4 dicas para deixar espaços pequenos mais aconchegantes e funcionais

Em um cenário atualmente marcado pelo distanciamento social, mudanças significativas refletem também no mercado imobiliário, uma vez que ao passar mais tempo em determinados locais, há maior necessidade de potencializar a sensação de conforto e praticidade. 

Afinal, o  impacto que a elaboração de um espaço tem no bem-estar e rendimento do dia a dia é notável. Diante do espaço disponível, dúvidas sobre como deixar locais menores mais funcionais e aconchegantes podem ser mais frequentes, mas conforme será visto, há diversas possibilidades.

Invista em cores claras

Quais são as cores que você utiliza no espaço pequeno que deseja decorar? Para promover a sensação de que o local é maior, cores claras nas paredes e no chão são favoráveis. Além disso, tons leves como os beges suaves e marfins podem contribuir com o bem-estar, sendo essa uma dica de maior impacto para tornar as áreas mais aconchegantes.

Apesar da contribuição das cores claras para a sensação de amplitude do ambiente, é válido citar que acrescentar alguns pontos de tons diferenciados também podem tornar o ambiente ainda mais aconchegante. É possível fazer isso por meio de elementos como tapetes, vasos, almofadas e luminárias.

Decore com moderação

Se o espaço é pequeno, ter muitos elementos pode dificultar uma boa organização e a estética. Uma vez que a proposta é garantir a funcionalidade e uma área confortável, busque inserir apenas os itens que são compatíveis com cada ambiente.

O ideal é decorar de forma que o equilíbrio entre os elementos decorativos e os objetos úteis seja favorecido. Por exemplo, em prateleiras na parede, além de contribuir com um melhor proveito do ambiente, podem receber plantas, livros, porta-retratos, entre outras possibilidades.

Aposte em itens multifuncionais

Quais móveis estão no ambiente? Já parou para pensar se contribuem com o conforto e funcionalidade do espaço? Muitas vezes, é possível alinhar a estética com a praticidade, potencializando ainda mais o aproveitamento do espaço.

Nesse caso, é interessante ter atenção às dimensões, posicionamento, uniformização de materiais e integração de funções. Por exemplo, uma mesa suspensa dobrável pode atender diversas funcionalidades e evitar que a passagem seja obstruída.

Use a iluminação de forma estratégica

Assim como as cores mais claras, a iluminação natural também promove a sensação de um ambiente mais amplo, além de ter influência na leveza dos espaços. Como consequência, pode impulsionar a disposição, produtividade, entre outros pontos positivos. 

Dependendo do tipo de lugar, caso a luminosidade natural não seja muito favorável, é interessante apostar na artificial. Por exemplo, caso tenham áreas de sombras nos cantos, itens para iluminar de forma indireta ou direta, como spots, podem ser incorporados.

Vale citar que um dos impactos observados no mercado imobiliário foi o aumento da busca por residências maiores devido à crescente do home office, juntamente com a procura por escritórios menores. Sendo assim, as dicas podem ser adaptadas de acordo com as necessidade de cada local.

Publicações relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *