Dicas: escolhendo o amplificador de guitarra

Guitarristas: escolhendo o amplificador certo

Antes de comprar um amplificador, o ideal é saber quais as necessidades que ele deve suprir. Não existe amplificador certo ou errado, é tudo questão de gosto e preferência pessoal. É questão de ouvido.

Para ajudar nesta escolha oferecemos algumas dicas que podem facilitar a sua busca pelo amplificador correto, de acordo com sua experiência com a guitarra e necessidades.

Iniciante / Só toca em casa?
Se você tem pouca experiência e gostaria de um amplificador para auxiliar no seus estudos musicais, um mini amplificador pode ser o suficiente para isto.

Agora, se você não é tão iniciante mas gostaria de “sentir” o som que está fazendo, o mini amplificador pode lhe dar o que precisa. Mesmo após anos de experiência na guitarra, vários músicos optam por ter a mão um mini amplificador.

O baixo custo e a possibilidade de levar o amplificador a tiracolo tornam os minis a escolha ideal para quem quer estudar música e conhecer o instrumento.

Médio / Costuma tocar para pequenos públicos?
Se você costuma tocar em público, seja em bares e restaurantes ou até mesmo na rua, o ideal é um amplificador de tamanho médio.

A facilidade no transporte do equipamento, a leveza e o custo mediano são mais do que motivos suficientes para optar por um amplificador com falantes de 8 polegadas. Vale lembrar que o volume de um amplificador é ditado pela sua potência, e não pelo seu tamanho.

Grande / Música para grandes públicos e ambientes maiores
Guitarristas mais experientes que costumam tocar para públicos maiores, em locais maiores, precisam de amplificadores com maior potência.

Para guitarristas que costumam tocar em banda com bateria e baixo, com som baixo ou moderado, devem optar por amplificadores de até 15w. Amplificadores com potência de até 15w são capazes de acompanhar um piano de cauda acústico e manter clareza perfeita do som.

Para guitarristas que acompanham bandas em shows maiores, com volume mais alto que normalmente tocam em palcos, amplificadores de até 30w. Ideal para locais fechados de grande espaço.

Guitarristas que costumam tocar em “power trios” com o volume extremamente alto, o ideal são amplificadores de até 50w. Mas é necessário prestar atenção no volume, pois o som pode “estourar” em alguns locais onde o guitarrista vá se apresentar.

Grandes bandas, com shows em ambientes enormes, devem utilizar amplificadores de no máximo 100w. Passar dos 100w não passa de ostentação, que pode dificultar o trabalho dos outros músicos da banda, então muito cuidado, ostentar pode ser muito prejudicial ao som final oferecido pela banda.

De pequenos amplificadores portáteis a amplificadores grandes para shows com grandes públicos, cada um tem sua utilização. Pense na utilização que seu amplificador terá e escolha o equipamento correto para suas necessidades.

Conheça e compare os preços e modelos de amplificadores, CLICANDO AQUI!

equipamentos-musicais

Comments

comments