Tipos de fogão: os 11 principais e dúvidas respondidas!

Escolher os melhores tipos de fogão para a sua casa ou empresa nem sempre é tarefa fácil, não é mesmo? 

Afinal, o mercado de equipamentos de cozinha oferece uma infinidade de modelos com diferentes características e formatos, o que deixa muita gente confusa na hora de comprar a versão ideal e que atenda às necessidades. 

Pensando nisso, montamos um guia com os 11 principais modelos do mercado e como escolher um fogão certo para sua casa ou negócio. Vem com a gente!

Encontre os melhores fogões com preços imbatíveis no nosso site Estrela 10

Tipos de fogão: conheça os principais!

principais tipos de fogão

Errado é acreditar que todo fogão é igual! Este item tão importante para a vida de várias pessoas pode ser encontrado em uma série de formatos, tipos, cores, tamanhos e funcionalidades diferentes. Entretanto, é preciso ter em mente qual é o fogão ideal para cada modalidade de cozinha.

Nesse sentido, o texto abaixo tem a intenção de tirar algumas dúvidas sobre os tipos de fogões mais utilizados nas cozinhas de hoje, indicando quais são os mais adequados para cada situação:

1) Fogão a gás

O fogão a gás é um dos tipos mais usados em diversas cozinhas, podendo ter uma quantidade de bocas que varia de duas até seis bocas. Uma das principais vantagens do fogão a gás é que, em geral, os seus modelos são mais baratos. Além disso, esse fogão se destaca pela praticidade, já que quase todas as casas brasileiras possuem aberturas para encanamento de gás ou para a instalação de um botijão. Nesse último caso, torna-se necessário comprar gás de cozinha para o funcionamento do fogão. Portanto, esse item é muito utilizado em ambientes residenciais para a preparação de alimentos simples e não tão complexos durante o dia a dia.

2) Fogão elétrico

O fogão elétrico, de certa forma, é uma novidade para várias casas tendo em vista a praticidade desse equipamento. O funcionamento deste modelo de fogão se diferencia do anterior pelo fato de que ele usa a eletricidade para cozinhar os alimentos. A corrente elétrica esquenta as bocas, as quais, depois, aquecem as panelas. Tanto o seu design elegante quanto o seu preço são fatores que costumam encantar as pessoas. Entretanto, é necessário ficar atento ao projeto de instalações elétricas da casa, pois a tensão da rede é um elemento essencial para o funcionamento do fogão. Tirando essa questão, o fogão elétrico é próprio para quem deseja ter um equipamento bastante funcional e charmoso no cotidiano.

3) Fogão à lenha

Esse tipo de fogão difere de todos os outros pelo fato de o seu funcionamento é à base de lenha, o que, apesar de tornar a preparação de alimentos mais demorada, deixa a comida com um gosto único. Por essa razão, o fogão à lenha propício para casa de campo, fazendas ou até mesmo áreas externas. Além disso, esse tipo de fogão é muito usado em restaurantes que preparam comida caseira.

4) Fogão de mesa

fogão de mesa

Os fogões de mesa, também conhecidos como “cooktops”, destacam-se por serem composto unicamente por uma placa superior com as bocas (as quais podem ser a gás, elétricas ou por indução). Assim, pode-se dizer que esse fogão é capaz de ficar fixado sobre uma superfície, exigindo um armário sob medida para cozinha, já que o cooktop precisa se adaptar conforme o planejamento do ambiente. Nesse sentido, o fogão de mesa é o tipo ideal para as pessoas que pretendem montar uma cozinha planejada, podendo utilizar ilhas para colocar o cooktop.

5) Fogão industrial

O fogão industrial, como o seu nome já deixa indicado, é um tipo de equipamento usado para cozinhar alimentos de uma maneira mais potente e em larga escala. Isso porque esse fogão possui vários diferenciais em relação aos fogões domésticos convencionais, tais como:

  • Maior velocidade de cozimento;
  • Maior durabilidade;
  • Maior força das chamas;
  • Maior resistência.

Por esses motivos, este fogão é muito usado em ambientes industriais ou por pessoas que precisam cozinhar muito durante um longo período de tempo. Devido aos moveis em aço inox que compõem o fogão industrial, ele pode ser utilizado em ambientes externos onde fica sujeito a fatores que normalmente degradariam um fogão comum.

6) Fogão portátil

Por último, temos o fogão portátil, um equipamento caracterizado pelo fato de poder ser transportado para vários lugares. É importante frisar que o fogão portátil pode ser encontrado em diversas versões, como fogões elétricos, a gás, à lenha, por indução, e muito mais. Pode ser carregado para qualquer local, sendo, por esse motivo, muito utilizado por pessoas que realizam viagens em trilhas, praias e até mesmo acampamentos. Além disso, apesar do seu tamanho e o seu peso serem mais reduzidos, isso não torna o fogão portátil menos potente que os outros modelos.

7) Fogão de piso

Se quer saber como escolher um fogão, é importante que você conheça todos os modelos existentes no mercado. O fogão de piso é a versão mais convencional, sendo encontrado em uma boa parcela das casas brasileiras.

Essa versão de fogão de piso faz muito sucesso, porque ele é prático, funcional e eficaz para as atividades do dia a dia. O fogão de piso possui forno e também tem os mais diferentes tamanhos e funcionalidades.

8) Fogão de embutir

O fogão embutido é um modelo que é vendido juntamente com o cooktop, normalmente, usado em cozinhas planejadas, sendo instalado juntamente à bancada, o que proporciona uma sensação de unidade à cozinha

Para quem se pergunta qual a diferença do fogão de embutir para o normal, saiba que a primeira versão é ideal para cozinhas planejadas, enquanto o fogão de embutir é muito mais adaptável.  

9) Fogão por indução

fogão por indução

O fogão por indução também é encontrado na versão cooktop, operando na geração de calor por ondas eletromagnéticas, que são emitidas por meio de uma corrente elétrica gerada por uma bobina de cobre na parte interna do equipamento.

Ele também é uma opção muito usada para cozinhas planejadas, podendo ser encontrado com duas ou quatro bocas. 

10) Fogão com dois fornos

Os fogões com forno duplo são os modelos ideais para pessoas ou profissionais que precisam de agilidade nos cozimentos. 

Esse modelo possui a função de aquecimento, já que enquanto uma comida termina de cozinhar em um forno, o segundo pode ser usado para manter um outro prato quentinho, apenas a hora de ser servido. 

11) Fogão de mesa e pia

Entre os tipos de fogão, existe também a versão de mesa  e pia, que você encontra modelos que funcionam a gás, por indução ou energia elétrica. O mercado oferece esse modelo de fogão em inox, normalmente, com quatro bocas. 

Tipos de fogão: dúvidas frequentes

dúvidas frequentes aos tipos de fogão

Na hora de saber qual o melhor tipo de fogão, é normal ficar com dúvidas, já que os modelos são os mais variados. Para te ajudar a escolher a versão mais adequada para as suas necessidades, selecionamos aqui as dúvidas mais frequentes entre os consumidores. 

Como escolher o melhor tipo de fogão?

A melhor forma é entender quais são as suas preferências e necessidades, pois dessa, forma, você consegue filtrar os modelos mais coerentes para o que precisa. 

Se deseja praticidade e beleza, os modelos tradicionais e os cooktops são ideais. Tem um restaurante ou cozinha em casa profissionalmente? O fogão industrial é o modelo certo. 

Qual o fogão mais moderno para cozinha?

Entre os modelos mais modernos do mercado, destaque para o cooktop, que é um fogão para cozinha planejada e também o fogão elétrico, que é muito prático e cada vez mais usado pelas famílias brasileiras. 

Tipos de fogão para apartamento pequeno: qual escolher?

Para apartamento, você pode escolher também o cooktop, já que nessas residências, normalmente, a cozinha é planejada. Os fogões portáteis também são uma boa opção, assim como o fogão de piso e os elétricos. 

Qual o melhor tipo de fogão para cozinha planejada?

O melhor tipo de fogão para cozinha planejada será sempre aquele que atende às suas necessidades, mas normalmente, as versões de mesa e fogão de piso se adaptam melhor nesse tipo de ambiente. 

Como deixar o fogão mais alto?

Dependendo do tipo de fogão que você utiliza, é possível colocar uma plataforma embaixo do equipamento para que ele alcance a altura desejada. 

Quantas bocas deve ter o meu fogão?

Se você quer saber como escolher um fogão e quantas bocas são necessárias, a primeira coisa é levar em consideração as suas necessidades.

Por exemplo: uma família com mais de 4 integrantes ou pessoas que gostam de cozinhar bastante, o ideal é comprar um modelo com cinco ou seis bocas. 

Mas se a sua família é pequena e não cozinha de forma tão assídua, um modelo de duas ou quatro bocas é o ideal. 

Onde comprar fogões de qualidade?

Para comprar o fogão ideal para você, sua família ou negócio, as melhores opções e os preços mais vantajosos do mercado, você encontra na nossa loja virtual, Estrela 10, um amplo portfólio de fogões dos mais diversos tipos, características e funcionalidades.

Nosso site comercializa fogões de quatro bocas, fogão a gás, fogão de embutir, fogão de piso, cooktop, portátil e muito mais.

Conclusão

Agora que você já conhece os principais tipos de fogão, chegou a hora de escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades. 

Para garantir as melhores opções e os preços mais baixos do mercado, acesse o nosso site Estrela 10, que comercializa as mais diversas versões e, certamente, você encontrará aquele modelo que atende aos seus interesses. 

Além de fogões, nosso site possui uma grande variedade de produtos na área de eletrodomésticos, decoração, cozinha, ferramentas, esporte e lazer, informática, instrumentos, casa e construção, automotivo e muito mais. 

Acesse o nosso site agora mesmo e encontre os produtos que você precisa para sua casa ou sua empresa. 

Equipe Redação Estrela10

https://www.estrela10.com.br/

Publicações relacionadas

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *