Leite Materno: aprendendo a armazenar de forma correta

mamae-e-bebe

O período de amamentação é mágico para as mães e para os bebês, e essencial para a formação de laços afetivos permanentes. É uma pena que, como tudo que acontece neste mundo corrido, nem sempre as mamães tenham todo o tempo do mundo para alimentar seus bebês com a calma que eles merecem.

Sabemos que o aleitamento materno é fundamental para que os bebês tenham desenvolvimento pleno, e é por isto que a Estrela10 traz orientações de como garantir o alimento dos bebês através do armazenamento correto do leite materno, confira abaixo nossas dicas.

Você pode armazenar seu leite materno para mantê-lo apto para o consumo do seu bebê de várias formas:

  • Em temperatura ambiente (não mais do que 25ºC), por até seis horas.
  • Em um cooler, com bolsas de gelo, por até 24h.
  • Em uma geladeira, com temperatura abaixo de 4ºC, por até cinco dias. Guarde-o na parte de mais fria, longe de carnes, ovos e comidas não preparadas.
  • No freezer da geladeira, por até duas semanas.
  • Em um freezer caseiro (abaixo de -18ºC) por até seis meses.

Se você está no fim da sua licença maternidade e tentando retornar à rotina de trabalhos, é importantíssimo que você já esteja acostumada a retirar e armazenar seu leite materno para o(s) bebê(s). Além de manter o suprimento nutricional que os pequenos tanto precisam, eles ainda terão acesso ao alimento mesmo quando a mamãe está ocupada (ou com dificuldades) para amamentar.

A maneira que você irá armazenar seu leite, dependerá de quão cedo você pretende utilizá-lo. Se você planeja utilizar dentro de pouquíssimos dias, o aconselhável é armazenar o leite refrigerado, sem a necessidade de congelá-lo. Algumas das propriedades são perdidas durante o congelamento, bem como ocorre em vários alimentos.

Amamentar com leite congelado é sempre mais saudável que optar pelo leite materno artificial.

Para manter o leite refrigerado ou congelado, você deve seguir as seguintes orientações:

    • Utilizar armazenamento esterilizado, preferencialemente sacos para armazenar leite de confecção profissional. Garrafas de vidro correm o risco de quebrar ou rachar em baixas temperaturas.

armazenamento-correto

  • Lembre-se sempre de marcar a data de armazenamento, e utilize sempre os que estiverem armazenados há maior tempo
  • Mantenha sua bomba para tirar leite higienizada. Lave as partes em água quente com detergente neutro, e enxague completamente antes de esterilizar para reutilizar.
  • Lave suas mãos com muito cuidado sempre, tanto antes de retirar o leite para armazenagem quanto para manusear as embalagens já guardadas. Manter tudo sempre esterilizado irá coibir a proliferação de bactérias no leite armazenado.

Mais dicas valiosas para a utilização correta do leite armazenado:

Você pode adicionar leite recém retirado ao leite que já está sendo refrigerado, desde que o armazenamento se inicie no mesmo dia. Mas tenha sempre em mente que o prazo máximo de conservação no leite refrigerado não passa de cinco dias.

Se você deseja congelar o leite, faça isso o mais rápido possível após a retirada, e lembre-se de deixar um pequeno espaço dentro do local de armazenamento, pois o leite expande um pouco após a retirada, e é imprescindível deixar um pouco de espaço nos locais de armazenamento para quem deseja armazenar da forma correta.

Se o leite já estiver armazenado por algum tempinho, você notará que ele “separa”, mas pode ficar tranquila que isto é super normal. Basta agitar antes de utilizar, para que ele se misture novamente.

Quem deseja incluir o leite materno no início da dieta sólida do bebê, pode deixar o leite em bandejas de gelo, de preferência bandejas com tampa que caibam nas sacolas de armazenamento. Nunca deixe o leite armazenado em locais que não podem ser selados.

Alguns bebês amam leite materno mesmo quando geladinho, mas a maioria dos pequenos prefere se alimentar com o leite amornado. Para simular a temperatura ideal do leite, você pode optar deixar as sacolas de armazenamento em banho-maria antes de abrir para que o bebê consuma.

E por último, NUNCA descongele ou aqueça o leite materno em um micro-ondas. Se você precisa do leite com urgência, descongele-o em água corrente ou em banho-maria para manter as propriedades nutritivas do leite materno e, consequentemente, manter a saúde dos pequenos.

tudo-para-os-bebes

Comments

comments