Lanche na chapa: receitas e ideias de como fazer para vender

Não tem como negar que lanche na chapa é uma verdadeira sensação entre os brasileiros.

Com uma legião fiel de fãs, esse prato pode ser feito das mais variadas formas e com os mais diversos ingredientes, fazendo dele uma delícia. 

Que tal aprender a fazer algumas receitas para deixar o cardápio do seu restaurante mais diversificado e saboroso? 

Vem com a gente, pois neste artigo te ajudaremos a montar um cardápio de lanches diferentes.

indústria e comércio

Lanche na chapa: como escolher uma boa chapa?

Antes de aprender como fazer os melhores lanches, é preciso entender como escolher uma boa chapa para o seu estabelecimento. 

lanche na chapa

A primeira coisa que precisa pensar é no tamanho da chapa, que deve corresponder ao volume de lanches produzidos, incluindo uma expectativa de demandas para, assim, comportar a quantidade certa.

Verifique sempre a qualidade do material, que é uma dos principais cuidados na hora de aprender como fazer lanche na chapa para vender. Conheça os tipos de aquecimento, especialmente, se deseja economizar.

Chapas como as de aço inox e de ferro costumam ter aquecimento a gás, sendo que as de vidro e cerâmica são aquecidas à energia elétrica. 

Leve em consideração também o tempo que a chapa demorar para aquecer, pois o ideal é optar por equipamentos que esquentam mais rápido, garantindo lanche na chapa pronto em poucos minutos. 

Não deixe de optar por uma chapa com boa espessura. As mais grossas duram mais tempo e suportam aquecimento e resfriamento repentino sem danificar. 

Leia também: Sobremesa para vender: 11 dicas para ganhar dinheiro!

Como utilizar a chapa pela primeira vez?

lanche na chapa

Para quem se pergunta sobre como utilizar a chapa pela primeira vez, a regra é ligá-la a 175ºC, colocar um pouco de óleo vegetal e deixá-la aquecer por alguns minutos, pois é uma forma de esterilização. 

Depois, limpe o óleo com um papel-toalha. Em seguida, com a chapa aquecida, coloque água fria com bicarbonato, limão e vinagre para limpá-la por completo e ajudar a soltar o todo restante de sujeira.

Para finalizar a preparação da sua chapa lanche profissional, passe uma lã de aço no equipamento e retire todo excesso de água com um  papel toalha.

– O que fazer para o lanche não grudar na chapa?

Nada pior do que o lanche grudar na chapa, pois isso pode prejudicar a apresentação do alimento para o cliente, fazendo que você perca tempo e, consequentemente, acabe atrasando o pedido. 

Sendo assim, se quer saber o que fazer para o lanche não grudar na chapa, a dica é passar uma camada de óleo ou mesmo manteiga por todo o equipamento. Evite colocar o lanche sem essa preparação. 

Como fazer um cardápio de lanche?

lanche na chapa

Para as pessoas que querem entender como fazer um cardápio de lanche de sucesso, saiba que o primeiro passo é definir qual os tipos de lanche deseja oferecer aos seus clientes

Será especializado em lanche gourmet ou comuns? Vai ofertar apenas lanches em estilo boquinha de anjo? Prefere um cardápio variado e com várias opções, incluindo as vegetarianas?

Em alguns estabelecimentos, até mesmo alguns tipos de refeições podem ser servidas aos clientes.

Definir todas essas questões te ajudará a fazer um cardápio. Lembre-se também de conhecer o seu público e ficar de olho na concorrência e nas tendências do segmento gastronômico. 

Lanche na chapa: cardápio de lanches diferentes

Lanche na chapa é bom de qualquer maneira, não é mesmo? Mas para te ajudar a montar um cardápio com as melhores opções, listamos aqui alguns lanches deliciosos. Confira!

Você pode ter um cardápio de lanches diferentes e também aqueles tradicionais. Inclua opções como lanche de calabresa, bauru, gourmet e boquinha anjo. Que tal oferecer lanches vegetarianos com carne de soja?

Inclua ainda outras opções, como sanduíche de contrafilé com pimentão, lanche de fraldinha com vinagrete, lanche de bife acebolado temperado, sanduíche de alcatra na chapa com queijo cheddar, lanche de costela desfiada e churrasco de frango acebolado, etc. 

