Crianças e Bicicletas: Como e Quando Ensinar

Crianças e Bicicletas

Aprender a andar de bicicleta é um dos desafios mais desejados pela criançada. Não é à toa que nós adultos nunca mais esquecemos com quem, quando e onde aprendemos a pedalar.

O fato é que essa é uma das brincadeiras mais saudáveis para os pequenos pois, além de estimular a coordenação motora e o equilíbrio, incentiva os pequenos a praticarem exercícios físicos que são fundamentais para uma vida de qualidade.

Mas, para que este momento seja de puro prazer, sem maiores complicações, são necessários alguns cuidados, tanto na hora de ensinar, quanto na hora de transportar o menino ou menina na bicicleta. Acompanhe.

Se sua criança ainda é pequena, a ideia é mostrar à ela o quão gostoso é andar de bicicleta, através de um belo passeio com cadeirinha. No Brasil, o Inmetro ainda não formulou regras para o uso das cadeirinhas de bicicletas. De qualquer forma, você não pode descuidar de princípios básicos.

Independente do tamanho da criança, a segurança deve estar em primeiro lugar

Independente do tamanho da criança, a segurança deve estar em primeiro lugar

Inicialmente o uso do capacete é fundamental, tanto para ciclistas, quanto para o pequeno carona. Você irá encontrar facilmente modelos para crianças e adultos em lojas e bicicletarias.

Se tratando da cadeirinha, é importante você ter em mente que elas são projetadas para suportar até 15Kg, quando usadas na frente, e 22Kg quando usadas na parte de trás da Bike. Quando você decidir acostumar a criança a andar de bicicleta sentadinha, vá aumentando o percurso aos poucos para que este momento seja desejado por muito tempo.

Ao escolher o modelo ideal para o seu filho, veja se ele está bem acomodado. Os modelos de cadeirinha estilo concha, são considerados ótimos nesse sentido, já que deixa a coluna da criança na posição correta e muito mais protegida em caso de queda.

Comprando a Bike das Crianças

Quando a criança ultrapassa o limite de peso da cadeirinha, chegou a hora de ganhar uma bicicleta própria. O primeiro ponto a ser observado é: Idade mínima recomendada para o modelo que gostei. Não queira economizar por um tempo achando que podes comprar uma bicicleta maior, já que as crianças crescem, pois o tamanho interfere muito no equilíbrio.

Além disso, alcançar os pedais, o guidom e o chão é fundamental para evitar acidentes mais graves. Muitas crianças se jogam da bicicleta quando percebem que não conseguem estar firmes em cima dela.

 

Idade da Criança Circunferência
2 anos – 3 anos e meio Aro 12
3 anos e meio – 6 anos Aro 16
6 anos – 9 anos Aro 20
9 anos – 12 anos Aro 24
a partir de 12 anos A criança já pode usar bicicletas com aro 26

Para aprender a andar de bicicleta, a maioria recorre ao aprendizado em fases. Primeiro o modelo com rodinhas laterais que facilita o aprendizado de controlar os pedais e o guidom, sem que a criança precise se preocupar com o equilíbrio.

Depois de um tempo, a maioria dos pais retira os “pezinhos” para que o pequeno desenvolva o controle total do corpo com a bicicleta. Nessa fase, as primeiras pedaladas devem ser amparadas por um adulto que estará ao lado em caso de queda.

Depois de vencidas todas as barreiras mentais e físicas, você já pode comprar um modelo maior, sem rodinhas que o seu filho estará pronto para sair por aí pedalando.

Capacete, joelheira, cotoveleiras e luvas são os acessórios ideais para um bom ciclista. Além de proteger, eles garantem muito mais conforto nos passeios.

Está a fim de dar um presentão deste para sua criança?! Na Estrela10 você encontra os modelos certos para cada faixa etária com os melhores preços do mercado.

Clique e confira!

Comments

comments