Escritório home office: confira 7 dicas para organizar o seu espaço

Nunca foi tão importante montar um escritório home office. Com a pandemia do coronavírus, as empresas foram obrigadas a mudar seu estilo de trabalho por conta da necessidade de distanciamento social. 

Aliás, muitas delas, já informaram aos seus colaboradores que voltarão em um sistema híbrido ou manterão seus escritórios fechados. Inclusive, por conta disso, no último ano, as vagas para trabalhos remotos entre 2019 e 2021 tiveram um crescimento de 80%

Se você já trabalha ou pretende trabalhar em casa, confira 7 dicas para escritório home office gostoso e organizado. Vem com a gente!

O que é o home office?

O que é o home office

Home office é uma forma de relação de trabalho onde um colaborador de uma determinada empresa trabalha de maneira remota. Inclusive, em português, esse termo significa trabalho em casa. 

Nessa modalidade, as atividades profissionais são feitas a partir da utilização de dispositivos, como computadores, notebooks,  tablets, celulares, entre outros, como se estivesse presente fisicamente no escritório da empresa. 

Leia também: Renovando os móveis: tenha o kit ideal para essa tarefa!

Como montar um escritório home office?

Como montar um escritório home office

Para você que quer entender como montar um escritório home office, é bom seguir algumas regrinhas para garantir seu total conforto e eficiência, já que é necessário produzir da mesma forma como se estivesse na empresa. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para montar o seu escritório em casa da forma mais adequada para a sua qualidade de vida e de trabalho. 

Escolha uma mesa adequada

Não pense que aquela mesa da cozinha ou da varanda funciona para trabalhar.  Se você não quer ficar com dores nas costas ou no pescoço, invista em uma mesa adequada para seu escritório home office. 

Hoje em dia, o mercado oferece os mais variados modelos, mas opte sempre por mesas mais largas para colocar o monitor e que garanta um mínimo um braço de distância.  Lembre-se que o mouse e o teclado precisam ficar na mesma altura. 

Cadeira home office: confortável e ergonômica

Cadeira home office: confortável e ergonômica

Ao montar um escritório home office moderno ou até o mais simples, a regra aqui também é a mesma: nada de pegar a cadeira da cozinha e achar que ela resolverá o seu problema.

Acredite: se você está usando esse tipo de móvel, os problemas na postura não vão demorar a aparecer.  Opte sempre por cadeiras confortáveis e ergonômicas com encosto e altura reguláveis.

Se possível, opte por uma cadeira com apoio de braço, estofada e que tenha rodízios para evitar dores na coluna. Lembre-se que os móveis fazem toda a diferença no ambiente.

Armários e organizadores

Se você quer ter um escritório home office completo, invista também em armários e organizadores para guardar arquivos em papel. E não precisa comprar um móvel grande, um modelo pequeno já vai te ajudar a manter suas papeladas organizadas.

Como falamos acima, é possível também comprar uma mesa com gavetas, o que facilita a organização do seu escritório.  

Invista em uma boa iluminação

Uma boa iluminação faz toda a diferença em um ambiente de trabalho. Uma dica valiosa é montar o home office em locais mais iluminados, como próximo a uma janela, já que você  garante uma boa iluminação natural.

Mesmo assim, é importante que seu escritório home office tenha um bom planejamento de iluminação. Se possível, com uma iluminação indireta, que é aquela onde todo o espaço é iluminado de forma igual.

Você também pode colocar uma iluminação direta sobre a sua mesa, utilizando luminárias.

Como decorar o escritório home office?

Além dos equipamentos e recursos importantes para seu espaço de trabalho, que tal aprender como decorar o home office, para deixá-lo ainda mais aconchegante e a sua cara?

Utilize cores para o ambiente

Utilize cores para o ambiente

Comece por usar cores no seu escritório que tenham a ver com o seu estilo. Se você gosta de ambientes mais clean, as cores nude, cinza e braco são ideais, além de combinar com as mais diversas propostas decorativas. 

Mas se você é mais ousada, use e abuse de cores vivas e deixe o espaço com um estilo mais alegre e descontraído. 

Plantas para decoração do home office

Plantas para decoração

Em um escritório home office, a decoração faz toda diferença, não é mesmo? Para tornar os ambientes ainda mais confortáveis, as plantinhas cumprem esse papel e deixam os espaços mais leves e com aquele toque de natureza.

O mercado oferece as mais diversas espécies para ambientes internos, como cactos e suculentas, por exemplo. 

Escritório home office moderno: 7 dicas para aplicar em seu espaço

Agora que você sabe o que é escritório em casa e tudo que precisa para montar o seu, listamos também 7 dicas que vão ajudar o ambiente ainda mais confortável e a rotina de trabalho muito mais leve. Confira!

1. Escolha o espaço ideal da casa

Para o seu conforto e da sua família, é importante que você escolha um espaço para montar o seu  escritório home office para que consiga executar as atividades longe do barulho e também que não atrapalhe a rotina na sua casa. 

Pode ser tanto o quarto que já é usado, quanto um cômodo vazio ou até aquele espaço no fundo de casa. O importante é ter um local para trabalhar com tranquilidade. 

2. Ventilação e luz natural: fundamentais

É importante também que o espaço escolhido para trabalhar tenha ventilação e luz natural para que o ambiente fique mais agradável.

Evite lugares muito pequenos e que não tenha a entrada de luz e brisa, pois você pode se sentir claustrofóbico. 

3. Tenha um planejamento claro da sua rotina

Um escritório home office planejado ou mesmo os mais simples só será agradável se a sua rotina de trabalho também for. 

Por isso, assim como acontece na empresa, tenha um planejamento claro com a hora de acordar, paradas para um café e finalização dos trabalhos. Manter uma rotina é importante para garantir a sua saúde e não misturar vida pessoal com profissional. 

4. Organize as atividades por turno

E essa organização deve incluir as atividades do seu dia a dia. Por exemplo: tenha sempre um planejamento dos trabalhos que serão executados no período da manhã e durante à tarde. 

Isso te ajudará a focar no trabalho e evitar que você fique perdido na quantidade de atividades e também se distraia, comprometendo a sua produtividade. 

5. Tenha um som ambiente

Um escritório home office moderno exige um som ambiente para dar leveza ao ambiente. Se não te incomodar, mantenha uma musiquinha ao fundo para tornar o dia mais agradável. Opte sempre por músicas calmas para que você não se distraia com elas. 

6. Coloque fotos da família

Coloque fotos da família

Nada melhor do que deixar o nosso escritório com a nossa cara, não é mesmo? Então, invista em quadros e coloque aquelas fotos que você mais gosta, com a família, amigos, com o seu amor ou com o doguinho. Você vai ver como o ambiente ficará mais gostoso!

7. Não esqueça da garrafinha de água

Hidrate-se! Se você quer saber como montar um escritório home office, essa é uma regra que vale a pena mencionar. Muitas vezes, com a rotina do dia a dia, esquecemos de tomar água, que é muito importante para a nossa saúde.

Por isso, para evitar esse esquecimento, deixe uma garrafinha do seu lado e hidrate-se bastante. 

Conclusão

Hoje em dia, com o aumento do trabalho remoto, ter um escritório home office é importante, mesmo que você também trabalhe na empresa, já que ora ou outra é necessário trabalhar de casa. 

Para quem trabalha somente à distância, ter um escritório confortável é ainda mais importante. Por isso, é sempre bom investir em equipamentos e recursos para tornar o ambiente adequado para as atividades profissionais. 

Para encontrar os melhores  equipamentos, acessórios e móveis para escritório, acesse o nosso site seu lugar é na nossa loja Estrela 10, que possui um amplo portfólio de produtos para escritório com os menores preços do mercado.

Os melhores móveis para seu escritório home office você encontra na Estrela 10!

Equipe Redação Estrela10

https://www.estrela10.com.br/

Publicações relacionadas

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *