Gerador de energia: saiba como escolher e instalar com segurança

Às vezes é necessário passar por um um longo apagão para entender a necessidade de um gerador de energia. 

Se você possui comércio ou indústria, pequenos intervalos sem energia elétrica podem custar muito caro.

Agora, se o objetivo é manter o conforto do seu lar, o equipamento pode garantir que sua casa não perca nenhuma funcionalidade durante as quedas de energia.

Vem com a gente e saiba como escolher e como instalar gerador de energia com segurança!

Leia também: O que é paquímetro: saiba para que serve e como utilizá-lo

O que é um gerador de energia?

gerador de energia o que é

O gerador de energia é um equipamento capaz de transformar energia mecânica, química ou solar em energia elétrica. 

Em muitos prédios espalhados pelo Brasil, é mais comum a utilização de geradores a combustão, que transformam energia química, ou seja, o diesel em energia elétrica.

Gerador de energia: quando devo utilizar?

Você deve usar o gerador de energia residencial ou mesmo os prédios quando o local não tiver acesso à energia elétrica ou quando há a necessidade de aumentar a oferta de energia para a operação de maquinários e equipamentos. 

Como funciona um gerador de energia?

Geradores de energia possuem um sistema que converte energia mecânica em energia elétrica ao utilizar a indução eletromagnética. 

Entre os mais conhecidos estão os equipamentos chamados de dínamo, que convertem energia mecânica existente na rotação do eixo, fazendo com que a intensidade do campo magnético oscile e leve à indução da tensão nos terminais.

Dessa forma, esses sistemas estão sujeitos a cargas, que levam à circulação da energia.

Como escolher um gerador de energia? Passo a passo

gerador de energia como escolher

Agora que você sabe como escolher um gerador de energia, vamos conferir o passo a passo de como identificar o melhor equipamento para atender às suas necessidades.

– Defina quais aparelhos eletrônicos têm prioridade

Primeiramente, conheça na tabela abaixo o consumo de energia dos aparelhos eletrônicos que precisarão ser conectados no gerador em caso de apagão. 

Depois, faça a soma da potência de todos eles para ter uma noção básica de quantos watts serão necessários para abastecer todos seus equipamentos.

AparelhoPotência Estimada
Aspirador de Pó600 Watts
Bomba de Água400 Watts
Cafeteira Elétrica (Residencial)600 Watts
Churrasqueira Elétrica3000 Watts
Chuveiro Elétrico5500 Watts
Computador300 Watts
Som Pequeno150 Watts
Exaustor150 Watts
Ferro Elétrico1000 Watts
Fogão Elétrico 2 Bocas3000 Watts
Fogão Elétrico de 4 Bocas6000 Watts
Forno de MicroOndas2000 Watts
Freezer Horizontal500 Watts
Freezer Vertical300 Watts
Geladeira Simples250 Watts
Geladeira Duplex500 Watts
Grill1200 Watts
Liquidificador200 Watts
Máquina de Costura100 Watts
Máquina de Lavar Louça1500 Watts
Máquina de Lavar Roupa1000 Watts
DVD Player30 Watts
Secador de Cabelo1000 Watts
Secadora de Roupas3500 Watts
Televisor 21”90 Watts
Torneira Elétrica2500 Watts
Torradeira800 Watts
Ventilador100 Watts

Gerador de energia: saiba como escolher o modelo ideal

gerador de energia como escolher o modelo ideal

Para escolher o gerador de energia ideal, é preciso saber que existem dois tipos: estacionários (standby) ou portáteis. 

Também existem os geradores do tipo inverter, que se enquadram em geradores portáteis, e possuem um funcionamento mais limpo e silencioso.

– Geradores Estacionários (standby)

Os geradores estacionários normalmente são utilizados em locais que precisam de energia 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Normalmente são abastecidos com diesel e fornecem energia automaticamente para o local até que o apagão acabe.

Existem geradores de energia estacionários de diferentes dimensões; por isso, cheque sempre estas especificações antes de fechar a compra. 

Além disso, estes geradores são grandes e devem ser instalados por profissionais, em locais com nenhuma ou pouca inclinação.

– Geradores Portáteis

O gerador de energia portátil é muito utilizado para fornecer energia elétrica em casos de emergência, como apagões, tempestades ou para levar energia elétrica para locais mais afastados da rede elétrica convencional.

Ao procurar um gerador portátil considere a potência, o tempo de trabalho, o tamanho e a mobilidade, para escolher o gerador ideal para você.

– Geradores Inverter

Os geradores inverter são ideais para a utilização básica em campings, passeios de barco ou para levar energia a locais inóspitos. 

Esses geradores são menores em capacidade de potência, mas são desejáveis ​​por seu poder limpo, tranquilidade sonora, eficiência e tamanho.

Algumas das marcas que possuem tradição e confiabilidade em geradores de energia são: Toyama, Motomil, Kawashima, Gamma, Mitsubishi, Vulcan, Tekna e Geramac.

– Gerador de energia solar

O gerador de energia solar tem as placas solares que fazem a captação de luz do sol e a convertem em energia elétrica no sistema de corrente contínua. 

Dessa forma, essa energia é direcionada ao inversor interativo, que é responsável por transformar em corrente alternada e, depois, enviar ao quadro de força para alimentar o local. 

– Gerador eólico

O sistema de gerador de energia eólico trabalha por meio do vento, que é a fonte de eletricidade desse gerador. 

Essa tecnologia produz energia limpa, o que contribui para reduzir as emissões de gases poluentes da queima de combustíveis fósseis.

Como escolher o gerador de energia do tamanho ideal?

Para não errar na escolha do melhor gerador de energia, o ideal é somar os Watts de todos os aparelhos que serão abastecidos pelo gerador e acrescentar nessa conta, em média, mais 20% como margem de segurança. 

Recursos dos geradores de energia

gerador de energia recursos

Não deixe que a chuva ou excesso de vento te larguem à mercê dos apagões. Considere estas opções abaixo para escolher o melhor gerador de energia para suas necessidades.

– Partida automática

Quando a energia acaba, o gerador entra em cena – sem precisar fazer nenhum procedimento. Esse recurso é fundamental para quem precisa de energia e não está sempre próximo ao gerador em casos de emergência.

– Partida elétrica

Vários modelos de gerador de energia portátil oferecem essa alternativa de botão automático sem a necessidade de perder tempo puxando a corda que dá partida ao motor. Geradores estacionários (standby) normalmente possuem este tipo de recurso.

– Medidor de combustível

É sempre bom saber quanto combustível há no seu gerador de energia, principalmente durante quedas de energia de longa duração, ou em períodos de manutenção em que o gerador é mais utilizado.

– Desligamento automático por falta de óleo

Se o óleo ficar abaixo dos níveis mínimos, o gerador de energia residencial ou outro modelo desliga automaticamente para evitar danos no motor. É um recurso padrão em geradores estacionários, mas alguns modelos portáteis também já possuem esta função.

Como instalar o gerador de energia?

Aprender como instalar gerador de energia será muito tranquilo. Você deverá seguir algumas diretrizes que são usadas em praticamente todos os modelos. 

Essas regras são estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), órgão que propõe padronizar as características técnicas de produção feitas no Brasil.

Por isso, o ideal é sempre contratar profissionais especializados e que possam garantir a segurança do equipamento. 

Nesse sentido, a empresa contratada realiza uma consultoria, que avalia qual o sistema certo para ser instalado na sua empresa ou residência, levando em consideração aspectos como a umidade do ar, exposição ao sol e acústica.

Para instalar um gerador de energia será preciso um meio de desconexão que será instalado na entrada do grupo gerador, além de proteções contra curto-circuito. 

Além disso, a parte da rede e o do grupo gerador precisam ser protegidos com blocos de fusíveis de ação retardada. Mas não se preocupe, pois todo esse processo é feito pelos profissionais contratados. 

Gerador de energia: cuidados na hora de escolher

gerador de energia cuidados na hora de escolher

Sabendo como funciona o gerador de energia, é importante conhecer os cuidados na hora de escolher os equipamentos ideais. Confira os aspectos que você precisa levar em consideração. 

– potência

O primeiro passo para escolher o modelo certo é observar a potência necessária do equipamento. Esse cuidado é importante para que você não tenha que ter um gasto acima do necessário para o abastecimento de sua residência ou empresa.

– combustível utilizado

Na hora de escolher o melhor gerador de energia, é preciso verificar também qual o combustível utilizado. 

Essa questão precisa ser bem observada para que você entenda o nível de ruído que o gerador fará, o gasto de manutenção, a maneira de acionamento e outras características.

Resistência e emissão de poluentes

Não esqueça de escolher a resistência de acordo com o sistema da sua empresa ou casa. Lembre-se sempre de escolher aqueles equipamentos com uma menor emissão de poluentes para preservar o meio ambiente. 

Conclusão

Agora que você sabe como escolher o gerador de energia certo, lembre-se de observar todos os detalhes citados neste artigo para não errar na compra. 

Além disso, é preciso também investir em equipamentos que ofereçam qualidade e segurança. Nesse caso, as melhores opções de geradores estão na loja da Estrela10, que oferece os mais diversos tipos de equipamentos e os preços que cabem no seu bolso. 

Procurando equipamentos e ferramentas? Clique aqui e aproveite nossas ofertas

Leia também: Panelas de Cerâmica: vantagens, desvantagens e as melhores!

Leia também: Panela de brigadeiro: veja como escolher a melhor opção pra você

Equipe Redação Estrela10

https://www.estrela10.com.br/

Publicações relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *