Headset Gamer e Fone de DJ: quais são as diferenças?

Qual a diferença do fone para DJ e Gamer

O que difere um fone de ouvido criado para DJ ou um Headset Gamer?
Veja a seguir:

Fone para DJ

Fone de ouvido para Deejay

Fone de ouvido para Deejay – Philips

Para um DJ, o fone de ouvido é o seu principal guia e melhor companheiro. É ele que vai garantir que o DJ tire o melhor da sua música. Todo DJ, iniciante ou experiente, precisa de um bom fone de ouvido.

A grande diferença do fone para DJ é necessidade específica em sentir a maior quantidade de frequências possíveis, principalmente os graves secos. Para entender melhor, fizemos uma lista com as 5 principais características que todo fone para DJ deve ter:

  • Isolamento:  Como todo DJ toca em lugares com o som alto, o fone de ouvido deve isolar muito bem este som externo, para que não atrapalhe na hora de fazer a transição de uma música para outra. Grande exemplo é o Fone de Ouvido Koss PRO4AAAT, que possui grandes conchas acústicas.
  • Resistência: Este é um ponto fundamental para todo DJ, pois ele está o tempo todo tirando e colocando o fone e ao mesmo tempo submetendo o fone a condições difíceis, como, som alto, suor, fumaça, sujeira  e até mesmo uma queda. O fone Philips SHL3300 é um bom exemplo.
  • Articulação: Cada DJ usa o fone de uma forma, devido a isto o fone de ouvido deve ser o mais articulado possível, satisfazendo as necessidades de cada um. Veja o Fone ADV-G501 Hercules, outro grande exemplo de fone para DJ.
  • Cabo: Para que o DJ se sinta bem à vontade, ele precisa de um cabo que o deixe confortável e que não o atrapalhe na hora de se movimentar. A maioria dos DJs gostam do cabo em espiral, que aparentam ser menores quando ele está por perto, podendo ser expansível ao ir mais longe. Outro fator muito importante é ter um cabo removível. Se você tiver algum problema com o cabo, simplesmente troque o cabo.
  • Peso:  Leve em consideração o peso do fone, pois ficar tocando por várias horas com um fone pesado pode ser bem desgastante e exaustivo.
Detalhe fone para DJ

Detalhe fone para DJ

Nós separamos uma lista dos melhores fones para DJ, clique aqui e dê a sua avaliação.

Headset Gamer

Detalhe fone de ouvido para gamer

Os Headset Gamers precisam ser bons na distinção sonora, principalmente em jogos de tiro (FPS). Em jogos como Battelfield por exemplo, é de fundamental importância o Gamer saber onde o adversário está através do som de sua movimentação.

Um bom Headset Gamer é aquele capaz de reproduzir sons graves nitidamente. Em jogos FPS funciona como um “sexto sentido”. Ele lhe orienta de onde vem os passos do adversário e a origem de seus tiros. Deve reproduzir com nitidez os sons de fundo (mais distante) como portas, balas, acessórios e qualquer movimento.

Para o modo multiplayer, é essencial uma boa captura de audio pelo microfone. A comunicação instantânea entre os membros de uma equipe é facilitada.

Mas se você está pensando em comprar um bom headset gamer, fique atento também à placa de áudio de sua máquina. De nada adianta ter uma “Ferrari com motor de fusca”. As placas ideais são as 5.1 e 7.1, que darão uma melhor percepção de ambiente e qualidade muito superior que as placas onboard. Uma novidade de placas de som são as placas 3D, que auxiliam ainda mais na diferenciação entre os sons laterais, de altura e profundidade.

Headset Gamer

Headset Gamer

Você é Gamer? Você é DJ?
Prepare-se adequadamente e caia na “balada”.

Seja da festa ou dos tiros ;)

Veja também nosso guia de Qual Fone de Ouvido Comprar com todos os tipos de fone de ouvido.

Comments

comments