Como fazer lanches na chapa para vender?

lanche na chapa

Agora que você sabe como montar um cardápio cheio de sabor, dá uma olhadinha nas nossas dicas de como fazer lanche na chapa para vender. Veja só!

– Monte um cardápio atrativo

Como já mencionamos anteriormente, o cardápio é o ponto de partida para despertar o interesse dos seus clientes. 

Por isso, tenha sempre um menu com lanches que desperte a fome do seu consumidor. Procure usar ingredientes que combinem e inclua também acompanhamentos, como batata frita, mandioca, pimentas e molhos variados. 

– Utilize uma chapa de qualidade

Se você quer fazer lanche na chapa que seja o maior sucesso, escolher uma chapa de qualidade é essencial, afinal, o sabor do lanche depende de todo o seu processo de preparo.

Dê atenção para os detalhes que citamos em um tópico anterior, como o tamanho da chapa, o tipo e o tempo de aquecimento, o material usado para confeccionar o equipamento e  a espessura da chapa para garantir um lanche saboroso. 

– Dê preferência às receitas que você já conhece

Um cardápio de lanches diferentes é uma ótima escolha, mas tenha cuidado na hora de elaborar o seu cardápio e não errar no preparo. Sendo assim, dê preferência sempre para aquelas receitas que você conhece.

Porém, lembre-se sempre que, na hora de oferecer lanches novos, a regra é testar com antecedência para não errar.

– Faça propaganda e use imagens que chame a atenção

A propaganda é sempre a alma do negócio. Por isso, não basta ter os melhores lanches, você precisa fazer com que seu público saiba disso. 

Então, a regra é fazer anúncios dos lanches nas redes sociais, no seu site e também em mídias offline como banner, outdoor e panfletos. Não esqueça de usar imagens bonitas e bem produzidas dos lanches, para dar aquela fome no seu cliente. 

Lanche na chapa: confira 3 receitas

lanche na chapa

O bauru é um verdadeiro clássico dos bares, restaurantes e lanchonetes. E o melhor é que esse lanche é barato e muito saboroso, agradando aos mais diversos bolsos e paladares. 

A vantagem é que ele também é muito fácil de fazer. Você só precisará de pão francês, rosbife ou presunto, queijo, picles e tomate ou vinagrete.

No preparo, corte o pão francês e na parte inferior, ponha seis fatias de rosbife, depois inclua três rodelas finas de tomate, pepino e picles. Na parte de cima do pão, coloque o queijo e feche o sanduíche.  

Se você quer saber como fazer lanches para lanchonete, o Bauru não pode faltar. 

Quem não conhece o tradicional lanche de pernil, esse é um verdadeiro clássico. Você precisará apenas de ingredientes, como cebola, pernil de porco sem osso, sal, tomate picado, cheiro verde, maionese e pão.

Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo médio e frite 1 cebola, depois, coloque o pernil e frite por 5 minutos ou até dourar, acrescente água fervente e o sal.

Depois, tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 30 minutos. Na chapa de lanche, refogue a cebola restante e o tomate por 3 minutos, em seguida, junte a carne e retire do fogo. Coloque cheiro-verde e recheie o pão. Se preferir, aqueça-o. 

O lanche na chapa de calabresa também não pode faltar. E esse preparo não tem segredo: fatie a calabresa e a cebola e, depois, misture tudo na chapa. Quando estiver frito, coloque no pão, que também pode ser aquecido e sirva. Uma delícia!

Conclusão

Opções de lanche na chapa não faltam, não é mesmo? Agora que você já sabe como montar um cardápio delicioso e como escolher as melhores chapas, chegou a hora de colocar a mão na massa e fazer o seu negócio bombar.

Na hora de escolher os melhores equipamentos, conheça a  nossa loja Estrela 10, que oferece os mais variados modelos de chapas e artigos de cozinha para bares, lanchonetes e restaurantes. 

Coifa ou Depurador: entenda as diferenças e qual escolher!

Equipe Redação Estrela10

https://www.estrela10.com.br/

Publicações relacionadas

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *