Cozinha de restaurante: tudo o que precisa para montar a sua!

A cozinha do restaurante merece total atenção na hora de montar um negócio, independente se ele é pequeno ou grande. 

Este espaço exige uma série de cuidados, principalmente, relacionados aos equipamentos e utensílios, higiene, documentação, manutenção, decoração e muito mais. 

Vem com a gente e entenda como deve ser a cozinha de um restaurante!

indústria e comércio

Como funciona a cozinha do restaurante?

cozinha de restaurante como funciona

Antes de mais nada, você deve entender como funciona a cozinha de restaurante simples ou as mais sofisticadas, pois, dessa forma, é possível fazer as escolhas certas e não errar na hora de comprar os equipamentos. 

Leia também: Panela de pressão: conheça qual a melhor opção para sua cozinha

– Estoque

A área do estoque é justamente onde os itens são armazenados, como matérias-primas e outros ingredientes. 

Por isso, mantenha sempre esse espaço com as temperaturas adequadas e controladas, já que neste lugar ficam as geladeiras, freezers, câmaras frias e armários para armazenamento a seco.

– Balcão de recebimento

Em uma cozinha de restaurante há também o balcão de recebimento, que é o local destinado exclusivamente à entrega dos produtos pelos fornecedores, além de ser o espaço onde é  feita a triagem, a pré-higienização dos alimentos, pesagem, entre outros.

– Bancada

Já a bancada da cozinha de um restaurante é o local onde os pratos são colocados após a finalização. Além disso, é o espaço para a colocação de produtos para a preparação das receitas. 

– Higiene

A higiene é um dos principais cuidados em uma cozinha. Por isso, é preciso ter um espaço destinado apenas para a limpeza de panelas, louças e utensílios.

É importante ficar atento à temperatura da água, a separação dos utensílios e os panos de limpeza usados, entre outros. 

Cozinha de restaurante: conheça os principais equipamentos e utensílios

cozinha de restaurante principais equipamentos

Para montar o seu negócio no ramo alimentício, o mercado oferece os mais diversos utensílios e equipamentos para cozinha de restaurante. Para te ajudar a entender em quais precisa investir, confira os principais:

– Equipamentos e utensílios de cocção

O espaço de cocção é a área onde é feito o preparo dos pratos até a etapa de conclusão. Neste espaço ficam os fogões, fornos, fritadeiras e vários outros equipamentos para cozinha de restaurante. 

– Equipamentos e utensílios para resfriar/congelar

Em uma cozinha de restaurante, os equipamentos utilizados para congelar ou resfriar alimentos são os freezers e geladeiras, que, normalmente, ficam na parte de estoque. Há lugares que deixam estes equipamentos no ambiente de preparo para facilitar a rotina de trabalho. 

– Equipamentos  utensílios para o estoque

Por ser um local de armazenamento de itens em uma cozinha de restaurante, o estoque conta com ingredientes, utensílios, como panelas, talheres, toalhas, pratos, botijões de gás, balanças eletrônicas e caixas registradoras, etc.

Como montar uma cozinha de restaurante simples? 4 dicas

cozinha de restaurante como montar

Sabendo quais são os principais equipamentos, você também precisa compreender como montar uma cozinha de restaurante simples no que se refere a documentação e manutenção.

– Documentação

Uma cozinha de restaurante industrial deve atender às legislações da Anvisa e apresentar uma série de documentos, que atestam a qualidade dos equipamentos, estrutura física, registros, treinamento de profissionais, entre outros. 

O ideal é consultar a vigilância da sua cidade sobre os documentos para manter uma cozinha de restaurante, pois em cada município, as regras podem variar, porém, basicamente são os seguintes para montar uma cozinha de restaurante:

  • Alvará Sanitário;
  • Procedimentos Operacionais Padronizados;
  • Manual de Boas Práticas;
  • Registro das Higienizações.
  • Certificado de Higienização da Caixa D’água.
  • Cronograma de Troca do Filtro.
  • Laudo de análise da Potabilidade de Água, etc.

