Como escolher o fogão certo para a sua cozinha

Errado é acreditar que todo fogão é igual! Este item tão importante para a vida de várias pessoas pode ser encontrado em uma série de formatos, tipos, cores, tamanhos e funcionalidades diferentes. Entretanto, é preciso ter em mente qual é o fogão ideal para cada modalidade de cozinha.

Nesse sentido, o texto abaixo tem a intenção de tirar algumas dúvidas sobre os tipos de fogões mais utilizados nas cozinhas de hoje, indicando quais são os mais adequados para cada situação:

1) Fogão a gás

O fogão a gás é um dos tipos mais usados em diversas cozinhas, podendo ter uma quantidade de bocas que varia de duas até seis bocas. Uma das principais vantagens do fogão a gás é que, em geral, os seus modelos são mais baratos. Além disso, esse fogão se destaca pela praticidade, já que quase todas as casas brasileiras possuem aberturas para encanamento de gás ou para a instalação de um botijão. Nesse último caso, torna-se necessário comprar gás de cozinha para o funcionamento do fogão. Portanto, esse item é muito utilizado em ambientes residenciais para a preparação de alimentos simples e não tão complexos durante o dia a dia.

2) Fogão elétrico

O fogão elétrico, de certa forma, é uma novidade para várias casas tendo em vista a praticidade desse equipamento. O funcionamento deste modelo de fogão se diferencia do anterior pelo fato de que ele usa a eletricidade para cozinhar os alimentos. A corrente elétrica esquenta as bocas, as quais, depois, aquecem as panelas. Tanto o seu design elegante quanto o seu preço são fatores que costumam encantar as pessoas. Entretanto, é necessário ficar atento ao projeto de instalações elétricas da casa, pois a tensão da rede é um elemento essencial para o funcionamento do fogão. Tirando essa questão, o fogão elétrico é próprio para quem deseja ter um equipamento bastante funcional e charmoso no cotidiano.

3) Fogão à lenha

Esse tipo de fogão difere de todos os outros pelo fato de o seu funcionamento é à base de lenha, o que, apesar de tornar a preparação de alimentos mais demorada, deixa a comida com um gosto único. Por essa razão, o fogão à lenha propício para casa de campo, fazendas ou até mesmo áreas externas. Além disso, esse tipo de fogão é muito usado em restaurantes que preparam comida caseira.

4) Fogão de mesa

Os fogões de mesa, também conhecidos como “cooktops”, destacam-se por serem composto unicamente por uma placa superior com as bocas (as quais podem ser a gás, elétricas ou por indução). Assim, pode-se dizer que esse fogão é capaz de ficar fixado sobre uma superfície, exigindo um armário sob medida para cozinha, já que o cooktop precisa se adaptar conforme o planejamento do ambiente. Nesse sentido, o fogão de mesa é o tipo ideal para as pessoas que pretendem montar uma cozinha planejada, podendo utilizar ilhas para colocar o cooktop.

5) Fogão industrial

O fogão industrial, como o seu nome já deixa indicado, é um tipo de equipamento usado para cozinhar alimentos de uma maneira mais potente e em larga escala. Isso porque esse fogão possui vários diferenciais em relação aos fogões domésticos convencionais, tais como:

  • Maior velocidade de cozimento;
  • Maior durabilidade;
  • Maior força das chamas;
  • Maior resistência.

Por esses motivos, este fogão é muito usado em ambientes industriais ou por pessoas que precisam cozinhar muito durante um longo período de tempo. Devido aos moveis em aço inox que compõem o fogão industrial, ele pode ser utilizado em ambientes externos onde fica sujeito a fatores que normalmente degradariam um fogão comum.

6) Fogão portátil

Por último, temos o fogão portátil, um equipamento caracterizado pelo fato de poder ser transportado para vários lugares. É importante frisar que o fogão portátil pode ser encontrado em diversas versões, como fogões elétricos, a gás, à lenha, por indução, e muito mais. Pode ser carregado para qualquer local, sendo, por esse motivo, muito utilizado por pessoas que realizam viagens em trilhas, praias e até mesmo acampamentos. Além disso, apesar do seu tamanho e o seu peso serem mais reduzidos, isso não torna o fogão portátil menos potente que os outros modelos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *