6 Dicas para você aumentar sinal wifi

Wifi

Você não precisa apelar para “gambiarras” para ter maior cobertura de internet em sua casa. Veja abaixo 6 dicas que vão aumentar o sinal wifi:

01 Medição de qualidade do sinal

Como aumentar sinal wifi

Sinal Wifi

Existem vários aplicativos móveis que possibilitam a medição do sinal do wifi, que servem  para verificar a qualidade da rede. Os aplicativos mais utilizados são:

  • WiFi Analyzer e o Wi-Fi Analytics Tool, para Android;
  • WiFi Explorer para iOS;
  • Speedtest.net para Windows Phone.

02 Mude a posição do roteador

Essa parece uma sugestão meio óbvia, mas você pode ter seu sinal de wifi prejudicado dependendo de onde está sua antena. O ideal numa área central e mais alta possível, para que o sinal alcance todos os cômodos da casa. É bom saber que um laptop, por exemplo, sempre vai conseguir se conectar com mais facilidade, pois tem bateria mais forte e mais antenas, ao se comparar a um smartphone ou tablet.

Posicionamento

Veja como um correto posicionamento interfere na abrangência do sinal wifi

03 Compre um repetidor de sinal

Se mudar a posição do roteador já não tem resolvido para você, uma dica é utilizar um repetidor de sinal. Ele expande e aumenta o sinal wifi do seu roteador, deixando qualidade de sinal por mais área. Eles costumam ser muito fáceis de instalar e usar. Veja alguns exemplos com ótimo custo e benefício:

  1. Repetidor de sinal Wifi RE051 Multilaser
    Ele é sem fio, bivolt e trabalha com 300Mbps, compatível com protocolos wireless 11b/g e 11n.
  2. Repetidor de sinal Wifi DIR-505 Cloud D-Link
    Sem fio, bivolt, trabalha com 54Mbps e compatível com os protocolos wireless 802.11g, 802.3, 802.3u.
  3. Repetidor de sinal Wifi DIR-503A D-Link
    Pequeno, portátil e muito prático, esse repetidor de sinal wifi é bivolt, sem fio, trabalha com 150Mbps e chega a aumentar sinal wifi por mais de 50m².

04 Atualize o software de seu roteador

Frequentemente os fabricantes disponibilizam atualizações, checar isso é um passo importante para melhorar o desempenho do seu roteador. As atualizações sempre geram uma melhora no funcionamento e os mesmos estão disponíveis nos sites dos fabricantes. Para isso, verifique o modelo e versão do seu roteador, siga os passos descritos pelos próprios fabricantes e verifique se você não está desatualizado. Apenas essa mudança pode aumentar sinal wifi do seu aparelho.

05 Mude o canal de transmissão

Devido ao sinal do wifi sofrer variações, por causa dos telefones sem fio e micro-ondas, é aconselhável mudar o canal de transmissão para outras frequências. É possível configurar o roteador selecionando o canal automaticamente, ou seja, o aparelho vai buscar encontrar o melhor canal da frequência.

06 Atualize o roteador

Se todas essas dicas acima não resolverem o problema, talvez esteja na hora de trocar de roteador. Segundo Rodrigo Paiva, gerente de produtos da D-Link, os roteadores mais antigos, do conhecido padrão 11g, chegam a uma velocidade de até 54 megabits por segundo. Os modelos do padrão 11n alcançam entre 150 Mbps e 300 Mbps. Algumas fabricantes já têm equipamentos para o padrão mais recente, o 11ac, que pode chegar a uma velocidade de até 1750 Mbps e trabalha na frequência de 5 GHz, que não tem interferências de outros equipamentos.

Clique e saiba mais!

Comments

comments