Bebês e segurança: mantendo os pequenos longe do perigo

capa-bebe-perigo

É incrível o poder de armazenamento dos armários, gavetas e prateleiras nas nossas casas, sem eles, os nossos lares seriam uma bagunça sem fim. A única coisa mais certa que a organização que estes locais nos proporcionam, é a curiosidade sem fim dos bebês.

Eles não ligam para os brinquedos superdivertidos que compramos, e acham muito mais interessante tudo que está guardado fora do alcance deles, o que pode causar graves acidentes quando os pais se descuidarem, colocando em jogo a segurança e a saúde dos bebês.

Se você tem ou terá um bebê, confira nossas dicas para utilização das travas em armários e gavetas, que manterão a segurança do seu pequeno.

Perigo dos armários

armario-bebe

Vamos conhecer um pouco dos perigos que os armários podem trazer às crianças:

  • Armários podem esconder objetos perigosos, bem como tesouras, facas e substâncias nocivas ao ser humano;
  • Portas de armários podem fechar acidentalmente nos dedinhos ou braços das crianças, resultando em ferimentos;
  • Todos os conteúdos do armário correm o risco de ficarem jogados por todos os cantos, simplesmente porque as crianças podem achar isso muito divertido;
  • As portas dos armários podem ser batidas várias vezes, é divertido para uma criança, mas deixa qualquer mamãe ou papai super estressados com o barulho.

 

Cuidados necessários para manter os bebês longe do perigo

bebe-em-perigo

  • Não deixe suas crianças observarem você colocando as travas de segurança, pois as crianças aprendem por imitação, e muito mais rápido do que você imagina.

Se o seu pequenino(a) flagrar você trancando e destrancando os armários e gavetas travados, as chances que ele ou ela descubram e abram as portas e gavetas sem sua ajuda são muito grandes.

Se você não consegue impedir que as crianças vejam, coloque seu corpo a frente no momento de mexer nas travas, impedindo que eles “aprendam” a maneira correta de abrir e fechar os dispositivos de segurança.

  • Travas de segurança a prova de bebês não são a prova de deslizes!

Tenha muito cuidado e atenção quando precisar do conteúdo de um destes armários ou gavetas que possuem travas. Vários adultos, mesmo com as travas, esquecem frequentemente de instalá-las novamente após o uso, inutilizando todo o esforço prévio com a segurança dos pequenos.

SEMPRE olhe novamente e não se esqueça de repor as travas nos seus devidos locais, para garantir a segurança das crianças a todo momento.

  • Impeça o espelho de estilhaçar

A partir do momento em que os bebês começam a crescer um pouco, é normal que eles brinquem com o próprio reflexo no espelho. E normalmente eles batem contra o espelho com mais força que o tolerável pelo material, então é fundamental diminuir o impacto que os estilhaços do espelho possam causar.

E isto, para sorte dos papais, é muito fácil. Basta “colar” uma folha ou papel de parede atrás do espelho, que fará com que o espelho estilhace o mínimo possível ao ser atingido por uma pancada.

  • Travas de segurança não são substituem supervisão

O fato de você ter protegido seus armários da criança, não significa que você pode deixar de supervisionar os pequenos ou baixar a guarda. Se tem algo em que os bebês são bons é encontrar formas criativas de se machucar, então fiquem atentos a todo momento, afinal “barulho demais ou silêncio demais, é sinal de confusão”.


SEGURANCA-BEBES

Comments

comments