Bicicleta ergométrica emagrece? Saiba tudo sobre o assunto!

Subir na bicicleta ergométrica emagrece sim. Aliás, dar umas pedaladas enquanto assiste o jornal da noite não é apenas um jeito de manter você ocupado enquanto se atualiza sobre os acontecimentos mundo afora, mas também serve para perder peso.

A verdade é que esse equipamento é uma forma eficaz de queimar gordura em várias partes do corpo, incluindo aquela indesejada gordura localizada na barriguinha, que tanto incomoda.

O mais legal é que esse tipo de bicicleta é muito democrática e se adapta às pessoas com os mais diferentes perfis, desde os mais sedentários e que buscam se exercitar e  também para os atletas profissionais acostumados com exercícios de alto rendimento.

Independentemente do seu estilo, que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios da bicicleta ergométrica? Vem com a gente!

Encontre as melhores bicicletas ergométricas na Estrela 10!

Afinal, bicicleta ergométrica emagrece?

bicicleta ergometrica emagrece

A bicicleta ergométrica é um bom exercício para todos os tipos de pessoas, principalmente para quem deseja perder alguns ou muitos quilinhos.

Inclusive, com a pandemia do coronavírus que obrigou as academias a fecharem as portas, a solução de muitas pessoas que não ficam sem se exercitar foi comprar uma bicicleta ergométrica e pedalar em casa.

Inclusive, a tendência fitness para 2021 em todo mundo são os treinos online, segundo uma pesquisa do Colégio Americano de Medicina do Esporte, fomentando ainda mais a venda de equipamentos ergométricos.

Quais os benefícios de pedalar na bicicleta ergométrica?

Quais os benefícios de pedalar na bicicleta ergométrica

Além do treino de bicicleta ergométrica para emagrecer, pedalar alguns minutos por dia também pode garantir outros benefícios para a sua saúde como, por exemplo, melhora o funcionamento cardiovascular e auxilia na redução da pressão arterial.

Além disso, esse exercício previne outros problemas e doenças, como ataques cardíacos,  trombose, AVC, controla a taxa de açúcar no sangue, ajuda a recuperar lesões ortopédicas e muito mais.

Sem contar que pedalar ajuda a ficar com as pernas durinhas, já que ela atua na tonificação muscular, além de ser ótima para diminuir estresse e ansiedade.

Como usar bicicleta ergométrica?

Se você quer descobrir se está sabendo realmente como usar bicicleta ergométrica, o jeito certo é colocá-la em local ventilado para que possa pedalar em um ambiente fresco, porque você vai sentir calor.

Depois, ajuste a altura do banco de uma maneira que o joelho da perna que está no pedal mais baixo fique semiflexionado.

Para não ficar com dor nas costas e no pescoço, mantenha o tronco reto, fixe o olhar para a frente e incline a cabeça para baixo levemente. Pronto, agora pode começar a pedalar!

Exemplos de treinos na bicicleta ergométrica para iniciantes

Exemplos de treinos na bicicleta ergométrica para iniciantes

Para te ajudar a perder aqueles quilinhos indesejados, vamos te dar alguns exemplos de treino com bicicleta ergométrica iniciante para evoluir ao passo que vai evoluindo no pedal. Confira!

Treino 1

Pedale pelo tempo de 5 minutos em baixa intensidade. Alterne períodos de 5 minutos em intensidade média com 1 a 2 minutos em alta intensidade. Repita por 20 minutos. Termine pedalando em baixa intensidade por 5 minutos.

Treino 2

Pedale em baixa intensidade 5 minutos. Depois, alterne pedaladas de 3 a 5 minutos em intensidade média e de 1 a 3 minutos em alta intensidade. Faça essa repetição por 20 a 30 minutos.Termine o treino pedalando em baixa intensidade por 5 minutos.

Treino 3

Comece pedalando em baixa intensidade por 5 minutos. Depois, altere para intensidade média por 10 minutos. Na sequência, pedale em alta intensidade por 2 minutos e em baixa intensidade por 2 minutos.

Repita essa série por 3 vezes. Para finalizar, pedale em baixa intensidade por 5 minutos.

Dicas para emagrecer usando a bicicleta ergométrica

Dicas para emagrecer usando a bicicleta ergométrica

Agora que você já teve a certeza de que bicicleta ergométrica emagrece, dá uma olhadinha nas dicas para emagrecer pedalando.

Varie os treinos

É importante que entenda que cada treino possui um estímulo diferente, obrigando o corpo a se adaptar e promovendo os mais variados resultados positivos.

Para você compreender como os exercícios atuam no seu corpo, determinados treinos podem melhorar a força dos músculos, outros podem melhorar a função cardiovascular, queima de gordura e por aí vai.

Alterne a intensidade dos treinos

Ao fazer os exercícios com bicicleta ergométrica, é importante que você alterne a intensidade dos treinos. Em determinados dias da semana, faça treinos curtos e intensos. Em outros, treinos mais moderados e longos.

Isso é importante para estimular diferentes músculos e potencializar os resultados do seu treino.

Evite o efeito platô

Alterar os treinos evita o efeito platô, que é quando você repete o mesmo estímulo e o corpo se habitua e estaciona. Então, lembre-se sempre de sair da zona habitual, que é aquela mais confortável, mudando os treinos, pois o resultado será melhor.

Leve a gordura abdominal a sério

Se você está preocupado o bastante com sua gordura abdominal ao ponto de querer se livrar dela através de exercícios, parabéns pela decisão. Você está no caminho certo, já que andar de bicicleta ergométrica emagrece.

Ao contrário do que muita gente pensa, esta gordura não é apenas um problema estético. Parte dela é conhecida como gordura visceral, que é aquela que se acumula nas camadas profundas do abdômen, envolvendo os órgãos internos.

Inclusive, esse tipo de gordura é considerada a mais perigosa das gorduras acumuladas, ligada a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares e diabetes.

Exercícios físicos podem ajudar a queimar este tipo de gordura, melhorando diretamente a qualidade de vida.

Lifestyle saudável, menos gordura

Pedalar em uma bicicleta ergométrica emagrece, podendo ser grande parte da resposta para reduzir a gordura abdominal, principalmente se a sua dieta eliminar alimentos hipercalóricos.

É praticamente impossível queimar gordura sem que haja mudanças na dieta.  Sendo assim, ao aliar uma dieta saudável com exercícios frequentes, o corpo humano tende a se livrar da gordura do corpo como um todo, incluindo a abdominal.

Faça exercícios, e faça sempre

Para que a queima de gordura seja efetiva ao adotar exercícios com bicicleta ergométrica, é necessário manter a regularidade das pedaladas.

Mais importante que a intensidade com a qual o seu corpo se exercita, é a frequência com a qual seu corpo se acostuma.

O padrão recomendado para adultos é de cinco horas de exercícios leves por semana, mas quando o aparelho utilizado é uma bicicleta ergométrica, três horas semanais com a intensidade necessária para deixar sua camisa suada é o suficiente.

Pedalando a caminho da saúde

Pedalar com frequência bicicleta ergométrica pode perder barriga, mas pode transformar seu corpo como um todo.

Aliás, este exercício não é apenas uma forma de queimar gordura, é também essencial para o fortalecimento dos músculos, ajuda a aumentar o fôlego e deixa seu corpo mais menos propenso a uma grande gama de doenças.

São muitas as vantagens de se exercitar com uma bicicleta ergométrica. Além do baixíssimo impacto nas juntas, você não precisa se preocupar com chuva, nem ficar atento aos perigos do trânsito.

Bicicleta ergométrica emagrece barriga?

Sempre que andamos de bike trabalhamos diferentes grupos e músculos tanto as pernas, dos braços, costas e também do abdômen, favorecendo a perda de medidas da barriga.

Então, se ainda está com dúvida se a bicicleta ergométrica emagrece barriga, a resposta é muito!

Bicicleta ergométrica aumenta os glúteos e engrossa as pernas?

Bicicleta ergométrica aumenta os glúteos e engrossa as pernas

Como já falamos no tópico anterior, por trabalhar diferentes grupos de músculos, as pernas também são beneficiadas com a prática do exercício regular, tornando-se mais fortes, torneadas e tonificadas

Bicicleta ergométrica emagrece em quanto tempo?

Essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida, pois o organismo de cada pessoa reage de uma maneira diferente.

Mas se para quem se questiona sobre quanto tempo devo andar de bicicleta por dia para emagrecer, lembre-se que você mesmo pode respondê-la ao manter exercícios regulares e uma alimentação balanceada. Com tudo isso, o emagrecimento é certo.

Bicicleta ergométrica, esteira ou caminhada: qual emagrece mais?

Essa é outra pergunta que pode variar, pois ela dependerá da sua frequência de exercício e intensidade. Portanto, recomenda-se sempre fazer aquela atividade que te dá mais prazer.

Lembre-se que o processo de emagrecimento não pode ser um martírio, é preciso aproveitar esse tempo para se descobrir e conhecer o seu corpo, entendo qual exercício ele se adapta melhor.

Onde comprar bicicleta ergométrica?

Quer encontrar as melhores opções de bicicletas ergométricas e os preços mais vantajosos do mercado? Então, o seu lugar é na nossa loja virtual, Estrela 10, que oferece bikes dos mais variados modelos e com os preços que cabem no seu bolso.

No site, você encontra bicicleta ergométrica horizontal, spinning, magnética, mecânica e muito mais. Acesse o nosso site e encontre o modelo que procura!

Conclusão

A bicicleta ergométrica emagrece e garante os mais variados benefícios para a sua saúde.

Então, saia do sofá, largue o controle da televisão e o celular e mude seus hábitos, quem sabe você não descobre o esporte da sua vida e, de quebra, consegue perder aqueles quilinhos que tanto te incomodam.

Para garantir economia, qualidade e variedade, acesse a nossa loja virtual, Estrela10, onde você encontra um portfólio completo de produtos fitness e muitas outras modalidades, como móveis, decoração, eletrodoméstico, ferramentas, informática e muito mais.

Acesse a Estrela 10 agora mesmo e encontre tudo que você precisa para emagrecer com saúde.

Publicações relacionadas

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *