Tipos de alicate: conheça os principais e como usá-los na manutenção

Hoje em dia, o mercado de ferramentas oferece os mais diversos tipos de alicate com finalidades e características distintas para os mais variados serviços.

Por conta dessa variedade, muitas pessoas ficam em dúvida na hora de comprar o modelo certo para atender às suas necessidades.

Se você também compartilha das mesmas dúvidas, neste artigo você encontrará diversos tipos de alicates e suas utilidades.

Além de conhecer os melhores cuidados para garantir a durabilidade das peças. Confira!

Quais são os tipos de alicates mais usados?

quais são os tipos de alicates mais usados

Versátil, prático e muito eficiente, o alicate é uma das ferramentas indispensáveis no dia a dia de profissionais das mais diversas áreas, mas também daquelas pessoas que são responsáveis por pequenos consertos em casa.

Além de facilitar os trabalhos manuais, os alicates garantem que você não corra riscos na hora de executar serviços, como trocar a resistência de um chuveiro, montagem de um móvel, instalação de tomadas e por aí vai.

Pensando nisso, listamos aqui os modelos mais comuns e a utilidade de cada um para escolher a ferramenta ideal para os serviços. Dá uma olhadinha!

Confira: Ferramentas para eletricista: confira lista com as 15 mais essenciais!

Alicate Universal

alicate universal

O próprio nome já faz uma referência sobre o tipo desse modelo de ferramenta. O alicate universal é aquele usado para boa parte dos serviços, como uma espécie de alicate “pau pra toda obra”, um verdadeiro faz tudo.

Esse é um dos tipos de alicates que você pode utilizá-lo para cortar, apertar e torcer fios de todos os tipos, o que pode facilitar e muito a execução de diversos trabalhos.

Alicate Corte Diagonal

alicate corte diagonal

Para quem tem pouca intimidade com serviços de elétrica, por exemplo, o alicate de corte diagonal é uma peça que não pode faltar no seu painel ou kit de ferramentas, pois nesse tipo de trabalho, muitas vezes, são necessários cortes especiais.

É essa é justamente a principal função do alicate de corte diagonal, usado para serviços técnicos em computadores, carros e elétricos, entre outros.

Além disso, esses modelos de alicates podem ser usados como descascador de fios.

Alicate Meia Cana

alicate meia cana

Além de entender para que serve o alicate diagonal, saiba que o alicate meia cana, conhecido como bico fino, essa ferramenta serve para torcer facilmente fios que são mais difíceis de acessar.

Além disso, o alicate meia cana é muito usado em artesanatos com arames e chapas finas.

Na hora de escolher esse modelo de alicate, é importante que você saiba a finalidade certa dele, já que há tipos diferentes com o alicate de bico reto e curvo.

Alicate de Pressão

alicate de pressão

Com um mecanismo muito diferente dos demais apresentados neste artigo, os tipos de alicate de pressão são ideais para trabalhar com porcas e parafusos.

Para você entender, o modelo de pressão funciona perfeitamente para fixar colas e soldas, sendo que a regulagem da pressão é feita por meio do parafuso que tem no cabo.

Chave Inglesa

chave inglesa

Se você precisa apertar ou desapertar parafusos e outras peças, entre os melhores tipos de alicate está a chave inglesa.

A versatilidade desse modelo de alicate é incrível, já que reúne em uma só ferramenta várias chaves fixas, o que facilita os serviços manuais e garante uma maior economia.

Como escolher um bom alicate?

como escolher um bom alicate

Se, além de conhecer os principais tipos de alicates e suas utilidades, você também precisa entender como escolher o modelo ideal para as suas necessidades.

Por isso, o primeiro passo é escolher aquele alicate que mais combina com o tipo de serviço que executa e que garanta a segurança para o desenvolvimento das suas atividades.

Tipos de alicates: conheça os cuidados básicos com as ferramentas

tipos de alicate

Para garantir a eficiência dos serviços e a durabilidade dos alicates, há cuidados imprescindíveis para as peças.

Por isso, se você tem o hábito de se aproveitar da rigidez do alicate para utilizá-lo como martelo, pare com isso imediatamente.

Bater, soltar parafusos e arrancar pregos são funções exclusivas do martelo. Saiba que essa ação pode danificar a peça e diminuir a sua vida útil.

Além disso, os diferentes tipos de alicate passam por um tratamento térmico que garante o fio e a resistência dele.

Para ele não perder essa característica, não segure peças na parte da solda, já que inevitavelmente a mandíbula ficará muito aquecida e, assim, o fio é perdido.

Para garantir ainda mais a integridade e a durabilidade da ferramenta, tenha o hábito de lubrificar com óleo as partes metálicas dos alicates periodicamente.

Evitar quedas e mantê-lo longe de ferramentas pontiagudas e cortantes é fundamental para proteger a isolação do alicate.

Onde encontrar diferentes tipos de alicate?

Agora que você já entende para que serve cada alicate e os modelos mais usados no mercado, saiba que ferramentas você encontra na nossa loja virtual, Estrela10, um e-commerce completo, que comercializa os mais diversos tipos de alicates.

E o melhor é que o nosso site possui ainda as mais variadas ferramentas e acessórios para manutenção elétrica, hidráulica, marcenaria e muito mais.

Conclusão

Hoje em dia, o mercado oferece os mais diferentes tipos de alicate com características, funções e especificações diferentes para atender vários tipos de serviços.

Por isso, antes de comprar qualquer modelo, é preciso saber exatamente o objetivo do uso para não errar na sua compra. Sempre que ficar com dúvida, é só voltar aqui no nosso artigo e conferir a funcionalidade de cada um deles.

Para comprar os modelos certos, agora você já sabe que as melhores ferramentas, acessórios e alicates estão na nossa loja online Estrela 10, que disponibiliza um amplo portfólio de peças para manutenções elétricas, hidráulicas, marcenaria, entre outros.

E a vantagem é que o nosso site é um dos melhores e-commerces do Brasil por garantir os preços mais baixos do mercado e as opções de pagamentos mais vantajosas.

Acesse o nosso site agora mesmo e encontre tudo que você precisa para serviços de manutenção.

Equipe Redação Estrela10

https://www.estrela10.com.br/

Publicações relacionadas

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *