Baterias acústicas ou eletrônicas: quais as diferenças?

diferenca-baterias

Bateria acústica ou eletrônica, qual a ideal? Esta é uma dúvida corriqueira entre bateristas e aspirantes a bateristas, que tem uma resposta muito mais complexa do que a simples pergunta.

O ideal é que, para facilitar nesta decisão, sejam levadas em conta todas as vantagens e desvantagens tanto das baterias acústicas quanto das baterias eletrônicas. Continue lendo para descobrir qual é a melhor bateria para você.

  • Baterias eletrônicas:


Vantagens:

– A maior e mais importante vantagem das baterias eletrônicas é a possibilidade de estudar e praticar com fones de ouvido ou com o volume baixo. Isto torna as baterias eletrônicas perfeitas para quem não quer incomodar os vizinhos.

– Grande parte das baterias eletrônicas possui metrônomos embutidos para facilitar o estudo do instrumento, e contam com várias possibilidades de sons diferentes para a diversão dos músicos.

– Normalmente, baterias eletrônicas são mais baratas do que baterias acústicas, além de terem maior vida útil como já citamos.

Baquetas duram muuuito mais quando utilizadas para tocar baterias eletrônicas do que acústicas. Mesmo que seja uma vantagem pequena, sempre é válido mencionarmos.

– O “rebote” é maior em baterias eletrônicas, trazendo tocabilidade mais leve.

– Baterias eletrônicas nunca precisam ser afinadas.

– Baterias eletrônicas podem ser plugadas diretamente em qualquer computador ou equipamento de gravação para sessões de gravação ou para praticar.

– O espaço necessário para instalar uma bateria eletrônica é muito menor em comparação com as acústicas, outro ponto vital para bateristas de apartamento.

Desvantagens:

– Uma bateria eletrônica não tem a mesma sonoridade e nem o “feeling” de uma bateria acústica. Esta é a maior desvantagem das baterias eletrônicas, que mesmo em constante desenvolvimento não “batem” o som natural das baterias acústicas.

– Normalmente creditam às baterias eletrônicas o silêncio absoluto, que é um grande engano. O som das batidas das baquetas nos pads ainda existe, e pode ser ouvido por vizinhos mais próximos, principalmente se forem do andar de baixo.

– Baterias eletrônicas também possuem desgaste, e os componentes precisam de manutenção. Alguns kits “baratos” podem trazer gasto ao longo tempo pelo excesso de trocas e reparos.

– Para quem deseja apenas tocar em casa, um amplificador de guitarra pequeno é mais do que necessário para tirar um bom som. Mas, para locais amplos e shows barulhentos, amplificar o som de forma correta pode custar caro.

 

  • Baterias acústicas:


Vantagens:

– Com uma bateria acústica o músico pode tocar com sentimento e dar seu próprio “toque” ao som, diminuindo ou aumentando a barulheira de acordo com seu gosto. As possibilidades que um kit acústico apresenta são praticamente impossíveis de imitar eletronicamente, principalmente pelo fato de que cada pancada na bateria acústica gera sempre um resultado diferente.

– Baterias acústicas permitem ao músico a aplicabilidade de várias técnicas diferentes para chegar ao som desejado.

– Baterias acústicas de segunda mão ainda podem ser utilizadas para treinar e iniciar os estudos no instrumento sem medo. Já que, diferentemente das baterias eletrônicas baratas, as acústicas aguentam a pressão.

– As opções de ajuste de posição das baterias acústicas permitem que o baterista adapte o instrumento da melhor maneira possível, de acordo com suas necessidades.

– Não há necessidade de amplificadores para pequenos shows ou para ensaios. (Óbvio, mas merece ser comentado)

Desvantagens:

– BARULHO! Uma bateria acústica faz barulho, a não ser que seja tocada em estúdio ou em locais com isolamento sonoro adequado, que costumam ser caros.

– As peles precisam ser trocadas com frequência, principalmente se o baterista é acostumado a manusear as baquetas com força.

– Baterias acústicas precisam ser afinadas, e essa é uma tarefa que pode ser um tanto quanto complicada para amadores.

– Sem proteção auricular baterias acústicas podem trazer danos à audição.

– Baterias acústicas completas podem ser grandes e pesadas, e sua montagem e desmontagem podem dar bastante trabalho.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de cada um dos instrumentos, para escolher qual comprar é simples, basta pensar nos vizinhos:

Se tiver vizinhos muito próximos o indicado é optar por baterias eletrônicas, mas se a distância entre sua casa e os vizinhos não for tão pequena, sinta-se à vontade para adquirir uma bateria acústica.

Confira nossas Ofertas em Instrumentos Musicais!

Comments

comments