Dê uma mordida no chocolate

chocolate

Com a Páscoa a caminho e os corredores dos mercados cheios de ovos de chocolate, não teria como o tema desse post ser outro. Um dos doces mais consumidos no mundo, o chocolate tem uma das histórias mais antigas sendo popular e muito consumido pelas civilizações pré-colombianas.

Origem do chocolate

Antes de ganhar o formato que conhecemos hoje, de barra, o chocolate era muito consumido como bebida e se popularizou assim. Uma herança que os desbravadores trouxeram da América para Europa, principalmente dos Astecas e Maias.

Os Maias utilizam a semente de cacau como moeda, dez valiam um coelho, e os Astecas consumiam uma bebida feita com essas sementes, que diziam trazer energias e ser afrodisíaca.

O apreço a essa bebida e a valorização ao cacau era tanta que fez os desbravadores levarem as sementes para Europa e produzir a bebida por lá, mas claro adaptada ao seu paladar já que os Astecas tomavam ela fria sem o uso de nenhum adoçante. Assim podemos dizer que surgia o chocolate quente.

Aí foi só se popularizar e conquistar o mundo, para se ter uma ideia as “Casas de chocolate” chegaram a competir diretamente com as “Casas de café”. Isso em 1700. O chocolate em pó veio a ser inventado em 1828 e as primeiras barras só em 1849 depois disso foram muitas mudanças como a adição de leite na receita e os vários sabores que vieram.

 

chocolate2

Barra de chocolate

 

Agora antes de você sair devorar uma barra de chocolate uma pergunta: O chocolate faz bem ou mal para saúde?

Depende da quantidade e do tipo de chocolate que você consome.

O chocolate pode conter antioxidantes, diminuir o LDL (Colesterol ruim) e protege o coração. Além de fornece energia e bom humor.

Mas nunca em excesso, vale lembrar que o chocolate é cheio de gordura e açúcar e deve ser consumido com moderação. Também se deve dar preferencia aos chocolates amargos ou meio amargos, segundo especialistas são os que mais trazem benefícios quando consumidos.

Agora pode ir devorar o seu chocolate! E não se esqueça de deixar um comentário. 

 

Comments

comments