Ferramentas para marcenaria: o GUIA completo para você!

Na hora de montar um kit de ferramentas para marcenaria, é normal surgirem dúvidas sobre quais as peças que não podem faltar em uma  maleta, afinal, o que não faltam são itens dos mais diferentes tipos e finalidades, não é mesmo?

Pensando nisso, montamos esse guia completo para você organizar uma caixa de ferramenta ideal para te auxiliar nos trabalhos do dia a dia. Vem com a gente!

Quais são os tipos de ferramentas para marcenaria?

ferramentas para marcenaria

Para quem se pergunta sobre quais são as ferramentas de marcenaria, é bom ficar atento, pois há peças imprescindíveis e que todo marceneiro, seja ele amador ou profissional, precisa ter ao alcance das mãos. 

Você precisa contar com itens que te ajudem na medição das peças e dos ambientes para que seja possível desenvolver aquele itens sob medida, não se esqueça de usar recursos também que te ajudem a perfurar, riscar, serrar e grampear as peças fabricadas. 

Além disso, todo marceneiro também precisa usar itens que auxiliam no desenvolvimento dos materiais. Aliás, se quer aproveitar as oportunidades desse mercado, saiba que o setor de móveis projeta crescimento para os próximos meses, segundo dados do Sindimóveis.  

Então, continue lendo esse artigo, pois nos próximos tópicos, você entenderá quais são máquinas e ferramentas para marcenaria imprescindíveis. 

Ferramentas para marcenaria: quais itens são indispensáveis?

homem manuseando ferramentas

Você já iniciou algum trabalho e depois se deu conta que vai ter que parar porque está faltando algum instrumento indispensável? 

Pois bem, se você não quer perder tempo durante os trabalhos e garantir o máximo de eficiência, confira a lista de ferramentas para marcenaria.

Trenas, esquadros e réguas

Esses itens jamais podem ficar de fora do seu kit de ferramentas. Afinal, trena, esquadro e régua te ajudarão a medir as peças de forma adequada. 

Ao comprar a régua, opte por modelos de aço, que são mais fortes e permitem uma marcação mais precisa. Os esquadros mais recomendados são aqueles que mostram ângulos de 90 e 45 graus para facilitar os trabalhos.

Graminho

O graminho é uma das ferramentas básicas de marcenaria e também muito antiga, que serve para fazer marcações de encaixes. Na hora de fazer essa peça para seu kit, opte pelo modelo de aço, que garante marcações repetidas vezes de forma mais precisa. 

Jogo de formões

O jogo de formões também é essencial, pois eles permitem uma boa afiação para fazer encaixes das peças com muito mais precisão. Para facilitar o seus trabalhos, recomenda-se a compra de um jogo com três medidas: 6, 12 e 18 mm.

Riscadores

Outra ferramentas indispensáveis para a marcenaria são os riscadores, que são úteis para te guiar na hora de cortar as peças. Nem pense em usar lápis ou canetas, pois eles não oferecem uma boa visualização das marcações. 

A vantagem é que essa peça não suja o seu material com tinta ou grafite e também serve para marcar metais como latão, aço, alumínio, etc.

Plaina

Na sua lista de ferramentas para marcenaria, inclua também a plaina, que serve para alinhamento de laterais de tábuas, remoção de marcas de serra e chandros retos. 

O mercado oferece as mais diversas versões, sendo que as plainas japonesas são consideradas as mais confiáveis. 

Serras

As serras são um dos itens mais tradicionais da marcenaria e você encontra no mercado os mais variados tamanhos, dentições com materiais e funções variadas. 

É possível encontrar opções de com corte de bambu, cortes de ripas, cortes de precisão, cortes cruzados, cortes de luthier e encaixes. 

Grampos

Entre as principais ferramentas para marcenaria, os grampos também não podem ser esquecidos na sua lista. Eles servem para segurar as peças no local certo para fazer marcações, corte, colagem, corte, entre outros. 

Lixadeira

A lixadeira de dentes serve para amenizar e suavizar rebarbas em móveis de madeira e também em itens que possuem superfícies de plástico. Esse item não pode ficar de fora se você quer garantir a beleza das suas peças.

Furadeira

A furadeira também são equipamentos para marcenaria profissional que agilizam os trabalhos, já que ele permite furos muito mais precisos. 

A vantagem é que esse equipamento pode ser usado em móveis de madeira, MDF e também para perfurar peças laminadas. 

Parafusadeira

Como o próprio nome já sugere, elas são usadas tanto para parafusar quanto para desparafusar. Na marcenaria, esse equipamento é imprescindível para a montagem e desmontagem de móveis e também para outros serviços, como instalação de cortinas e persianas.

Malho

O malho é uma das ferramentas indispensáveis para a marcenaria para a execução do trabalho de entalhe com formão. Inclusive, essa peça também é usada para bater na madeira na tentativa de garantir encaixes mais apertados ou insertos de madeira e cavilhas.

Nível

Por último, o nosso kit ferramentas para marcenaria não poderia deixar de fora o nível, um instrumento usado para indicar e também para medir inclinações de peças. 

Inclusive, o nível não é somente utilizado por marceneiros, mas também por outros setores, como construção civil. 

E as ferramentas para marcenaria como hobby?

Você não é um marceneiro profissional, mas adora a atividade e quer descobrir quais são as ferramentas para marcenaria hobby, saiba que há itens que são uma mão na roda para te auxiliar no dia a dia. 

Inclua no seu kit de ferramentas, itens como plaina elétrica manual ou lixadeira de cinta, soprador e aspirador, Serra circular e serra tico-tico, lixadeira orbital, furadeiras ou parafusadeira e um kit de brocas.

Ferramentas para marcenaria artesanal: quais comprar?

homem medindo madeira

Ao longo dos anos, a marcenaria também evolui muito, incluindo ferramentas sofisticadas no desenvolvimento das peças, mas, nesse mercado, há ainda muitos marceneiros que gostam de produzir seus itens de maneira artesanal.

Por hobby ou atividade profissional, há ferramentas para marcenaria que você precisará comprar peças de pequeno e médio porte, que podem ser elétricas ou manuais.

Considere adquirir ferramentas para medição, réguas,  trenas e esquadros. Os grampos também são itens imprescindíveis, já que eles servem para segurar as peças na hora de marcar, colar ou cortar.

Compre também serras, riscadores, furadeiras, formões, plaina, graminho, tupias. Com esses itens, seu kit para marcenaria artesanal estará completo. 

Quais são as novidades em ferramentas para marcenaria?

Na hora de montar o seu kit ferramentas para marcenaria, saiba que o mercado tem inovado cada vez mais para facilitar o dia a dia de profissionais e amantes da marcenaria. 

Um dos itens que é novidade no mercado é o grampo sargento/esquadro Angular FG 8316 da FORTGPRO, que é usado, principalmente, para fixação rápida e precisa em ângulos de 90°. 

A serra circular de bancada também é outro item que tem feito o maior sucesso no mercado. 

Essa ferramenta é indicada para serviços pesados de marcenaria, mas serve também para outras atividades, como desenvolvimento de carrocerias, construtoras, serrarias, e caixarias em geral, sendo responsável por fazer o desdobro de tábuas e pranchas.

Onde encontrar ferramentas para marcenaria em promoção?

compre ferramentas para marcenaria no estrela 10

Agora que você sabe quais são os itens que não podem faltar no seu kit, que tal encontrar promoção de ferramentas para marcenaria com os preços mais vantajosos do mercado?

Na nossa loja virtual Estrela 10, você encontra as ferramentas essenciais tanto para a marcenaria artesanal quanto para aqueles profissionais que gostam de eficiência e agilidade. 

No nosso e-commerce você encontra ferramentas manuais e elétricas e os mais diversos tipos de marcenaria para facilitar o seu dia a dia. Acesse o nosso site agora mesmo e garanta aquele produto que deseja com os preços imperdíveis. 

As melhores ferramentas manuais com os preços mais baixos do mercado, você encontra na nossa loja Estrela 10

Conclusão

Agora que você já sabe quais são as ferramentas para marcenaria que não podem faltar no seu kit, chegou garantir aqueles itens que você quer comprar com os menores preços do mercado e as condições mais facilitadas. 

Considerado um dos maiores do Brasil, nosso e-commerce Estrela 10 oferece um portfólio de produtos completos para os mais diversos setores. 

Além de marcenaria, é possível encontrar produtos para móveis e decoração, casa e construção, utilidades domésticas, eletro e eletrônicos e muito mais. 

Publicações relacionadas

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *