Panelas de Cerâmica: vantagens, desvantagens e as melhores!

As panelas de cerâmica chegaram para revolucionar o mercado culinário por agregar, além de funcionalidade e praticidade no preparo dos alimentos, outros benefícios que são excelentes para quem cozinha.

Mas com tantas opções no mercado, nem sempre é fácil escolher aquele modelo que atende às suas necessidades e, claro, cabe no seu bolso, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos esse artigo com as melhores panelas de cerâmica, as principais vantagens e desvantagens, além das características de cada uma delas. Confira!

Melhores panelas de cerâmica: 4 excelentes opções

4 opções panela de cerâmica

Para te ajudar a encontrar a melhor opção na hora de preparar uma refeição deliciosa para a sua família e amigos, separamos aqui 4 excelentes opções disponíveis no mercado. Confira!

Jogo Panelas De Cerâmica Com 4 Peças Nanquim Oxford

panelas nanquim oxford

O jogo de panelas Nanquim Oxford possui peças altamente resistentes ao serem levadas fogão de cozinha, forno, microondas, geladeiras e freezer.

Além disso, por serem feitas do mesmo material, as tampas também podem ir junto com as panelas nos preparos dos alimentos em qualquer um desses recursos de preparação.

O melhor é que essa panela de cerâmica é boa, porque não risca e a limpeza dispensa o uso de esponja de aço. Outra vantagem é que ela é atóxica e possui uma avançada tecnologia antimicrobiana.

Confira as melhores panelas de cerâmica do mercado no nosso site Estrela 10!

Frigideira de Cerâmica 1.5L Oxford Rose Línea

frigideira de cerâmica

Outro modelo muito vantajoso é a frigideira de cerâmica Rose Línea, pois, além de ter um design único, sua composição não transfere nenhuma substância tóxica para os alimentos.

Além disso, após aquecida, é possível utilizar fogo baixo e economizar gás de cozinha. As tampas das panelas da Oxford Cookware também podem ser usadas em qualquer dispositivo de cozimento Seu material possui ainda tecnologia avançada antimicrobiana.

Conjunto de Panelas Ceraflame Duo+ Smart 5 Peças Pomodoro

panelas de cerâmica pomodoro

Para quem se pergunta qual vantagem da panela de cerâmica, saiba que esse tipo de material oferece ótimo desempenho e estabilidade no fogão, como o conjunto de panelas Pomodoro.

O grande diferencial deste modelo é o fundo com grande diâmetro, facilitando a manipulação dos alimentos e seu cozimento.

Como as paredes são mais baixas, elas facilitam a evaporação de líquidos e aceleram o processo de redução de caldos, além de manter a temperatura por mais tempo, podendo ser retirada antes do fogo, o que proporciona economia de gás ou eletricidade.

Conjunto de Panelas Cerâmica Premiere 5 Peças Rosé Gold Ceraflame

As panelas de cerâmica premiere são altamente duráveis e mantêm o calor por muito mais tempo, podendo ser levada ao microondas, ao freezer e a lava louças.

Por ser produzidas com materiais resistentes e de ótima durabilidade, esse conjunto de panelas não risca, além de agregar qualidade e sofisticação ao preparo.

Como escolher Panelas de Cerâmica?

como escolher panela de cerâmica

Se você quer qual é a melhor panela de cerâmica e como escolher a sua, o primeiro passo é entender as suas necessidades.

Você precisa investir em materiais de alta resistência e durabilidade? Quer um conjunto de panelas que agreguem sofisticação ao preparo ou seu objetivo é praticidade?

Depois disso, defina seu orçamento e analise se você quer panelas 100% de cerâmica ou apenas com revestimento cerâmico. Entendendo essas questões, fica mais fácil escolher o modelo ideal.

Principais vantagens das panelas de cerâmica

principais vantagens panela de cerâmica

Para as pessoas que querem descobrir qual vantagem da panela de cerâmica, saiba que, na verdade, as vantagens são inúmeras. Dá uma olhadinha nas principais!

Panelas de cerâmica são atóxicas

Além de serem antiaderentes, como os modelos de teflon, elas apresentam menor nocividade pela qualidade dos materiais utilizados em sua composição.

Os materiais usados trazem o benefício de não liberar nenhum tipo de vapor tóxico ao superaquecer as panelas, o que normalmente ocorre com panelas de outros materiais.

Estes vapores são tóxicos para o meio ambiente, e podem prejudicar em muito a saúde quando consumidos com os alimentos.

Cozinha saudável

Um dos “sonhos de adulto” é ter panelas de cerâmica grandes e pequenas dignas de aparecer na televisão. Não somente pela beleza, mas também pela praticidade e pouca necessidade de óleo a ser utilizado nos cozimentos.

Você até pode fritar alimentos em panelas de aço inoxidável sem que eles grudem na superfície, porém para ter uma comida realmente saudável o recomendado é que seja utilizada a menor quantia de gordura possível no preparo dos alimentos.

Em panelas de cerâmica, um fio de óleo é mais que suficiente para cozinhar sem que o alimento grude, mantendo o sabor em suas refeições e deixando sua vida mais leve.

Facilidade na limpeza

Pelo fato das panelas de cerâmica serem antiaderentes, a limpeza é feita com maior praticidade se comparadas com outros modelos. Para retirar os resíduos sólidos das panelas de cerâmica é só passar um papel toalha ou um esfregão úmido.

Por não utilizarem muito óleo no preparo dos alimentos, para limpá-las completamente é só passar a esponja (do lado não abrasivo) com um pingo de detergente, até que toda a gordura seja retirada e enxaguar.

Relação custo-benefício

As panelas de cerâmica saudáveis possuem design elegante, são confeccionadas em material de qualidade e trazem garantia de uma cozinha saudável.

Apesar de não serem tão baratas quanto as básicas panelas de alumínio, você encontra panelas de cerâmica com ótimos preços. E, além disso, economiza a longo prazo, pelos benefícios que as panelas de cerâmica trazem à sua saúde.

Variedade e versatilidade

As panelas de cerâmica podem ser encontradas em vários tamanhos e modelos, são vendidas em conjuntos ou de forma separada.

Além das panelas tradicionais, o mercado oferece ainda outros modelos, como formas, frigideiras, caçarolas, caçarolas marroquinas, rechauds, moquequeiras, chaleiras, bules, leiteiras, cafeteiras turcas e até mesmo panelas elétricas de cerâmica.

Entre as melhores marcas da atualidade estão a Ceraflame, Mondoceram, Oxford, Brinox e Tramontina.

Principais desvantagens das panelas de cerâmica

desvantagens panela

Mas como nem tudo são flores, os melhores jogos de panelas de cerâmica também apresentam algumas desvantagens, que são bem menores em relação aos seus benefícios. Dá uma olhadinha!

Material mais frágil

Por serem feitas de cerâmica, todo cuidado é pouco na hora de utilizá-las. Ao derrubá-las no chão ou batê-las em uma superfície mais dura, as suas panelas podem ser danificadas, já que o material é muito frágil.

Demora para esquentar

Por ser feito com um material mais grosso do que os modelos tradicionais, elas demoram muito tempo para esquentar e podem danificar se manuseadas sem os cuidados necessários.

Cuidados redobrados com a temperatura

A temperatura durante o preparo precisa ser acompanhada com muita atenção e cuidado, já que o calor excessivo pode queimar os alimentos e também danificar a panela. O recomendado é sempre usar temperaturas brandas.

Cuidados e recomendações para uso da Panela de Cerâmica

Ao adquirir esses modelos, há cuidados com panelas de cerâmica que você precisa ter, como não usar colher, espátula ou escumadeiras durante os preparos, pois esses utensílios de cozinha riscam as panelas. Opte por materiais de silicone e bambu.

Ao cozinhar, mantenha sempre o fogo baixo ou médio para distribuir o calor de forma uniforme. Evite guardar suas panelas de cerâmica grandes e pequenas empilhadas para não riscar.

  • Primeiro uso: é necessário fazer a cura?: a resposta é sim! Na primeira utilização da, recomenda-se que você unte toda a parte interna com um óleo de sua preferência e leve ao fogo médio, por 2 a 3 minutos, para manter as propriedades antiaderentes;
  • Limpeza das panelas de cerâmica: na hora de limpar, use água morna e uma esponja macia. Jamais utilize produtos de limpeza ou esponjas abrasivas;
  • Como utilizar as panelas feitas de cerâmica: depois de fazer a cura, você pode começar a usar as suas panelas normalmente, mas sempre em fogo baixo ou médio para não grudar o alimento nas panelas de cerâmica Oxford ou de qualquer outra marca.

Panelas de revestimento cerâmico como alternativa às panelas de cerâmica

Existem também panelas de metal que possuem apenas o revestimento cerâmico, mantendo os benefícios já citados, por valores mais acessíveis.

A diferença é que este tipo de panela não pode ser utilizada para cozimentos em fogo alto, pois existe o risco da liberação de vapores tóxicos em temperaturas elevadas.

Sempre que procurar por panelas ou acessórios para sua cozinha, pense sempre em sua saúde e na saúde de sua família. A melhor escolha é sempre a que trará melhor qualidade de vida para todos.

Conclusão

Depois de conhecer as principais vantagens e desvantagens das panelas de cerâmica, agora você já pode escolher aquele que mais atende às suas necessidades e preferências, não é mesmo?

Na hora de encontrar as melhores opções, acesse o nosso site Estrela 10, que possui uma categoria muito completa de panelas feitas de cerâmica e os mais diversos materiais.

Equipe Redação Estrela10

https://www.estrela10.com.br/

Publicações relacionadas

5 Comments

  • […] Vocês já conheciam as panelas de cerâmica? Para saber mais detalhes sobre as queridinhas do momento, vale a pena ler também nosso blog post clicando aqui. […]

  • Posso cozinhar Feijão na panela de cerâmica normalmente?

    • Também quero saber essa informação e saber quanto tempo a panela de cerâmica pode ficar no fogo existe um limite?

      • Oi, não concordo que as panelas de Cerâmicas precisam fazer a cura, e que precisam de utensílios de silicone. Tenho a muito tempo essas panelas e os fabricantes dizem que não precisa ,pois as mesmas não arranham nem risca. Elas não são antiaderente, grudam sim as comidas. Tem que se adaptar com elas na cozinha.

  • […] Panelas de Cerâmica: vantagens, desvantagens e as melhores! […]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *