Quer saber como trocar a resistência do chuveiro? Confira dicas!

Até pode parecer fácil, mas tem muita gente que não sabe como trocar a resistência de chuveiro. Se este é o seu caso, esse artigo é para você.

Mesmo sendo um serviço relativamente simples e sem grandes complicações, não é todo mundo que entende como executar esse serviço com segurança e do jeito certo. 

Por isso, elaboramos esse artigo para tornar mais fácil a realização deste serviço. Confira!

Saiba como trocar a resistência do chuveiro: passo a passo

Com todos os equipamentos em mãos, elaboramos um passo a passo de como trocar a resistência do chuveiro. 

Passo 1. Coloque a escada próximo ao chuveiro e com o auxílio de uma chave de fenda, abra o chuveiro. Se preferir, coloque o equipamento em cima de uma mesa.

Passo 2. Em seguida, verifique a posição da resistência queimada. 

Passo 3. Agora, retire a resistência queimada e coloque a nova encaixando as pontas de maneira correta

Passo 4. Depois, feche o chuveiro e coloque de volta no lugar, caso tenha tirado da parede.

Passo 5. Sem ligar o chuveiro, abra a torneira e deixe a água correr.

Passo 6. Verifique se o chuveiro está desligado, ligue o disjuntor e, depois, ligue novamente o chuveiro para garantir que a resistência está funcionando.

O que é a resistência do chuveiro? Confira os principais modelos

O que é a resistência do chuveiro

Antes de aprender como arrumar a resistência do chuveiro, é importante saber do que se trata essa peça tão fundamental para o funcionamento do aparelho.

Saiba que trata-se de uma a peça responsável por aquecer a água, proporcionando banhos quentes e confortáveis. Entre os principais modelos estão os seguintes:

  • Resistência para Chuveiro Lorenzetti Advanced 4 Temperatura 7500W 220V;
  • Resistência Ducha Lorenzetti Advanced 127v 5500w 3055 q;
  • Resistência Ducha Lorenzetti Advanced e Top Jet;
  • Resistência Ducha Advanced/top Jet 3056 – Lorenzetti;
  • Resistência chuveiro Lorenzetti Maxi Ducha 127v;
  • Resistência chuveiro Lorenzetti Bella D4t;
  • Resistência para Chuveiro Elétrico Advanced, Advanced Turbo, Top Jet e Top Jet Turbo 6400W 220v;
  • Resistência chuveiro Lorenzetti Maxi Ducha Ultra;
  • Resistência de chuveiro Lorenzetti Advanced.

Conheça a linha de Ferramentas Trevalla!

Como funciona a resistência do chuveiro?

A resistência do chuveiro funciona para que o chuveiro elétrico esquente a água por meio de uma corrente elétrica. Quando a água passa pela resistência, ela esquenta automaticamente.

O que é preciso para trocar resistência de chuveiro?

O que é preciso para trocar resistência de chuveiro

Para você que quer saber como trocar a resistência do chuveiro, a primeira coisa é desligar a energia elétrica para evitar qualquer acidente na hora da execução dos serviços. Alterne também o disjuntor do banheiro. 

Em instalações mais distintas, pode ser que você encontre uma pequena tomada na lateral chuveiro. Se tiver, ela precisa ser desligada, pois há risco de ocorrer choques, caso haja  energia passando pelos fios durante a troca do aparelho.

É importante também utilizar uma escada para chegar até a altura do chuveiro e fazer a troca dos equipamentos sem dificuldade. Se tiver, use um calçado de borracha, como um chinelo.

Materiais para trocar a resistência do chuveiro

Materiais para trocar a resistência do chuveiro

Agora que sabe o que precisa para fazer o serviço com segurança, selecionamos aqui os materiais que não podem faltar para trocar a resistência do seu chuveiro para que aprenda de uma vez por todas como arrumar a resistência do chuveiro.

Confira!

Uma nova resistência

O principal material para o sucesso dos trabalhos, claro, é comprar uma resistência nova em substituição àquela que queimou. 

Porém, é importante que tenha cuidado ao escolher a opção certa, pois é preciso escolher uma resistência de acordo com o modelo e a marca do seu chuveiro.

Ferramentas

Entre as boas práticas de como trocar a resistência do chuveiro, você precisará garantir que a troca seja feita de forma correta para prevenir incidentes durante e depois da troca do equipamento. 

Sendo assim, é preciso separar todo o material que será utilizado, como chave de fenda, fita isolante e alicate. Pronto, agora você pode fazer a troca com total segurança e eficiência.

Quais são as principais causas de chuveiro queimado e como evitar?

principais causas de chuveiro queimado

Muitas pessoas se questionam o que causa a queima da resistência do chuveiro, saiba que podem ser os mais diversos fatores. 

Uma delas é o pouco volume de água, já que é comum que, para aumentar a temperatura da água, as pessoas deixam a quantidade de água bem baixa, porém, se o volume for muito pouco e o diafragma que liga e desliga estiver ressecado ou travado, a resistência queima.

Troca de temperatura enquanto o chuveiro estiver ligado, também pode causar a queima. Por isso, evite praticar essa ação com o chuveiro ligado. 

Isso acontece porque ao trocar a resistência com o equipamento ligado, forma-se pequenos arcos no polo do chuveiro que, em longo prazo, desgastam a resistência. 

Outro fator é quando uma espiral encosta em outra, modificando toda a resistência e fazendo com que ela aqueça bem mais que outras partes, causando um rompimento da resistência.

Se você se questiona sobre o que causa a queima da resistência do chuveiro, saiba que o ar na tubulação hidráulica é um dos motivos. 

Isso porque, a pressão de ar pode fazer com que o equipamento ligue sem que a água chegue ao reservatório, aquecendo a resistência e causando a queima.

Materiais de baixa qualidade também estão entre as causas da queima, por isso, evite comprar equipamentos paralelos ou com baixa qualidade. 

Conclusão

Agora que você aprendeu como trocar a resistência do chuveiro, ficou mais fácil executar esse serviço sem medo e com total segurança, não é mesmo?

Mas lembre-se que um dos cuidados mais importantes é comprar equipamentos de qualidade. No nosso site Estrela 10, você encontra os mais diversos modelos de chuveiros, desde os tradicionais até os mais modernos. 

A nossa loja virtual disponibiliza também diferentes tipos de ferramentas para que você possa fazer serviços elétricos com tudo que precisa. E o melhor é que a Estrela10 tem os preços mais imbatíveis do mercado. 

Acesse o nosso site agora mesmo e encontre tudo que você deseja para manutenção elétrica, hidráulica, marcenaria e muito mais. 

Buscando por ferramentas para manutenção e kit emergência? Saiba como cuidar do seu lar!

Equipe Redação Estrela10

https://www.estrela10.com.br/

Publicações relacionadas

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *