O que é paquímetro: saiba para que serve e como utilizá-lo

Você sabe o que é paquímetro? 

Entender para que serve e como utilizar esse equipamento é fundamental para os mais variados serviços que necessitam de medições exatas. 

Com esse aparelho, você consegue encontrar o valor exato que corresponde à distância entre dois lados opostos de maneira simétrica de um objeto.

Quer entender melhor como ele pode ser usado e os benefícios para o seu trabalho? Então, continue lendo este artigo, pois vamos te contar tudo sobre esse equipamento medidor.

O que é paquímetro?

o que é paquímetro

Vamos começar entendendo o que é e para que serve o paquímetro, assim, fica mais fácil compreender o porquê ele é tão importante em serviços manuais de elétrica, hidráulica, marcenaria, entre outros. 

Como mencionamos no começo deste artigo, o paquímetro faz a mediação da distância entre dois lados de um objeto simetricamente opostos com muito mais precisão, garantindo trabalhos mais eficientes.

Leia também: Escritório home office: confira 7 dicas para organizar o seu espaço!

Para que serve um paquímetro?

O parquímetro é usado por profissionais que precisam conhecer as dimensões de pequenas peças, como parafusos,  tubos e porcas parafusos.

Quais são os tipos de paquímetros?

o que é paquímetro quais são os tipos

Neste universo de ferramentas, o mercado oferece os mais diferentes tipos de paquímetro para auxiliar os profissionais na execução dos mais variados trabalhos. 

Confira os principais!

– Paquímetro universal

O paquímetro universal é um dos mais usados pelo profissional, porque possui aplicações mais amplas, podendo ser usado em medições internas, externas, de ressaltos e também de profundidade. 

– Paquímetro  de profundidade

Além de entender o que é paquímetro, saiba que o modelo de profundidade é uma ferramenta que também não pode faltar no seu kit, pois ela é usada, como o próprio nome já sugere, para medir a profundidade de furos não vazados, rebaixados, rasgos, etc. 

Vale lembrar que esse modelo pode ser um gancho ou uma haste simples.

– Paquímetro de bico móvel

Entre os tipos de paquímetro há também o de bico móvel, chamado também de basculante, usado para medir peças com rebaixos de diâmetros diferentes ou peças cônicas. 

– Paquímetro duplo

O paquímetro duplo é um modelo usado especificamente para executar a medição de dentes de engrenagens.

-Paquímetro digital

O modelo digital é considerado um dos equipamentos de medição mais simples e rápidos de usar. Isso porque, ele chega de forma muito mais fácil ao resultado final, além de ser livre de erro de paralaxe, que é o ângulo de visão. 

Sua utilização é indicada para o controle estatístico de processo.

Cuidados com paquímetro: saiba como conservá-lo!

o que é paquímetro cuidados e como conservar

Não basta saber o que é e para que serve o paquímetro, é preciso aprender como conservá-lo e, assim, manter sua vida útil mais prolongada e ter resultados sempre corretos e precisos. 

Além de manter o cursor e o encosto limpos, esse instrumento também precisa estar bem  posicionado entre seus bicos e também não pode ficar exposto diretamente à luz solar.

Outro cuidado é evitar que ele seja desmontado e movimentos bruscos para não danificá-lo. Não aperte forte os bicos sobre o objeto que será medido.

Ao manusear o paquímetro, como usar também precisa ter cuidado e você deve usar uma pressão adequada e constante, realizando leitura sem tirar o instrumento da ferramenta. 

Dessa forma, o ideal é abrir o paquímetro antes de retirá-lo da peça que será medida. Não esqueça de guardar o instrumento no seu estojo e mantê-lo em um local sem a incidência direta de sol e também em um ambiente seco. 

Como é feita a leitura de um paquímetro?

Para quem se pergunta sobre como é feita a leitura de um paquímetro, saiba que tanto na escala fixa quanto na principal, a leitura é realizada antes do zero do nônio, que uma  leitura milímetro.

Depois disso, é preciso contar os traços do nônio até o ponto em que um deles combine com um traço da escala fixa. Em seguida, faça a soma do número, que aparecerá na escala fixa ao número que leu no nônio.

Pronto, você não terá problema em aprender como se lê o parquímetro.

Como usar o paquímetro: passo a passo

o que é paquímetro como usar passo a passo

Agora que já conhece quais são os tipos de paquímetro, confira o passo a passo de como usar esse equipamento e obter leituras mais precisas e corretas. 

Passo 1: Defina qual será a medição executada, que pode ser a medição interna, que é aquela feita pela orelha do paquímetro; medição externa, realizada por meio dos bicos; medição de profundidade por meio da haste e a medição de ressalto pela face de medição do ressalto.

Passo 2: Depois, observe onde está o 0 do nônio, ou cursor móvel. Verifique também qual valor do cursor fixo e se, de fato, está alinhado. 

Passo 3: Quando o número 0 estiver alinhado a um valor da parte superior, você encontrará medida exata. No entanto, se observar que, ao invés disso, ele estiver alinhado entre dois números, como 4 e 5, por exemplo, o primeiro número da medida é 6mm.

Passo 4: Agora é preciso verificar as escalas móvel e fixa, no sentido de identificar qual a marcação que combina com as duas escalas. Vale lembrar que este é o segundo valor, que mostrará os décimos de milímetros.

furadeira

Conclusão

Agora que você sabe o que é paquímetro, não deixe de usar o equipamento do jeito certo e, claro, mantenha os cuidados ideais para garantir medições precisas e a vida útil do seu instrumento por mais tempo. 

Se você quer obter medições corretas, não deixe de investir em um paquímetro de qualidade. Na hora de economizar e encontrar os melhores equipamentos do mercado, seu lugar é na nossa loja Estrela 10.

Nosso e-commerce comercializa diferentes modelos de paquímetros dos principais fabricantes, além de outros tipos de ferramentas para serviços de elétrica, marcenaria, hidráulica e muito mais.

Acesse o nosso site e garanta o produto que procura com os preços que cabem no seu bolso e as melhores opções de pagamentos. 

Os melhores móveis para seu escritório você encontra na Estrela 10!

Equipe Redação Estrela10

https://www.estrela10.com.br/

Publicações relacionadas

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *