Como fazer um café gostoso? Veja dicas e uma receita exclusiva

Você sabe como fazer um café gostoso? Essa bebida, que é uma paixão internacional, embora muito conhecida, exige um preparo cuidadoso e algumas técnicas para deixá-la ainda mais saborosa. 

Pensando nisso, elaboramos esse artigo com as mais diversas maneiras de fazer café para tornar essa bebida ainda mais saborosa. Confira!

Afinal, como fazer um café gostoso e diferente?

pessoa passando café

Se você quer aprender como fazer um café gostoso e diferente, confira algumas das nossas dicas: 

+ A água da torneira tem muito cloro, por isso pode modificar o sabor do seu café, por isso, prefira sempre água filtrada ou mineral;

+ Nunca reaproveite o pó do café.

+ Não “requentar”, pois deixa com outra característica o sabor do café.

+ Ferver o coador de pano quando for usá-lo pela primeira vez, com isso não ficará o cheiro do tecido.

+ E a principal dica é essencial: consumir o café logo que ele for feito! O café perde suas características depois de 15 minutos de pronto.

Veja também:  Aparelho de jantar: Dicas na hora da escolha

De onde surgiu a tradição de beber café?

De onde surgiu a tradição de beber café

Antes de conhecer como fazer um café gostoso e diferente, que tal conhecer um pouco sobre a tradição de tomar essa bebida no dia a dia?

O hábito de tomar café surgiu no século XV, por volta do ano de 1450, quando os filósofos da época adoravam degustar a bebida, já que, por ter cafeína, ela ajudava a mantê-los acordados para praticar exercícios espirituais.

Depois disso, esse hábito se popularizou na Turquia, que foi responsável por disseminá-lo em todo o mundo, transformando-o em uma espécie de ritual de sociabilidade. 

Inclusive, o país marcou o surgimento do primeiro café do mundo – o Kiva Han, por volta do ano de 1475. No século 16, o café chegou à Europa, ganhando novas técnicas de preparo. 

No Brasil, ele ficou conhecido no século XVIII, conquistando o coração dos brasileiros, tornando-se também um hábito diário. 

Tipos de café

tipos de café

Quer saber como se faz um café perfeito? Então, dá uma olhadinha nas mais diversas formas de fazer essa bebida tão cheia de aromas e sabores!

Torrado

O café torrado é um dos mais tradicionais e passa por um processo, onde o grão é submetido ao aumento progressivo e muito rápido da temperatura, fazendo com que sua umidade interna possa chegar a 3%.

Neste processo, os grãos se movem rapidamente e de forma contínua para que a torra fique uniforme e pronta para ser usada na bebida. 

Café moído

Se você quer aprender como se faz um café perfeito, saiba que o café moído é um dos mais famosos e apreciados no mundo todo, além de ser muito fácil de fazer. 

O café torrado em grãos passou pelo processo de moagem em equipamentos específicos, podendo ser servido de diferentes maneiras. 

Café a vácuo

O processo de produção do café a vácuo é o mesmo do café tradicional. Em ambos os tipos de café, os grãos são cultivados em viveiros e, no tempo certo são colhidos para iniciar o processo de tratamento.

Depois disso, os grãos passam pelo processo de fermentação, secagem e, depois, pela etapa da prova, onde a qualidade do grão é medida.

Após esse processo de verificação de qualidade, os grãos serão torrados e moídos para serem consumidos. 

Expresso

expresso

Para as pessoas que se perguntam como fazer um café gostoso, um deles é o expresso, que também faz muito sucesso entre os brasileiros. 

Esse café também é feito com os mesmos grãos do café tradicional, mas com uma diferença no preparo. 

Neste caso, ele é feito a partir da passagem de água quente – sem ferver –  sob alta pressão pelo grão moído em uma cafeteira criada para esse modo de preparo.

Instantâneo

O café instantâneo é um modalidade prática para quem tem uma rotina mais corrida, mas não dispensa um bom café.

E não há segredo na hora de aprender como fazer café simples instantâneo. Neste caso, o café já vem pronto em uma embalagem específica, sendo dissolvido em água quente. 

Coado

café coado

O café coado é o mais popular e também muito simples de fazer.  Essa modalidade é feita com o grão coado, que é colocado em um coador que pode ser descartável ou de pano.

Depois, a água fervida passa pelo curador, misturando-se ao café moído. 

Capuccino

Com origem italiano, o capuccino virou uma sensação no Brasil, sendo basicamente uma mistura do café expresso com o leite. 

Para prepará-lo, você precisa usar um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e a mesma medida de espuma de leite vaporizado. Fácil né!?

Qual a medida certa para fazer um bom café?

Qual a medida certa para fazer um bom café

Na hora de preparar a bebida, muitas pessoas ficam com dúvida sobre qual a medida certa para fazer um bom café, saiba que não há uma regra, já que cada pessoa tem uma preferência.

Há quem goste da bebida mais forte e amarga, outras, bem doces e fracos ou até sem açúcar. 

Mas, de um modo geral, há sim medidas padrões que ajudam a direcionar melhor o preparo. A partir dela, você pode adaptar de acordo com as suas preferências!

Quantas colheres de café e de açúcar?

Quer saber quantas colheres de café e de açúcar? Recomenda-se que, para cada litro de água, você coloque em torno de 80 a 100 gramas de café, o que corresponde a uma medida de  5 ou 6 colheres de sopa.

No caso do açúcar, a quantidade também é muito particular, levando em consideração que cada um tem um gosto diferente. Porém, há quem utilize 5 colheres (sopa) de açúcar para 400 ml de água. 

Como fazer café com chantilly: receita

como fazer café com chantilly

Você até pode saber como fazer café simples, mas você já preparou um café com chantilly? Saiba que essa receita é uma delícia e muito fácil de fazer. Confira:

Ingredientes

– 500 ml de café forte sem açúcar ou com pouco açúcar se preferir

– Cobertura de chocolate (tipo de sorvete)

– 1 lata de chantilly (pressurizado)

– Chocolate em pó para polvilhar

Modo de preparo

  1. Em um copo de vidro espalhe pelo fundo pelo menos 1/2 cm de laterais a cobertura de chocolate
  2. Por cima derrame o café forte (100 ml)
  3. Cubra o café com chantilly até a borda
  4. Polvilhe o chocolate em cima
  5. Sirva com o café ainda quente e um canudo para beber e misturar.

Conclusão

Agora que você já aprendeu todos os segredos de como fazer um café gostoso, lembre-se que usar os equipamentos e acessórios certos para te ajudar a tornar essa bebida ainda mais saborosa. 

Se você quer comprar cafeteiras e todos os melhores artigos para fazer um bom café, acesse o nosso site, Estrela 10, nossa loja virtual muito completa com tudo que você precisa para apreciar ainda mais essa bebida.

No nosso site, você encontra ainda os mais variados produtos para casa e construção, decoração, esportes, eletroeletrônicos, ferramentas e muito mais. 

Quer preparar um café gostoso? Conheça os tipos de cafeteira!

Publicações relacionadas