Renovando os móveis: tenha o kit ideal para essa tarefa!

A reforma de móveis pode ser uma solução excelente para dar uma vida nova aos ambientes de casas ou apartamentos sem gastar muito dinheiro.

Todo mundo tem um móvel, seja uma estante, cômoda, criado mudo, escrivaninha ou cadeira que – apesar de ter boa qualidade – já não combina com a decoração ou com os gostos do proprietário. 

Em outros caso,  são as marcas do tempo que prejudicam as peças. Riscos e desgastes nas superfícies estragam até mesmo móveis com valor sentimental, que são repassados entre gerações.

Felizmente, com alguns poucos materiais, inspiração e informação é possível transformar os móveis em peças praticamente novas. 

Pinturas

Uma das maneiras mais populares de renovação de móveis é com a pintura. Uma das tendências nesse sentido é o uso de cores fortes e vibrantes, agregando mais alegria aos cômodos, ou a aplicação de pátinas.

O trabalho pode ser feito por conta própria, seguindo tutoriais na internet, desde que a pessoa tenha habilidade suficiente para isso. A dica é retirar previamente puxadores, ou encapar com fita detalhes que ficam por fora da pintura. Os materiais necessários são: 

  • Lixas ou lixadeira de espessura fina;
  • Pano seco para limpeza após o lixamento;
  • Primer antecedendo as camadas de tinta;
  • Tinta do tipo esmalte, à base de água;
  • Pincel ou rolinho para as aplicações;
  • Verniz protetor para a tintura ou madeira.

Com relação ao verniz, o recomendável é a aplicação de duas demãos, mas podem ser feitas mais se for necessário. A espera é de pelo menos 24 horas entre uma demão e outra. Isso porque o verniz ajuda a proteger a superfície.

Uma dica para garantir a limpeza durante o serviço é a compra de chapa de papelão preço por metro ou por peça, que ajuda na proteção do ambiente em que a pintura será feita.

Papéis adesivos

A aplicação de papel contact, adesivos ou tecidos também é bastante simples e garante ótimos resultados. 

É necessário medir corretamente as dimensões da superfície que será coberta. Depois, transferir as medidas para o adesivo, recortar e colar no móvel com espátula ou régua. Uma dica para isso é alisar bem a superfície para evitar bolhas, deixando ela bem lisinha.

No caso da aplicação de tecidos, basta passar cola na superfície e grudar o pano com cuidado. O acabamento é feito  ao dobrar a pontinha e colar.

Detalhes

Alguns móveis podem pedir detalhes especiais, para se destacarem nos ambientes.
Nesses casos, a aplicação de cantoneira de aço inox é um exemplo que acrescenta um detalhe visual bastante interessante em estantes ou prateleiras.

Os puxadores são itens essenciais para a funcionalidade e beleza de cômodas ou armários, e não devem ser ignorados na reforma dos móveis. Afinal, eles podem ser substituídos, pintados ou revestidos, acrescentando personalidade ao móvel.

No caso de poltronas, cadeiras ou pufs, a troca do estofado pode fazer uma grande diferença no visual e no conforto ao sentar no móvel.

Para isso, no entanto, é preciso atentar-se à espuma sob medida preço por metro, além de garantir um tecido especial e um grampeador de tapeçaria para a sua aplicação.

Segurança

A realização de qualquer reforma de móvel por conta própria exige os devidos cuidados e medidas de segurança. 

Deste modo, é importante ter atenção às recomendações dos fabricantes dos produtos utilizados, principalmente no caso das tintas e equipamentos mais complexos.

Não é recomendável que pessoas que não tenham experiência se aventurem no uso de lixadeiras, grampeadores, furadeiras e outros. Até porque, um erro pode resultar em prejuízos ou acidentes, principalmente na utilização de maquinários mais complexos.

Apoio de especializadas

Na falta de experiência, uma dica é a contratação de profissionais especializados, como marceneiros ou empresas de corte a laser em SP, que podem oferecer serviços de pintura e reforma de móveis. 

Embora a mudança tenha um preço um pouco mais elevado, a contratação ajuda a evitar erros que podem resultar, até mesmo, na perda dos móveis. Por esse motivo, pode valer muito a pena consultar o serviço de profissionais.

Ao final, as reformas podem ajudar na renovação dos ambientes, dando uma cara nova aos espaços.

Isso porque é uma maneira de consumir de forma consciente. Deste modo, evita-se o descarte de móveis que ainda podem ser funcionais e bonitos, desde que bem cuidados.

Além disso, a customização acrescenta ainda mais personalidade, deixando os móveis com um aspecto único, exatamente de acordo com o gosto dos seus proprietários e dando um destaque especial aos espaços em que eles são utilizados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *