5 itens que podem otimizar a limpeza da sua casa

Cuidar da limpeza de uma casa pode ser uma tarefa mais desafiadora do que parece. Não é à toa que, além das faxinas mais prolongadas, todo dia há necessidade de executar uma tarefa doméstica.

Para quem tem dupla jornada de trabalho, otimizar o tempo na hora de limpar a residência e manter a faxina no cotidiano, é uma necessidade.

Além de um cronograma de organização, recorrer a bons produtos de limpeza e equipamentos que facilitam a remoção da sujeira mais pesada pode ser uma alternativa.

Não importa se você tem uma casa grande ou mora numa kitnet, uma boa limpeza deixa o ambiente mais agradável, arejado, organizado e apresentável para as visitas. 

Se você quer mudar a estratégia da faxina e ganhar mais tempo na manutenção da casa, sem perder a qualidade que a higienização exige, esse artigo pode te ajudar.  

Separamos 5 itens que podem otimizar o seu tempo na hora de limpar a casa, confira!

1 – Lavadora de alta pressão

Um dos equipamentos mais conhecidos no mercado, quando a proposta é fazer uma faxina completa é a lavadora de alta pressão. 

Independentemente do modelo, esse item torna a lavagem de superfícies mais ágil, eficiente e econômica.

Você pode apostar nesse equipamento para lavar a calçada externa da sua casa, o forro, o jardim, a área de piscina – caso houver – e até o seu veículo. 

Com jatos de água de alta pressão, esse é um equipamento que poupa muito o tempo na execução de atividades que envolvem sujeira pesada.

Em vez de usar mangueira e incontáveis baldes de água, optar por uma lavadora pode render uma economia de até 80% de água.

Neste contexto, outra dica para fazer a limpeza render é pesquisar sobre matéria prima para produtos de limpeza de qualidade.

Você pode buscar produtos direto do fabricante, desta forma, verificando e testando o rendimento de cada um deles na limpeza. 

Há composições mais concentradas que podem exigir uma aplicação menor, mas isso varia de produto para produto.

Independentemente da escolha, certifique-se que os detergentes, águas sanitárias e outros produtos estão cadastrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Essa combinação pode otimizar a faxina da sua casa pelos seguintes motivos:

  • O equipamento é ideal para limpar áreas mais difíceis;
  • Produtos de qualidade dão mais resultado em menos tempo;
  • Lavadoras de alta pressão proporcionam mais agilidade para o trabalho;
  • Além do tempo, a combinação otimiza gastos.

2 – Kit MOP

O clássico conjunto de esfregão com balde, é uma mão na roda para quase todos os tipos de faxina. 

Juntamente com as lavadoras de alta pressão, esse item pode ser utilizado para a realização da limpeza de cisterna.

Aliás, limpar a cisterna é uma tarefa que não pode faltar no cronograma da organização. Na prática, as cisternas são áreas que servem para o armazenamento de água da chuva ou do poço. 

Portanto, a higienização está ligada diretamente à saúde das pessoas, já que a sujeira acumulada, ou água sem proteção, pode ocasionar a proliferação de doenças infecciosas e outros problemas.

Para otimizar esse tipo de higienização, você pode contar com a ajuda de um profissional especializado, fornecendo para ele equipamentos de proteção, como macacões, óculos, máscara, botas e luvas.

3 – Removedor de tinta

Você sabia que produtos como removedor de tinta preço também podem ser úteis na hora de limpar estruturas de metal, paredes e áreas com ferrugem?  

Como o nome sugere, esse é um material usado para retirar a tinta dos objetos, que serão colocados em um recipiente junto com o produto para uma limpeza. 

O processo pode durar de 5 a 40 minutos, sendo que, depois da remoção, é preciso que a estrutura fique secando por um tempo, para a finalização da limpeza.

4 – Esponja, mangueira e balde

Estruturas, como uma porta de enrolar automática preço ou janelas e portas de PVC, podem aculumar bastante sujeira, por exemplo, pela absorção da poeira da rua ou das sujeiras que podem surgir com as intempéries.

Você pode otimizar a forma de limpeza e definir um cronograma passo a passo, mas os equipamentos indispensáveis para tirar a sujeira e preservar a porta, são: esponja, mangueira e balde com detergente.

A esponja é ótima na remoção das sujidades e, no caso da porta, lavadoras de alta pressão podem quebrar a estrutura da porta, por isso, opte pela simplicidade e delicadeza.

5 – Cronograma

Apesar de não ser um equipamento, nem um produto específico, montar um planejamento para realizar as datas da faxina e as tarefas do lar que devem ser executadas, é fundamental para ter uma casa limpa.

Existem métodos que podem ser usados para agilizar as tarefas e otimizar esse processo. 

Resumidamente, o círculo de Sinner, por exemplo, consiste divisão das tarefas em quatro partes: as que exigem algum tipo de ação mecânica ou equipamento, a ação química e os produtos utilizados para cada tarefa, a temperatura ideal para cada superfície na hora de limpar e o tempo das tarefas.

Agora que você tem mais informações sobre itens e métodos para otimizar e manter a sua casa limpa, mãos à obra!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *