Curiosidades do Rock \../.

capa

QUAL É A ORIGEM DA “MÃO-CHIFRADA” DO ROCK?

Símbolo universal do Rock’n Roll, a “mão-chifrada” – ou “chifres do rock” para alguns – pode causar calafrios em religiosos, que atribuem o símbolo ao demônio. Mas a história é diferente. Existem as seguintes versões:

  1. Curiosidades do Rock: Mão chifrada Beatles

    Capa do álbum Yellow Submarine – Beatles

    Beatles, em 1969: No album “Yellow Submarine”, de 1969, John Lennon aparece fazendo o sinal acima da cabeça de Paul McCartney. Diferente da “mão-chifrada do Rock”, aqui está mais para o caso da famosa brincadeira de fazer chifrinhos na cabeça do amigo. Coisas de escola primária.

  2. Curiosidades do Rock: Love Gun Kiss

    Álbum Love Gun – Kiss

    Kiss, em 1977: Existe ainda quem acredite que o sinal nasceu da mão de Gene Simmons no album Love Gun (1977) da banda Kiss. No entanto, o sinal significa “amor” na linguagem dos sinais.

São coincidências interessantes. Na realidade, a “mão-chifrada” do Rock é uma versão do gesto chamado “malocchio”, que Ronnie James Dio, cantor do Black Sabbath em 1979, aprendeu com a avó. O sinal, que significa “afastar mau-olhado” acabou conqusitando os fãs da banda e se alastrou – como você já bem sabe – como sinal universal do Rock’n Roll. Yeah! \../.

Curiosidades do Rock: Ronnie Dio mallochio

Ronnie James Dio, ex-vocalista do Black Sabbath e criador da famosa “mão chifrada do rock”.

Fonte: Dínamo Tradução

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

INVENTORES DO ROCK

Curiosidades do Rock: Leo Fender

Leo Fender

Clarence Leonidas “Leo” Fender (10 Agosto 1909 – 21 Março 1991) foi um “luthier” e inventor americano, fundador da marca “Fender”. Mesmo sem cantar ou tocar, Fender mudou a história da música, quando apresentou ao mundo os primeiros baixos e guitarras elétricas sólidas. A Fender Stratocaster é a sua criação mais bem sucedida. Bastante copiada, a “strat” foi popularizada por artistas como George Harrison, Eric Clapton e Jimi Hendrix.

Curiosidades do Rock: Fender Stratocaster

Fender Stratocaster: o maior sucesso

Segundo Clapton, que até 1954 tocava com uma Gibson, certa vez afirmou: “Experimentei quase todas as guitarras já feitas e sempre voltei para a Stratocaster. Ela é furiosa, e ao mesmo tempo, agradável. Crua e ao mesmo tempo pura!”. Além da Stratocaster, Fender tem em seu currículo também a responsabilidade pela popularização do baixo elétrico por meio dos modelos Precision e Jazz Bass.

Fonte:
Leo Fender Wiki
Homenagem a Leo Fender

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Curiosidades do Rock: Jim Marshall

Jim Marshall

James Charles “Jim” Marshall (29 Julho 1923 – 5 Abril 2012) ficou conhecido como “Lord of Loud”, algo como “Senhor do Barulho” (tradução livre). Nascido na Inglaterra, Jim Marshall criou a lendária marca de amplificadores Marshall. Por volta de 1960, Marshall vendia baterias e guitarras. Após grandes clientes como Ritchie Blackmore, Big Jim Sullivan e Pete Townshend falarem da necessidade especial de um amplificador “maior e mais barulhento”, Jim entendeu que tinha uma oportunidade.

Após contratar o aprendiz de eletrônica Dudley Craven, com 18 anos na época, Jim Marshall começou a produzir protótipos que depois resultariam na Marshall Amplification em 1962. Após seis protótipos criados por Dudley, Marshall ficou satisfeito com o resultado. E foi Pete Townshend, do THE WHO, que aprovou o primeiro amplificador Marshall afirmando que “revolucionaria a música”. E Townshend acertou.

Curiosidades do Rock: Jim Marshall amp

Jim Marshall entre seus “brinquedos barulhentos”.

Fonte: Jim Marshall

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Lester William Polsfuss é mais conhecido como Les Paul (9 Junho 1915 – 12 Agosto 2009) e foi um grande guitarrista americano de jazz, country e blues. Mas sua maior contribuição foi a criação de uma das mais populares guitarras da história, a “The Log”, lendária criação popularizada pela Gibson Les Paul. Em 1941 Paul abordou a Gibson com uma ideia de produzir uma guitarra com corpo sólido.

A marca não mostrou interesse até que Fender iniciou a produção da Esquire, que depois ficou conhecida como Broadcaster e em 1952, Telecaster. A primeira produção não satisfez Les Paul. Após 1966, após completo redesign, a Gibson criou a “Gibson SG”, de Solid Guitar, e começou a conquistar espaço no mercado. Renomeada para Gibson Les Paul, a guitarra ganhou grande popularidade após Eric Clapton começar a utiliza-la em seus shows. Les Paul também é responsável pela criação da gravação multicanal.

Fonte: Les Paul Wiki

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

CURIOSIDADES DO ROCK

Curiosidades do Rock: David Bowie

David Bowie

O inglês, DAVID BOWIE rejeitou no ano 2000 uma Ordem do Império Britânico. Três anos depois, em 2003, rejeitou um título de Cavaleiro. Segundo seu biógrafo, David Buckley “Bowie sempre nutriu uma certa compulsão pelo desrespeito aos códigos morais”. Rebelde ahn?

Curiosidades do Rock: Ramones

Ramones

Paul McCartney usava o pseudônimo Paul Ramone sempre que dava entrada nos hotéis, quando viajava pelos BEATLES. Eis que foi daí que veio a inspiração para o nome de uma das principais bandas Punks da história: RAMONES.

Curiosidades do Rock: John Lydon - Sex Pistols

John Lydon

No dia 21 de Dezembro de 1988, John Lydon do SEX PISTOLS e sua mulher Nora tinham passagens para um voo em Lockerbie. Perderam o embarque pois Nora não conseguiu despachar a tempo suas bagagens. Estariam juntos dos integrantes da banda FOUR TOPS, que também perderam o voo por conta de atraso. Sorte de todos. O avião foi explodido por uma bomba terrorista.

Curiosidades do Rock: Born in the USA

Born in the USA

Em 1984 foi gravado o primeiro CD nos Estados Unidos. Curiosamente o conteúdo inédito era do álbum “Born in the USA” de BRUCE SPRINGSTEEN. (Born in the USA significa “Nascido nos Estados Unidos”, tradução livre).

Curiosidades do Rock: Dark Side of The Moon

Dark Side

O PINK FLOYD marcou recorde de presenças no HOT 200 da Billboard. O álbum “Dark Side of the Moon” ficou por 741 semanas na lista, deixando-a só em outubro de 1988.

Curiosidades do Rock: Keith Moon - The Who

Keith Moon

As redes de hotéis Sheraton, Hilton e Holyday Inn baniram para sempre a hospedagem do baterista Keith Moon (THE WHO) em seus quartos. Motivo: ele tinha o hábito de explodir banheiros com fogos de artifício.

Curiosidades do Rock: ZZ Top

ZZ Top

O único membro do ZZ TOP que não tem uma barba é Frank Beard. Qual a curiosidade? A palavra “Beard”, em inglês, significa justamente “barba”.

Curiosidades do Rock: Robert Fripp Windows Vista

Robert Fripp

Os sons que você escuta quando usa o Windows Vista foram criados por Robert Fripp, lenda do rock progressivo e frontman do KING CRIMSON.

Curiosidades do Rock: Van Halen com Michael Jackson

Van Halen e MJ

O solo de guitarra no meio do lendário hit “Beat It” de MICHAEL JACKSON veio como cortesia do lendário Eddie Van Halen. Slash participou em “Black or White”.

Fonte: Whiplash

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

RESISTÊNCIA DE BATERISTA

Curiosidades do Rock: Bateristas tem preparo físico de jogadores de futebol

Clem Burke tocando durante experimento na Inglaterra

Em pesquisa realizada por universidades britânicas, chegou-se a conclusão de que bateristas podem ter resistência semelhante a jogadores de futebol. Testes com o baterista Clem Burke (Blondie) mostraram que após tocar por 1h30, a frequência cardíaca de Burke chegou a 190 batimentos/min e gastou entre 400 e 600 calorias, o mesmo que um jogador profissional alcança durante uma partida de futebol. Uma grande diferença é que, enquanto um esportista participa de 40 a 50 partidas ao longo de um ano, os bateristas podem tocar em shows de 90min por até 100 vezes durante esse mesmo período. Fonte: BBC Brasil

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

MELHORES BAIXISTAS DA HISTÓRIA

Assunto controverso.
O que levar em conta para se considerar um baixista, “o melhor”?
Assumindo essa dificuldade, a lista que você encontra abaixo considera a contribuição do baixista à qualidade e criatividade na composição instrumental.

Curiosidades do Rock: Billy Sheehan

Billy Sheehan – Steve Vai

Curiosidades do Rock: Duff McKagan

Duff McKagan – Guns’n Roses

Curiosidades do Rock: Billy Cox

Billy Cox – Jimi Hendrix

Curiosidades do Rock: Flea

Flea – Red Hot Chili Peppers

Curiosidades do Rock: Geezer Butler

Geezer Butler – Black Sabbath

Curiosidades do Rock: Geddy Lee

Geddy Lee – Rush

Curiosidades do Rock: Jason Newsted

Jason Newsted – Metallica

Curiosidades do Rock: Jeff Ament

Jeff Ament – Pearl Jam

Curiosidades do Rock: Gene Simmons

Gene Simmons – Kiss

Curiosidades do Rock: John Deacon

John Deacon – Queen

Curiosidades do Rock: John Entwisle

John Entwisle – The Who

Curiosidades do Rock: John Myung

John Myung – Dream Theater

Curiosidades do Rock: John Paul Jones

John Paul Jones – Led Zeppelin

Curiosidades do Rock: Lemmy Kilminster

Lemmy Kilminster – Motorhead

Curiosidades do Rock: Paul McCartney

Paul McCartney – Beatles

Curiosidades do Rock: Nathan East

Nathan East

Curiosidades do Rock: Roger Waters

Roger Waters – Pink Floyd

Curiosidades do Rock: Roger Glober

Roger Glober – Deep Purple

Curiosidades do Rock: Steve Harris

Steve Harris – Iron Maiden

Curiosidades do Rock: Tim Commerford

Tim Commerford – RATM

Curiosidades do Rock: Simon Gallup

Simon Gallup – The Cure

Fonte: Rock And Roll Jungle

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

AS 10 GUITARRAS MAIS CARAS DO MUNDO

Rock sem guitarra, impossível. Por isso a Estrela10 traz vasta opção para você, iniciante ou profissional, ter o melhor instrumento com as melhores condições para descer a porrada com sua banda. No entanto, as 10 guitarras mais caras do mundo listadas abaixo alcançaram esses valores estratosféricos por causa de sua história ou por conta das mãos que as tocaram. Veja que interessante:

Curiosidades do Rock: Protótipo Fender Broadcaster 1949

Protótipo Fender Broadcaster 1949

10ª US$ 375.000: Protótipo Fender Broadcaster 1949

Essa Fender Broadcaster de 1949 foi produzida por nada menos que o próprio Leo Fender. A guitarra se tornaria nos anos vindouros o ícone do rock’n roll. Essa, específica, atingiu o valor de US$ 375.000 em 1994 ao ser vendida para um colecionador.

Curiosidades do Rock: Fender Stratocaster 1996 Gold Leaf

Fender Stratocaster 1996 Gold Leaf

9ª US$ 455.000: Fender Stratocaster 1996 Gold Leaf

Está vendo o brilho ao redor dessa Fender? É ouro 27 quilates. Ela foi produzida em comemoração ao 50º aniversário da marca. Ela foi vendida em 1997.

Curiosidades do Rock: Gibson SG 1964

Gibson SG 1964

8ª US$570.000: Gibson SG 1964

Esse valor astronômico foi atingido por essa Gibson SG de 1964 devido às mãos por quais essa guitarra passou. George Harrison a utilizou no álbum Revolver e John Lennon para o The White dos Beatles. Depois de 1970, George Peter Ham da banda Badfinger a utilizou e após morrer, ela foi vendida – em 2004 – pelos espantosos US$570.000.

Curiosidades do Rock: Fender Stratocaster 1965

Fender Stratocaster 1965

7º US$623.500: Fender Stratocaster 1965

Presente de aniversário da esposa para Stevie Ray Vaughan em 1980, essa Fender Stratocaster de 1965 foi utilizada por Blues até 1990. Em 2004 ela foi vendida como parte de ação beneficente pelos incríveis US$ 623.500.

Curiosidades do Rock: Violão Martin 1939

Violão Martin 1939

6º US$791.500: Violão Martin 1939

A sexta “guitarra” mais cara na realidade é um violão. Eric Clapton vendeu esse Martin de 1939 para alavancar fundos para um Centro de Reabilitação em Antigua. O colecionador dispendeu US$ 791.500 e levou essa peça rara para casa.

Curiosidades do Rock: Gibson ES-335

Gibson ES-335

5º US$847.500: Gibson ES-335

Essa Gibson ES-335 de Eric Clapton foi arrematada em um leilão. Mais uma obra-de-arte que passou pelas mãos do lendário Eric Clapton atingiu um valor altíssimo. Essa Gibson saiu por US$ 847.500!

Curiosidades do Rock: Fender Stratocaster Hybrid

Hybrid Fender Stratocaster

4º US$959.000: Fender Stratocaster Hybrid

A Fender Stratocaster em questão foi produzida a partir de 3 partes de Strats diferentes. Mais uma vez Eric Clapton é protagonista. Ele a tocou entre 1973 e 1985. Resultado do histórico lance de US$959.000, um colecionador arrematou a peça durante um leilão beneficente.

Curiosidades do Rock: Washburn Custom Hawk

Washburn Custom Hawk

3º US$1.200.000: Washburn Custom Hawk

O ícone reggae Bob Marley tocou em toda sua vida 7 diferentes guitarras. Elas pertenceram também a Gary Carlson, que as pôs a leilão. Essa Washburn Hawk foi definida patrimônio nacional da Jamaica, país de origem de Marley, e atingiu valor de US$1,2milhão!

Curiosidades do Rock: Fender Stratocaster 1969

Fender Stratocaster 1969

2º US$2.000.000: Fender Stratocaster 1969

A Fender Stratocaster da foto pertenceu a nada mais nada menos que Jimi Hendrix. Ele a utilizou no Woodstock de 1969 e foi arrematada por Paul Allen, da Microsoft pelos insanos US$2milhões!

Curiosidades do Rock: Fender Stratocaster

Fender Stratocaster

1º US$3.600.000: Fender Stratocaster

A guitarra mais cara do mundo não foi usada por um grande “rock star”. No entanto carrega os autógrafos de Mick Jagger, Eric Clapton, Brian May, Keith Richards, David Gilmour, Jimmy Page além de Jeff Beck, Mark Knopfler, Pete Townsend, Ronnie Wood, Ray Davis, Liam Gallagher, Paul McCartney, Angus & Malcolm Young, Tony Iommi, Bryan Adams, Ritchie Blackmore e Sting! Essa Fender Stratocaster foi arrematada em um leilão para auxiliar as vítimas do grande Tsunami de 2005 e atingiu a cifra de US$3,6milhões.

Fonte: Top 10 Mais

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Você acha que o Rock termina aqui?
Venha ver nosso infográfico de Guitarras Clássicas e você precisa espiar nosso post do Dia do Rock! Tá animal!

Ficou faltando outras curiosidades do Rock? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Comments

comments