9 Dicas comprovadas para ser feliz

Como ser feliz

Todos queremos ser felizes, mas você já se perguntou: como?

Sorte nossa que cientistas e gurus de desenvolvimento pessoal tem abordado esta questão por anos. Então, se você tem se curvado à tristeza, veja essas 9 dicas cientificamente comprovadas para ser feliz.

01 Pratique a gratidão

Pratique a gratidão e pratique-a todos os dias. Ela não é apenas gratificante para se fazer. Segundo o Dr. Robert Emmons, especialista no assunto, as pessoas que são gratas por tudo de bom que acontece em suas vidas tem 25% mais chances de serem felizes do que aquelas que não são.

02 Seja solidário

Se você já é grato por tudo que tem e vive, não se esqueça de ser solidário com os menos afortunados. O professor Martin Seligman, especialista em psicologia positiva dividiu seus estudantes em dois grupos. Um realizou atividades reconhecidamente divertidas, como ir ao cinema, enquanto o outro realizou atos altruístas, como voluntariado. Seligman descobriu que o grupo que se dedicou ao altruísmo ficou mais feliz por muito mais tempo do que o grupo que simplesmente foi ao cinema. Outros estudos sustentam a teoria de que atos altruístas fazem você ser mais feliz do que as pessoas egoístas. Experimente! Seja voluntariado(a) em alguma organização ou apenas ajude um amigo. Você vai se sentir melhor!

03 Saia de casa

Mesmo com esse calor que tem feito, é importante que você não fique trancado no ar condicionado. De acordo com um estudo da Universidade de Zayed, a exposição à luz solar aumenta o nível de vitamina D, que por sua vez estimula o humor. Claro, fique atento aos raios UV, eles não farão você mais feliz, mas mais queimado.

Não pode sair? Então certifique-se de deixar o ambiente com clima em torno de 13,9 ° C. Essa é a temperatura que maximiza a felicidade, de acordo com pesquisadores da Universidade de Osaka. Haja ar condicionado! :)

04 Faça exercícios

“O exercício libera endorfinas e as endorfinas fazem você feliz! Mulheres felizes não matam seus maridos. Elas simplesmente não o fazem. “

O raciocínio é de Elle Woods, personagem do filme “Legalmente Loira”. O pensamento pode não ter tido efeito no filme, mas tem certa razão. Um estudo da Universidade Duke descobriu que, pessoas que sofrem de depressão tem melhoras mais significativas quando seguem algum programa de exercício, em vez de tomar alguma droga. Mas não se preocupe – se você não é adepto, não precisa ficar horas na academia. Você pode fazer 10 minutos de exercício em sua casa mesmo.

05 Assistia a um filme triste

Parece um contrassenso, mas da próxima vez que você entrar em conflito por algum motivo, assista a um filme trágico, como Titanic, por exemplo. Em um estudo foi pedido aos participantes que preenchessem um questionário sobre suas vidas antes e depois de assistir a um filme trágico. Constatou-se que o mais triste dos participantes refletisse melhor sobre suas relações e sua vida. Por fim, acabou relatando maior satisfação com a vida do que antes de ter assistido ao filme. Assistir a um filme triste faz você pensar mais sobre seus relacionamentos. Mas atenção, concentrar-se em si próprio não faz você se sentir mais feliz, por isso se você está procurando uma sessão de autopiedade, pule essas dicas :)

06 Toque as pessoas

O brasileiro é famoso por tocar muito as pessoas. Cumprimentamos, abraçamos, encostamos nos outros enquanto falamos. Talvez essa seja uma das razões pelas quais o brasileiro é considerado um povo feliz. Encostar, sentir as pessoas, inunda o corpo com oxitocina, um hormônio de bem-estar que reduz o estresse, melhora a conexão e faz você ser feliz. Segure as mãos, abrace seu amigo ou até mesmo receba uma massagem. Isso tudo traz satisfação, felicidade e até mesmo fortalece o sistema imunológico. O benefício vale para quem tem um animal de estimação.

07 Observe o jeito que você anda

Sabia que a forma como você anda afeta sua maneira de sentir? De acordo com um estudo da psicóloga Sara Snodgrass, pessoas que andam com postura ereta e firme e com passos largos se sentem mais felizes que aquelas que andam olhando para os pés aos passinhos curtos. Então se você estiver tendo um dia difícil, tente alongar seus passos, balançar os braços e se por de forma ereta. Não esqueça de manter a cabeça erguida! Você vai sentir a mudança na hora.

08 Tire algumas fotos

Um estudo realizado pelo Dr. Peter Naish descobriu que o álcool e a TV mexem com o humor das pessoas em apenas 1%. Olhar fotos antigas, reviver momentos felizes fez com que as pessoas tivessem 11% mais bem-estar. Então da próxima vez que você for para o Facebook, navegue por suas fotos antigas em vez de perseguir ex-colegas da escola.

09 Treine para ser otimista

É muito bom ter truques para melhorar seu estado de espírito, mas o melhor a se fazer para ser feliz é tornar-se um otimista. Você está convencido de que está condenado a uma perspectiva pessimista? Boa notícia pra você! De acordo com Elaine Fox, autora do livro “Rainy Brain, Sunny Brain”, sua visão de vida é maleável. É perfeitamente possível se tornar um otimista. Um repórter da rede britânica BBC fez isso em apenas 7 semanas. Veja aqui o artigo original (em Inglês).

Seja otimista

Seja otimista para ser feliz.

E você, é pessimista ou otimista?

Como você enfrenta os momentos tristes? Tem algum truque da felicidade para inserirmos no 10º lugar?
Compartilhe com a gente nos comentário abaixo!

Comments

comments