Dicas para montar uma adega em sua casa

Existe muita gente por aí que é entusiasta de um bom vinho e que sempre que possível, procura fazer refeições acompanhado de uma taça com este precioso líquido, que além de possuir inigualável aroma, pode de diferentes maneiras harmonizar e intensificar o sabor de carnes, massas, saladas, caldos e, até mesmo, sobremesas.

Para quem verdadeiramente gosta desse tipo de apreciação, ter uma adega em casa é sempre um sonho, pois ir pouco a pouco adquirindo garrafas de vários continentes, degustando uvas variadas, sabores mais intensos, secos, marcantes, suaves, refinados ou populares acaba sendo uma verdadeira paixão.

Pensando justamente nesse perfil de público, criamos este post para dar algumas dicas de decoração para quem deseja montar uma adega em sua casa, de modo a tornar algum cantinho um verdadeiro oásis para guardar bebidas e criar um clima agradável para buscar pelo rótulo ideal ao tomar um vinho para relaxar ou naquele momento de receber amigos! Confira essas opções de decoração que podem ser fonte de inspiração para você que é entusiasta de um bom vinho!

De onde vem a inspiração para fazer uma adega?

Muitos imóveis em São Paulo possuem planejamento para uma adega, especialmente aqueles dispostos em regiões mais nobres e com período de construção mais antigo. Isto, porque até meados dos anos 70, a grande quantidade de pessoas que guardavam seus mantimentos em despensas era bastante significativa. Geralmente, o cômodo era um espaço que não pegasse muito sol e não estivesse exposto à umidade, para melhor conservação dos produtos ali deixados. Então, de uma maneira cultural, ter um cômodo da casa que servisse apenas como local para dispor de alimentos e bebidas era bastante usual. A cozinha, por sua vez, acabava sendo o local para guardar perecíveis,  como frutas, legumes, carnes e derivados de queijo e, obviamente, tinha como finalidade o preparo de alimentos. Então, com a modernização trazida com os refrigeradores e os estilos de cozinhas planejadas que hoje estão cada vez mais difundidos, muitas casas mais modernas não tem sido mais projetadas com o espaço para a despensa e, quando o tem, acaba se transformando num quarto multiuso que pode muito bem ser transformado numa adega!

Que opções de adega posso ter em minha casa?

Se você mora em uma casa pequena ou mesmo em uma casa em condomínio fechado,  a diferença de padrão de vida ou de gosto não deve ser impedimento para que você tenha uma adega. O ideal é que ela seja montada com o seu estilo, retratando seu modo de se relacionar com a bebida e da maneira como você gosta de decorar a sua casa.

Como vinho geralmente lembra de conceitos como aconchego, bem-estar, requinte, descanso, aconchego, vale muito à pena caprichar em um projeto de iluminação para sua adega, disponibilizando luzes menos intensas direcionadas aos locais em que as garrafas serão depositadas.

Em relação a materiais, sua adega pode ser planejada em madeira, num formato mais rústico e artesanal, mas também pode levar vidraria, ter espelho nos fundos (aliás, o uso de espelhos, além de deixar o ambiente mais amplo, ainda possibilitará um reforço ao projeto de iluminação), em nichos de ferro ou de plástico, estando mais afastadas ou mais próximas. Vale nesta hora ver que tipo de solução é a mais adequada para integrar sua decoração e trazer harmonia à sua casa.

Se você gosta de sofisticação, por exemplo, e tem a possibilidade de fazer uma obra um pouco mais intimista e inspiradora, sua adega pode ser construída no subterrâneo de sua casa, o que lhe garantirá a manutenção de uma temperatura ideal para o consumo das bebidas. Neste quesito, vale muito pensar na possibilidade de usar o vão de uma escadaria para dispor suas garrafas. Você pode também fazer armários na sala, na cozinha, em algum corredor ou mesmo algum tipo de aparador na sala de jantar que possa comportar suas garrafas.

Há também a possibilidade de ser disposta juntamente com uma prateleira com taças de diferentes tamanhos, para tipos de vinhos diferenciados. Isso deixará a hora de abrir a garrafa bastante funcional. Outra dica é deixar suas garrafas dispostas ao lado da parede, com o rótulo em posição horizontal, alternando os frascos com itens de decoração, como quadros e arranjos suspensos na parede. Lembre-se contudo, de substituir os cascos usados por novos, o que sempre deixará sua parede bem decorada e pronta para uma próxima degustação!

E para quem mora em apartamento?

Uma excelente opção é fazer nichos com marceneiro ou compra-los em lojas especializadas, colocando-os em armários da despensa. Logicamente, será um tipo de adega diferente, adaptada ao espaço. Contudo, há quem também prefira inserir nichos em móveis da sala, dispostos próximo à mesa de jantar. Eles podem ter fechamento ou não, dependendo do gosto do morador. Dependendo do espaço do seu apartamento, é possível realizar um projeto incrível, com a disponibilização de inúmeras garrafas. Neste caso um bom projeto de interiores é ideal para pensar no tipo de móvel mais adequado ao seu espaço disponível.

E para quem é mais moderno? Qual a opção?

Outra opção, para quem não é tão artesanal, é o uso de uma adega climatizada, ao estilo de um frigobar. Existem inúmeros modelos no mercado, que comportam desde 12 garrafas até 36 delas.

A vantagem de uma adega climatizada, como o próprio nome já o diz, é que ela deixa seu vinho na temperatura ideal para o consumo, evitando que fique gelado demais ou à temperatura ambiente, o que muitas vezes não é o mais adequado para bebê-lo, especialmente aqueles que devem ser tomados com mais frescor.

Por isso, quem tem um gosto mais hi-tech e gosta de tecnologia pode incorporar uma adega climatizada em sua casa ou, ainda, ter uma dentro de sua adega maior, de modo a deixar sempre à mão alguns rótulos prontos para consumir! Esta, sem dúvida alguma, é uma excelente possibilidade de integração!

Agora que você teve um pouco de inspiração com algumas dicas para montar uma adega em sua casa ou integrar uma adega climatizada a um projeto de interiores, aproveite para assinar nossa newsletter e conhecer sempre nossas novidades! Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Comments

comments

1 thought on “Dicas para montar uma adega em sua casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *