Especial Dia do Rock: o início do rock and roll

Capa-blog_diadorock

Dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock! Mas para os fãs, todo dia é dia de rock and roll. Você sabe porque esta foi a data escolhida para comemorar o estilo musical?

Clique aqui para descobrir.

E a história do início do rock and roll, você conhece? A Estrela10 preparou para você um resumo com algumas coisas que todo fã deveria saber sobre o início do rock and roll.

  •  Origem do termo rock and roll

Em meados de 1940 os afrodescendentes norte americanos utilizavam a gíria rock and roll como referência aos bons momentos. A expressão significava “balançar e rolar” e já fazia parte do vocabulário deles desde o início do século XX. Os negros foram precursores do blues, um dos pais do rock, e utilizavam a gíria “rock and roll” em suas músicas (frequentemente tristes) para demonstrar um pouco de alegria em meio à realidade cruel a que estavam submetidos.

Na década de 60, para abranger as mudanças musicais provocadas por artistas como Bob Dylan e os Beatles, o termo foi adaptado para rock. Esta adaptação se deu pela necessidade de classificar os inúmeros estilos musicais que eram “filhos” do rock, como o rock psicodélico, rock progressivo, folk rock, hard rock, heavy metal e etc.

A partir daí, o termo rock and roll passou a ser utilizado apenas para o estilo musical original, característico dos anos 50.

  •  O rock em seus primórdios

Nos primeiros anos do rock, no final dos anos 40 e começo dos anos 50, o instrumento principal de uma banda de rock era normalmente o piano ou o saxofone. Estes instrumentos foram substituídos na metade da década de 50 pela guitarra.

O ritmo era normalmente parecido com o blues, mas com uma notável diferença: uma batida de fundo, que inexistia no blues. Esta base era normalmente executada em uma caixa (tarol), um dos componentes das baterias que conhecemos atualmente.

O rock and roll clássico passou a ser normalmente composto por uma ou duas guitarras, um baixo (elétrico ou baixolão) e um kit de caixas (que conhecemos agora por bateria). Era um som simples, barulhento e refutado pelos conservadores que não raramente chamavam o ritmo de música para demônios.

Música para demônios ou não, o rock foi um dos agentes de maior força à igualdade civil nos Estados Unidos da América, que era pouco ou não praticada até então. Jovens brancos e negros adoravam o estilo musical, e pela paixão em comum quebravam o preconceito, respeitando as diferenças em prol da música.

  •  A “primeira” banda de rock

Não existe uma só resposta quando o assunto é a primeira banda de rock. Mas diversos historiadores e fãs do estilo apontam “Bill Haley & His Comets”, que surgiu em 1951, como a primeira banda de rock que se há registros.
Ouça “Rock around the clock” e descubra se você conhece a primeira banda de rock que existiu.

Veja mais curiosidades sobre o rock clicando aqui.

Comments

comments