Capacetes modelos e forma de utilizações.

Capacetes modelos e forma de utilizações.

De um simples passeio com sua bicicleta a uma longa viagem de aventura com sua motocicleta, é preciso segurança adequada. Entre diversos itens de segurança, nesse texto trataremos exclusivamente do capacete. Proteger a cabeça de eventuais quedas, por menores que sejam, sempre é prioridade. Para se ter uma ideia, um choque a uma velocidade superior a 17Km/h causará sérios danos ao crânio humano.

Capacete para ciclistas

Com a demanda cada vez maior de bicicletas circulando pelas ruas do Brasil, o índice de acidentes envolvendo ciclistas também aumenta consideravelmente. Preservar a vida é primordial, mas ainda são poucas pessoas que tem o hábito de utilizar capacete para trafegar em segurança com sua bike.

Aqui vão algumas dicas de capacetes para você circular com sua bicicleta em segurança:

O mais conhecido e mais utilizado é o capacete aberto, também chamado de meia concha. Ele melhora a aerodinâmica do ciclista e também é mais eficiente nas quedas horizontais. Existem os modelos sem aba e com aba, sendo o primeiro mais adequado para os praticantes de ciclismo de estrada e o segundo preferidos para o mountain bike, que é o passeio em terrenos mais difíceis. Para garantir sua segurança, após qualquer queda, troque seu capacete por um novo e jamais compre este equipamento usado.

capacete aberto para ciclismo

capacete aberto para ciclismo

Capacete com aba para mountain bike.

Capacete com aba para mountain bike.

 

Além de escolher o modelo adequado para sua prática, é preciso ficar atento a outros pontos importantes. Ventilação: Para atividades mais longas, utilize o capacete com mais aberturas para ventilação adequada, assim, ajudando na transpiração da cabeça e proporcionando mais conforto no passeio.  Regulagens: Além dos tamanhos diferenciados (P, M, G etc), os capacetes possuem regulagens para melhor ajustar na cabeça do ciclista. Alguns vem apenas com a regulagem do queixo e orelhas. Outros vem também com a regulagem de cabeça na parte traseira, que deixa o capacete mais firme.

Capacete para motociclistas

Para trafegar com segurança e tranquilidade com sua motocicleta é fundamental o uso do capacete. Fazer a escolha certa desse equipamento indispensável é muito importante, por isso leve em conta o conforto e a resistência. Verifique se o capacete possuí selo do INMETRO, que serve para garantir que o capacete passou por testes variados de segurança e impacto.

Para motociclistas que usarão o capacete apenas para trafegar dentro da cidade, é recomendável os modelos confeccionados em fibra de vidro que são leves e resistente apenas para velocidades médias. Já quem for pegar a estrada para longas viagens e pilotara por horas seguidas devem preferir os capacetes fabricados em fibra de carbono, pois são leves e de grande resistência. É indicado também capacetes com ótimo sistema de ventilação.

Modelo de capacetes

Aberto: Este modelo por ser o mais bonito, confortável e arejado, porém o menos seguro, já que o rosto do motociclista fica totalmente exposto. Caso não tenha viseira, é obrigatório o uso de óculos adequado para proteção dos olhos contra a poeira. Fique atento na hora da compra, existe modelos de capacete aberto, os chamados ‘coquinho’, que são proibidos por lei. Eles não protegem a orelha nem a nuca. A baixo um modelo de capacete aberto que é permitido por lei e principalmente seguro.

Capacete Aberto Street Floripa Matt Preto OP02 Mormaii

Capacete Aberto Street Floripa Matt Preto OP02 Mormaii

 

Fechado: Esse é o modelo mais comum e mais seguro do mercado. Indicado principalmente para quem trafega nas rodovias de grande movimento. É ideal para proteger os olhos e o rosto de insetos e pedras lançadas por outros veículos, que possam atrapalhar a condução e causar sérios acidentes. Modelos mais avançados possuem sistemas de ventilação para aumentar o conforto. Veja um modelo ideal de capacete fechado.

Capacete Theme Gray com Capa Protetora Street C1025 Mormaii

Capacete Theme Gray com Capa Protetora Street C1025 Mormaii

 

Articulado: Este modelo de capacete é prático, porém o mais pesado. Sua parte inferior permite ser levantada junto com a viseira, para que o motociclista possa falar no trânsito ou simplesmente tomar um pouco de ar. Este modelo não indicado para longas viagens por não apresentar a mesma segurança do que os modelos fechados.

Capacete Cordillera Explorer Mate Green G339A Mormaii

Capacete Cordillera Explorer Mate Green G339A Mormaii

 

Off road: Desenvolvido especialmente para os pilotos de enduro, freestyle, motocross, rally e também para os apaixonados por trilhas. O modelo cross, como também é conhecido este modelo, é projetado para facilitar a respiração e a ventilação. Também possuí a queixeira alongada para aumentar a segurança e uma aba para proteger o piloto do sol. O peso do capacete deve ser avaliado também na hora da compra, pois para longas competições, um equipamento mais leve faz a diferença. Para esse capacete também é importante a utilização de um óculos especial para proteção dos olhos.

Capacete para Motocross Cooler Black FS 603 Mormaii

Capacete para Motocross Cooler Black FS 603 Mormaii

 

Off road com viseira: Sentindo uma oportunidade no mercado, os fabricantes de capacetes desenvolveram um novo equipamento a partir do capacete off road. Foi adaptado uma viseira de proteção diretamente no capacete, assim dispensando o uso do óculos.

Capacete Cordillera Black Gray AF001 Mormaii

Capacete Cordillera Black Gray AF001 Mormaii

Diversos modelos de capacetes,

Diversos modelos de capacetes,

Comments

comments