Como montar meu Home Theater?

banner-home-t

 

Um bom filme, aquela sala escurinha, uma poltrona aconchegante e a pipoca que não pode faltar… e não estamos falando do cinema.
O assunto é home theaterE como o nome já diz: “Cinema em casa”.

Com um pouco de planejamento é possível ter uma sala aconchegante, com imagem e som de cinema, para assistir seus filmes favoritos em casa.

Para facilitar a montagem do seu home theater, criamos esse guia prático e simples.

Considerações sobre seu Home Theater

Como Escolher

Existem alguns itens que devem ser levados em conta na hora de montar um home theater em sua casa.

A primeira coisa que você deve levar em conta, é o tamanho da sala onde você pretende instalá-lo. Isso influencia tanto no tamanho da TV, como na potência do home. Para os mais exigentes, até mesmo a decoração e os móveis da sala devem ser levados em conta.

A regra é simples: Quanto maior a sala, maior a potência das caixas de som e mais você pode abusar do tamanho da TV.

Também quando falamos de ambiente, outra questão importante é a acústica da sala. Tapetes, sofás, estantes com muitos livros e outros móveis de madeiras, são isolantes acústicos. Para quem mora em apartamentos e não pretende incomodar os vizinhos, é bom abusar desses itens.

 

Fique ligado ao espaço de sua sala

 

Sobre a TV

A principal função do home theater é em relação ao som. Será ele quem dará a qualidade sonora que você deseja, e o conjunto fica completo com uma TV de qualidade, embora você não precise trocar sua TV para montar o seu “cinema”, isso fica a seu critério.

Existem três modelos recomendados de TV: LED, LCD e Plasma.
E para os mais extravagantes rola até instalar um projetor na sala.

Na questão qualidade, as TVs de LED são superiores e são as mais caras do mercado,  mas se você estiver em busca de qualidade essa é a indicação. Já as de Plasma são as com preços mais acessíveis e LCD o meio termo entre preço e qualidade.

O interessante é que se você for trocar a sua TV, as indicadas são esses três modelos, sempre levando em conta o uso e o espaço da sala. Quanto mais polegadas, mais longe você tem que sentar.

Essa tabelinha serve como base para te auxiliar na distância que você deve sentar da TV. Mas lembre-se que isso pode variar bastante, dependendo a marca e modelo.

Tamanho da Tela (em polegadas) Distância recomendada
32 1.25 Metros
40 1.57 Metros
42 1.64 Metros
46 1.80 Metros
50 1.96 Metros
55 2.15 Metros
60 2.35 Metros
65 2.54 Metros
70 2.74 Metros
Projetor 72 2.82 Metros
Projetor 100 3.91 Metros

Sobre o Som

Aquele sensação de estar no meio do filme é causada pelo som, que no cinema não sai somente da frente, mas de todos os lados. Esse é o motivo do home theater ter normalmente 5 caixas de som que são dispostas por todo ambiente.

Em sistemas 5.1, que são os mais comuns dos home theater, são compostos por 5 caixas de som, 2 atrás e 3 na frente. Basicamente como nesse diagrama:

Composição ideal para seu home theater 5.1

 

Você fica envolvido pelo som que vem de todos os lados.

Mas o que é 5.1?

Sistema 5.1 utiliza cinco canais diferentes para repassar o som por todo ambiente. O nosso sistema auditivo consegue interpretar os sons que recebe a distância, de qual lado veio e profundidade.

Isso gera um som limpo e de qualidade que cria a sensação de imersão.

A principal dica na hora de escolher seu home theater é:

  • Buscar a potência do aparelho de acordo com o tamanho da sala onde ele será instalado.

Em média, alguns especialistas recomendam que para salas com até 12 metros quadrados, o home theater deve ter de 50 a 60 watts RMS, salas maiores com 20 metros quadrados o ideal é de 75 a 100 watts RMS. Lembrando que, quanto mais revestida sua sala for (sofás, cortinas, tapetes, papéis de paredes, móveis de madeira) maior deve ser a potência do Home.

Dicas extras!

  • Cuide para que o móvel onde ficam as caixas da frente seja bem fixo para evitar vibrações.
  • Cabos: Cabos visíveis e espalhados,  além de darem um aspecto feio ao ambiente, podem atrapalhar. Pense bem na disposição dos aparelhos para manter os cabos ocultos.
  • Busque aparelhos com várias entradas auxiliares (USB, HDMI) para que você possa utilizar vários equipamentos sem necessitar grandes “gambiaras”.
  • Um dos charmes da sala com home theater, é o conforto. Por isso,  é indicado que você tenha  um sofá ou poltrona onde você possa sentar-se durante horas sem ficar desconfortável.
  • Cuidado com a janela! Não instale a TV de frente para janela ou com ela atrás. Os reflexos podem atrapalhar sua sessão de cinema.
  • Em todos os casos, tenha uma cortina do tipo blackout para não se incomodar muito.

Espero que depois dessas dicas sua sala de cinema fique show e você possa aproveitar ainda mais os filmes que vai assistir. Não esqueça de nos convidar para inauguração. ;)

Comments

comments