter apenas o essencial, ou seja, aqueles materiais que realmente são necessários no seu dia a dia. 

Manter apenas coisas que você realmente utiliza, auxilia até mesmo no seu conforto e na ergonomia no trabalho.

7. Opte por uma decoração funcional

Outro ponto que merece a sua atenção é ter uma decoração funcional, especialmente, se seu escritório é pequeno. 

Para a organização de escritório pequeno, por exemplo, é preciso ter um local prático e que te ajude a tornar a sua rotina mais fácil. 

Procure também sempre deixar o ambiente com uma sensação agradável. Use cores claras, como bege, branco, cinza, entre outros.  Invista em espelhos e aposte na iluminação natural, para deixar os espaços mais aconchegantes. 

8 –  Coloque etiquetas pastas e organizadores

organizar o escritório

Uma das formas de organizar o escritório e facilitar a sua rotina é etiquetar pastas, organizadores, caixas e tudo que achar necessário.  

Essa é uma forma de separar os itens por categorias e evitar que você perca tempo ao precisar de algum documento, por exemplo. 

Ao visualizar os itens que precisa, seu dia a dia será muito mais prático e produtivo. 

Conclusão

Viu como organizar escritório não é tão difícil assim. O ideal é que reserve algumas horas para essa atividade e a regra é fazer tudo com calma. 

Para manter tudo arrumado, não deixe de seguir as nossas dicas e aproveitar os espaços verticais, usar organizadores, jogar fora documentos antigos, ter uma decoração funcional e descartar itens que não são essenciais para o seu dia a dia. 

Essas são algumas dicas para tornar os ambientes mais agradáveis e confortáveis, mas você pode usar as suas próprias técnicas e ter dias muito mais gostosos e produtivos em um espaço aconchegante. 

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Equipe Redação Estrela10

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