– Manutenção

A manutenção também deve ser frequente para garantir a limpeza e segurança dos espaços, principalmente, por conta dos funcionários e clientes. 

Lembre-se de manter todas as manutenções em dia, como caixa d’água, reparos elétricos e hidráulicos, pois todos os anos, é preciso apresentar ao município os documentos que atestam a manutenção da sua cozinha de restaurantes. 

– Localização

Para agradar ao seu público, a localização também precisa ser bem pensada. Além de saber como montar uma cozinha de restaurante, entenda quem são os seus clientes e procure se instalar em um local onde eles estão. 

– Divulgação

Não basta saber como montar uma cozinha com os melhores recursos, é preciso que seu público conheça seu restaurante. 

Por isso, invista em divulgação online e offline, crie páginas nas redes sociais e anuncie com frequência seu restaurante, pratos, promoções, eventos e por aí vai. 

Como decorar a cozinha de um restaurante?

cozinha de restaurante como decorar

Se você quer entender como deve ser a cozinha de um restaurante em relação à decoração, saiba que tudo dependerá do estilo que será o seu negócio. 

Por exemplo: pretende montar um restaurante requintado? Então, a decoração deve seguir esse estilo e você deve usar e abusar de móveis, utensílios, talheres e conjuntos de mesa finos.

As taças também tem que ser luxuosas, assim como os artigos decorativos, como cortinas, lustres, sofás e por aí vai. Mas se o seu estilo for mais moderno e jovial, invista em decoração com essa proposta desde a entrada até a parte interna. 

Lembrando que mesmo em negócios mais simples, deve-se tentar combinar a decoração com a proposta do seu restaurante. 

Cozinha de restaurante industrial: principais cuidados

cozinha de restaurante industrial

Uma cozinha de restaurante industrial precisa de uma série de cuidados para garantir higiene, segurança e agilidade.

Por isso, realize com frequência a lavagem das paredes, portas, janelas, bancadas, fogões, coifas, entre outros. 

Lembre-se que cozinhas industriais são ambientes com alto consumo de energia, por isso, fique sempre atento à rede elétrica e à manutenção dos equipamentos. 

Na hora de montar uma cozinha de restaurante, observe também o espaço, planejando a disposição dos móveis e equipamentos, espaços para circulação, etc. Lembre-se de escolher equipamentos de alta qualidade para o barato não sair caro. 

Planejamento: como montar o projeto da cozinha do seu restaurante

Na hora de planejar a cozinha de um restaurante, lembre-se que  utensílios e equipamentos devem seguir a proposta do negócio e estar alinhados com o cardápio. 

Por isso, antes de mais nada, é importante entender qual público deseja alcançar, qual segmento do mercado deseja atuar, estilo e tamanho do restaurante, modo de servir e por aí vai.

Com essas questões definidas, fica mais fácil comprar os equipamentos certos, entender quais serão as adaptações necessárias, produtos e peças do estoque, adequação às leis, entre outros. 

Conclusão

Agora que você sabe como montar uma cozinha de restaurante, quais são os principais equipamentos, documentação exigida e cuidados com manutenção, não se esqueça de investir nos melhores itens para o seu negócio. 

Se você quer encontrar móveis, equipamentos e utensílios para a sua cozinha, seu lugar é no nosso e-commerce, Estrela10, que possui um amplo portfólio de produtos para todos os tamanhos e estilos de cozinha com os melhores preços do mercado. 

Acesse o nosso e-commerce e encontre tudo que precisa para o seu restaurante. 

Leia também: Como fazer um café gostoso? Veja dicas e uma receita

Leia também: Equipamentos para restaurante: os essenciais e onde comprar!

Leia também: Lanche na chapa: receitas e ideias de como fazer para vender

Equipe Redação Estrela10

https://www.estrela10.com.br/

Publicações relacionadas

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *