Passo a passo: como trocar a torneira de forma simples

Você sabe como trocar torneira? Mesmo sendo um serviço relativamente simples, esse trabalho ainda gera muitas dúvidas. 

Aliás, saber como fazer a substituição correta dos equipamentos é imprescindível para evitar vazamentos e outros problemas. 

Pensando nisso, elaboramos um passo a passo bem simples e prático para você não ter mais dificuldade na hora de fazer a troca de uma torneira. Dá uma olhadinha!

O que você deve saber antes de trocar a torneira?

O que você deve saber antes de trocar a torneira

Antes de entender como trocar a torneira da cozinha ou do banheiro, é importante levar em consideração o ambiente se você tem todas as ferramentas para fazer o trabalho. 

Evite usar utensílios inadequados para a realização deste serviço, pois o barato pode sair caro e você ter problemas ou até acidentes. 

Manutenção e kit emergência: saiba como cuidar do seu lar!

A importância de escolher uma boa torneira

Outro ponto que merece a sua atenção é quanto à qualidade da torneira. Não basta apenas saber como instalar torneira na pia da cozinha, no banheiro, lavado, área de lazer ou em qualquer outro lugar, é preciso escolher um equipamento adequado e com qualidade.

Por ser uma peça usada com frequência várias vezes ao dia, ao optar por uma torneira com qualidade inferior, é possível que ela apresente defeitos em um curto prazo e seja necessário investir em outra peça, pensando ainda mais no seu bolso. 

Passo a passo: como trocar torneira

Passo a passo: como trocar torneira

Agora que você sabe o que fazer antes de trocar a torneira, vamos a passo a passo e aprenda de uma vez por todas como executar esse serviço de forma simples e do jeito certo. 

Avalie o local onde ocorrerá a troca

O primeiro passo é avaliar onde será feita a troca da torneira, pois, dessa forma, ficará mais fácil entender quais os equipamentos que precisará usar e o nível de dificuldade para a substituição. 

Desligue o registro hidráulico

Se quer saber como trocar a torneira do jeito certo, desligue o registro de água da área onde fará a troca e desligue-o. Esse cuidado evita que ocorra vazamentos e transtorno durante os trabalhos. 

Solte a porca da válvula de cada cano e levante os canos para soltá-los das válvulas

Em seguida, solte a porca da válvula de cada cano e levante os canos para soltá-los das válvulas. 

Depois desse procedimento, a água vai sair de cada cano, já que estão sendo drenadas da torneira. Pegue uma toalha para absorver essa água. 

Faça a limpeza do local antes de instalar a nova torneira

Entre as melhores práticas de como instalar torneira na pia da cozinha ou do banheiro, o próximo passo é limpar bem a área onde a antiga estava anexada. 

Aliás, em muitos casos, será preciso raspar e esfregar para tirar os depósitos de calcário. Utilize vinagre ou um limpador ácido para auxiliar a remover os depósitos de calcário.

Instalação

Agora, chegamos à etapa de instalação.  Faça a conexão dos canos na peça nova e, em seguida, monte a torneira. Passe a nova torneira pelos da pia e aperte as porcas sob a pia, mas pare antes de finalizar o processo e veja se a torneira está reta. 

Conecte os novos tubos às válvulas e aperte as porcas dos tubos. Ligue a água e observe se há vazamentos. Se estiver tudo certo, aperte um pouco mais os conectores e veja se há vazamentos.

Bônus – Utilize equipamentos de segurança

Não se esqueça que, independente dos serviços, usar equipamentos de segurança é fundamental para garantir sua total proteção, como luvas e capacetes, entre outros. 

Conte também com ferramentas adequadas para a atividade, pois esse cuidado é fundamental para o sucesso dos trabalhos. 

Outras dúvidas na hora de trocar sua torneira: acompanhe

Outras dúvidas na hora de trocar sua torneira: acompanhe

Mesmo depois do passo a passo, muitas pessoas ainda ficam com dúvidas sobre como instalar torneira na pia da cozinha e em outros ambientes. Confira outras perguntas muito comuns na hora de executar os serviços. 

O que fazer quando a torneira perde a rosca?

O primeiro passo é retirar a tampa protetora e com o auxílio do alicate ou, se preferir, uma use chave ajustável,  que também é uma boa opção para desenroscar a rosca. 

É importante ainda que você verifique alguns aspectos: a rosca pode estar gasta ou a borracha que veda está velha. Se for o primeiro, basta trocar a rosca.

Como instalar torneira bica alta?

Se você quer saber como instalar torneira bica alta, feche primeiramente o registro para não ter vazamentos. Depois disso, com os equipamentos adequados, retire a torneira antiga com o auxílio da chave inglesa ou de um grifo.

Agora, instale a torneira seguindo as instruções do fabricante. Utilize a chave-inglesa para apertar as porcas, mas não use uma força excessiva na hora de apertar parafusos e porcas para não danificar as peças ou a própria torneira.

Em seguida, encaixe bem a torneira com fita veda rosca ao redor no local onde as mangueiras se conectam, para evitar vazamentos. 

Como tirar a rosca da torneira?

Além de aprender a trocar a torneira, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como tirar a rosca da torneira. Mas saiba que o processo é bem simples!

Basta utilizar uma serra ou um disco de corte. Depois, encaixe na fenda uma chave de fenda grande ou um formão e, em seguida, gire para retirar a rosca da torneira.

Como desenroscar torneira dura?

Outra pergunta muito comum é sobre como desenroscar torneira dura, saiba também que é muito tranquilo. 

Uma boa opção é girar a torneira devagar para removê-la, mas se não der certo, pressione e puxe a torneira ao passo em que a gira com a mão. 

Como apertar torneira de pia

Não precisa se preocupar, porque apertar a torneira de pia não oferece dificuldade. Se você não consegue apertar apenas com as mãos, é possível usar um alicate que te dará mais força na hora de comprimir os espaços. 

Conclusão

Agora que você sabe como trocar a torneira, ficou mais fácil executar o serviço, não é mesmo? Então, salve esse artigo nos seus favoritos e confira esse passo a passo sempre que precisar.

Lembre-se de usar sempre equipamentos e torneiras de qualidade para garantir o sucesso dos trabalhos. 

Os melhores produtos e os menores preços de mercado de torneira e outras peças, você encontra no nosso site Estrela 10, que possui itens variados para cozinha, banheiro e outros ambientes. 

Torneira e Misturador: Qual a diferença?

Equipe Redação Estrela10

https://www.estrela10.com.br/

Publicações relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *