Alicates: Tipos e Manutenção

Alicates

Versátil, prático e muito eficiente. O alicate é uma das ferramentas indispensáveis no nosso dia-a-dia. Além de facilitar os trabalhos manuais, ele garante que você não corra riscos na hora de cortar fios mais grossos.

Nesse post, você irá conhecer os tipos mais comuns e a sua utilidade e também aprender como mantê-lo funcionando por muito mais tempo. Acompanhe!

Alicate universalAlicate Universal

O próprio nome já diz não é? Esse é aquele alicate “pau pra toda obra”. Você pode utilizá-lo para cortar, apertar e torcer fios de todos os tipos._

_

Alicate corte diagonal

Alicate Corte Diagonal

Para quem tem um pouco de intimidade com fios, sabe que às vezes são necessários cortes especiais. É para esse tipo de trabalho que este alicate serve. É muito utilizado em cabos usados em computadores, carros e elétricos. É muito comum também ele ser usado como descascador de fios.

Alicate meia canaAlicate Meia Cana

Também conhecido com alicate de bico fino, esta ferramenta serve para torcer facilmente fios que são mais difíceis de acessar. Além disso, ele é muito usado em artesanatos com arames e chapas finas. Na hora de escolher, é importante que você saiba a finalidade certa dele, já que há tipos com o bico reto e curvo.

Alicate de Pressãoalicate-de-pressao

Com um mecanismo muito diferente dos demais, o alicate de pressão é o ideal para se trabalhar com porcas e parafusos. Ele funciona perfeitamente para fixar colas e soldas. A regulagem da pressão é feita através do parafuso que tem no cabo.

chave-inglesaChave Inglesa

Se você precisa apertar ou desapertar parafusos e outras peças, esse é o alicate indicado. A versatilidade dele é incrível, já que reúne em uma só ferramenta várias chaves fixas.


Esses são os principais tipos de alicates. É claro que existem muitos outros que tem uma utilidade mais restrita. Agora, independente do tipo que você tem, os cuidados com eles são sempre os mesmo. Assim, você garante uma vida útil muito maior. Dê uma olhada!

  • Se você tem o hábito de se aproveitar da rigidez do alicate para utilizá-lo como martelo, pare com isso imediatamente. Bater, soltar parafusos e arrancar pregos são funções exclusivas do martelo.
  • Todo alicate passa por um tratamento térmico que garante o fio e a resistência dele. Para você não perder isso, não segure peças na parte da solda, já que inevitavelmente a mandíbula ficará muito aquecida e assim o fio é perdido.
  • Para garantir a durabilidade, tenha o hábito de lubrificar com óleo as partes metálicas do alicate periodicamente.
  • Evitar quedas e manter o alicate longe de ferramentas pontiagudas e cortantes é fundamental para proteger a isolação do alicate.

A Estrela10 tem Alicates de várias formas para facilitar o seu trabalho com fios. Acesse o site e confira os melhores preços em ferramentas.

Comments

comments