Como armazenar leite materno: confira um passo a passo

Você sabe como armazenar leite materno?

Além de ser uma fase mágica para as mães e para os bebês, a amamentação é essencial para a formação de laços afetivos permanentes.

Além de garantir a saúde e o desenvolvimento pleno da criança.

É uma pena que, como tudo que acontece neste mundo corrido, nem sempre as mamães tenham todo o tempo do mundo para alimentar seus bebês com a calma que eles merecem e, claro, precisam.

Mas para ajudar as mamães nessa fase tão importante, elaboramos um conteúdo com orientações de como garantir o alimento dos bebês por meio do armazenamento correto do leite materno. Confira!

Leia também: Como tornar a casa um ambiente mais seguro para as crianças?

A importância do leite materno para o bebê

como armazenar leite materno importância

Mas antes de descobrir como armazenar leite materno na geladeira ou fora dela, vamos entender o porquê o aleitamento materno é tão importante para o bebe?

Dá uma olhadinha!

– Fortalece a saúde

Amamentar é um cuidado capaz de fortalecer a saúde e proteger a criança contra doenças, prevenindo problemas na fala e também a formação incorreta dos dentes, além de ser um alimento capaz de proporcionar melhor desenvolvimento e crescimento.

– Alimento completo

Não basta entender qual o recipiente certo para armazenar o leite materno, é imprescindível conhecer todos os benefícios dessa prática e o porquê você deve estar disposta a oferecer o leite materno para o bebê.

Saiba que uma das grandes vantagens é que o leite da mãe é completo e a criança não precisa consumir água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida.

Prevenir anemias

O leite materno é um alimento que possui um tipo de ferro que é altamente absorvido pelo intestino do bebê.

Somado a isso, ele também possui vitamina B12 e ácido fólico, que são vitaminas fundamentais importantes para a produção dos glóbulos vermelhos, que são aquelas células que fazem o transporte de oxigênio no sangue.

Reduzir cólicas

Uma das grandes preocupações das mães nessa fase não é somente como armazenar o leite materno, mas também como reduzir cólicas.

A boa notícia é que o leite das mães facilita a digestão e ajuda a evitar problemas intestinais, como cólicas e gases, já que ele possui substâncias responsáveis por proteger e reparar o intestino do recém-nascido, que é ainda muito sensível

Como armazenar leite materno: passo a passo

como armazenar leite materno confira um passo a passo

Mas se além de descobrir quanto tempo que o leite materno pode ficar fora da geladeira, você também quer saber como armazenar esse alimento? Confira o passo a passo:

– Ordenha

Para fazer a ordenha manual, você precisará colocar o polegar e os outros dedos no seio, formando um “C”, bem na área de mudança de cor entre a aréola e a mama.

Depois, é preciso apertar os dedos primeiro para trás e, em seguida, você deverá juntá-los e fazer uma compressão entre o polegar e indicador. Procure mudar os dedos de lugar, dando a volta sempre por todo o seio.

– Envase

Para quem se pergunta qual o recipiente certo para armazenar o leite materno, você deve usar um recipiente esterilizado, preferencialmente sacos de confecção profissional e vidros. Marque a data do armazenamento para controlar a validade.

– Refrigeração

Para refrigerar o leite, é preciso deixar os recipientes em temperatura ambiente (não mais do que 25ºC), por até seis horas. Você pode colocar em cooler, com bolsas de gelo, por até 24 horas.

Já na geladeira, a temperatura precisa ficar abaixo de 4ºC, por até cinco dias.  A recomendação dos especialistas é guardar os recipientes com leite na parte mais fria, longe de carnes, ovos e comidas não preparadas.

No freezer da geladeira, você pode deixar até duas semanas. Em um freezer caseiro, a temperatura ideal é abaixo de -18ºC por até seis meses.

Como esterilizar os utensílios para armazenar leite materno

Não basta descobrir como armazenar leite materno, é preciso entender como esterilizar os utensílios para armazenar o líquido.

Leve os utensílios limpos e lavados com a abertura virada para cima em uma bandeja de metal. Coloque no forno por 10 minutos em uma temperatura de 108°C. Depois disso, retire os potes do forno e coloque-os sobre uma toalha limpa.

Quanto tempo posso guardar o leite materno na geladeira?

O seu leite pode ser armazenado na geladeira por até 24 horas. Vale lembrar que o ideal é colocar o recipiente na  prateleira e não na porta para garantir uma temperatura constante.

– Quanto tempo o leite materno dura congelado

Se você tem dúvidas sobre como armazenar leite materno na geladeira e quanto ele dura congelado, saiba que no congelador, ele pode ficar por 3 meses.

Como descongelar o leite materno

como armazenar leite materno descongelar

Para descongelar o leite, o ideal é colocar o recipiente em banho-maria, aquecendo um pouco, mas sem deixar a água ferver. Ao desligar o fogo, precisa estar em  cerca de 40 ºC.

– Quanto tempo que o leite materno pode ficar fora da geladeira?

O leite materno pode ficar fora da geladeira por, no máximo, duas horas. Lembrando que, depois de aquecido ou ultrapassado esse tempo, o leite não pode ser consumido pela criança.

Qual o recipiente certo para armazenar o leite materno?

como armazenar leite materno recipiente

Se você ainda tem dúvida sobre qual o recipiente certo para armazenar o leite materno, vamos explicar detalhadamente nos próximos tópicos.

– Vidro

Os potes de vidro estão entre as formas mais seguras de armazenar o leite materno, pois esses materiais resistem às altas variações de temperatura, podem ser fervidos ou mesmo congelados.

– Plástico

O plástico também é um dos recipientes recomendados, mas claro, ao esterilizá-lo no caso de pote, é preciso ficar atento à temperatura, que não pode ser muito alta para não danificá-lo.

Amamentação em livre demanda: entenda a importância

A amamentação em livre demanda é importante para mãe, pois essa prática estimula a produção de leite, pois amamentar faz com que a mama produza mais leite.

Somado a isso, os seios devem ser esvaziados frequentemente para evitar problemas, como o ingurgitamento mamário.

Outro benefício é o estabelecimento de um vínculo entre mãe e filho, além de permitir que a criança aprenda a regular a ingestão de alimentos conforme a sua fome.

Quanto tempo deve dura a amamentação?

Além de se perguntar quanto tempo o leite materno pode ficar na geladeira, muitas mães também se questionam sobre quanto tempo deve durar a amamentação.

Saiba que a Organização Mundial da Saúde recomenda que a alimentação exclusiva com leite materno deve ser feita até aos 6 meses de vida, sem outro tipo de alimento ou fórmula, e 2 anos como uma alimentação complementar.

Conclusão

Agora que você sabe como armazenar leite materno, fica mais fácil tornar esse momento ainda mais especial e saudável, não é mesmo?

Sempre que precisar das dicas de armazenamento, volte ao nosso blog e encontre as dicas certas.

Na hora de adquirir equipamentos e artigos para bebe, seu lugar é na nossa loja Estrela 10, que oferece artigos, móveis e muito mais para cuidar de você e do seu bebê.

Os melhores móveis para seu escritório você encontra na Estrela 10!

tudo-para-os-bebes

Equipe Redação Estrela10

https://www.estrela10.com.br/

Publicações relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *