Manutenção e kit emergência: saiba como cuidar do seu lar

Os cuidados com o lar são de fundamental importância, principalmente no que se refere à sua estrutura. Isso envolve manutenção e um kit emergência, que podem ser essenciais para evitar ou resolver qualquer tipo de problema.

É muito comum passar por situações que envolvam a necessidade de reparos ou substituições de alguns elementos internos de um imóvel, principalmente porque conforme o uso e o desgaste natural desses itens, ocorrem inconvenientes comuns da rotina doméstica.

É justamente nesse sentido que a manutenção preventiva é considerada essencial dentro de um imóvel, podendo evitar uma série de problemas e prejuízos.

Afinal, você já deve ter passado (ou mesmo conhecido pessoas que passaram) por várias situações como:

  • Umidade e infiltrações;
  • Canos e ralos entupidos;
  • Curto-circuito e aquecimento de tomadas;
  • Resistência de chuveiro queimada;
  • Entre muitas outras ocorrências.

Por isso, é essencial ter sempre disponível em casa um pequeno kit de emergência, que conte com ferramentas capazes de resolver ou, pelo menos, remediar a ocorrência até que ocorra a visita técnica de um profissional habilitado para realizar o conserto.

Os cuidados começam na construção do imóvel

A construção de qualquer edificação é bastante complexa. Não é à toa que muitas empreiteiras contam com uma equipe especializada para realizar os seus projetos.

Isso vai desde um contrato com empresas de gerenciamento de projetos de engenharia, que são responsáveis por fiscalizar e organizar de maneira eficiente uma construção, até os projetos dos sistemas hidráulicos e elétricos de todos os tipos de imóveis.

Afinal, para realizar a instalação de uma rede interna de energia, por exemplo, é preciso ter conhecimento sobre todos os itens envolvidos no sistema, para que se possa evitar problemas de curto-circuito, picos de tensão e até mesmo de quedas de eletricidade que podem danificar equipamentos.

Sendo assim, a contratação de uma empresa de projetos elétricos, por exemplo, torna-se essencial para qualquer tipo de construção, de modo que seja assegurada a qualidade do sistema de energia do imóvel.

Isso também se verifica na instalação do sistema hidráulico, onde é necessário conhecer aspectos que envolvem a pressão da água, o funcionamento de válvulas e do registro de encanamentos domésticos.

Assim como no sistema de gás encanado, que deve ser planejado e executado por profissionais qualificados e com experiência na área, para que não se corra riscos com vazamentos e corrosões da tubulação.

Afinal, uma construção bem-feita certamente demandará muito menos correções e ajustes, mas também precisará passar por manutenções para que os seus sistemas internos funcionem adequadamente.

A importância da manutenção doméstica periódica

A manutenção é a extensão de uma instalação perfeita. Isso porque os itens utilizados nos sistemas domésticos se desgastam naturalmente, e precisam ser substituídos para prevenir problemas maiores.

Por isso, é sempre indicado que se realize a manutenção tubulação de gás encanado, das torneiras e canos hidráulicos e também da fiação residencial.

Esses tipos de manutenções preventivas evitam parte dos danos causados em imóveis, que podem resultar até em quebra de paredes ou pisos para solucionar o problema.

Sendo assim, é importante realizar a limpeza dos ralos, removendo o excesso de sujeira, além de substituir as borrachas de vedação das torneiras e até mesmo trocar os disjuntores periodicamente, para manter todas as instalações revisadas e aptas para funcionamento.

Para isso, pode ser importante manter um kit de emergência em casa, contando com itens básicos de manutenção, tais como:

  • Pregos, parafusos e porcas;
  • Fita isolante e para vedação;
  • Martelos, alicates e chaves de fenda;
  • Furadeira e escada de alumínio;
  • Luvas de proteção e lanterna, etc.

Esses elementos podem ser essenciais para um momento de emergência, auxiliando a improvisar um reparo até que seja possível resolver o problema corretamente.

Serviços de reparos e consertos

Depois de aplacar um imprevisto doméstico, é possível recorrer aos serviços de consertos residenciais, resolvendo o problema de maneira completa.

Para isso, você pode pesquisar empresas especializadas, que fornecem um trabalho de qualidade na região que você reside.

Assim, buscar por eletricistas, encanadores, pintores, pedreiros e outros serviços como o de desentupidora em Santo André, é bastante simples, e pode ser feito rapidamente pela internet.

Depois, se o serviço foi bem-executado e o atendimento foi de qualidade, é importante guardar esses contatos para futuras necessidades, criando uma pequena lista de contatos emergências, que pode ficar anexada ao seu kit de emergência.

Portanto, a manutenção preventiva e a manutenção corretiva devem ser situações presentes dentro da rotina doméstica, garantindo que uma residência esteja com os seus sistemas internos dentro do esperado e realizando as suas funções de maneira adequada.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicações relacionadas

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *