O que levar em conta ao comprar capacete?

O que levar em conta ao comprar capacete?

Principal item de segurança para o motociclista, o capacete é hoje apresentado sob diversos efeitos de cor e detalhes modernos. Mas o que você, motociclista, deve levar em conta para comprar capacete?

PRIORIZE O CONFORTO

Capacete com conforto

Conforto em 1º lugar

Capacete confortável deve ser premissa na sua escolha ao comprar capacete. Desconfortáveis, eles incomodam quando são muito justos ou frouxos. Para se ter certeza da escolha, vista o capacete por pelo menos cinco minutos. Assim você poderá avalia-lo melhor e ter garantia de que, em caso de impacto, o capacete vai oferecer o melhor de sua eficiência.

O CAPACETE POR DENTRO

Interior do capacete

Imagem da forração, parte interna do capacete

A parte interna do capacete deve ser macia e resistente, já que é por meio dela que sua cabeça tem contato com o produto. Parecido com um simples isopor, essa camada é geralmente constituída por poliuretano de alta densidade. Ela é resposável por absorver o poder do impacto evitando que a onda de choque chegue à cabeça do motociclista. Por isso muita atenção aqui. Comprar capacete sem a certificação do INMETRO pode ser especialmente perigoso à sua saúde. Existem produtos que, em vez da camada segura de poliuretano, exibem apenas uma fina cobertura de tecido, insuficiente para sua segurança.

Capacete aberto

Estilo com segurança

AGRADÁVEL AO UTILIZAR

Parte importante responsável pelo conforto ao usar um capacete é o da forração interna. Importante na escolha ao comprar capacete, a forração deve ser antialérgica, permitir circulação de ar e absorver suor. Alguns modelos permitem que elas sejam retiradas e lavadas.

COMPOSIÇÃO DO CASCO

A parte externa do capacete pode ser laminada ou injetada. Afinal, qual é a diferença? Ambos são adequados a qualquer motociclista. A diferença está entre a composição. Capacetes laminados são compostos por resina aramídica de fibra de vidro ou carbono. Já os injetados são compostos por plástico ABS e passam por uma injeção do produto no molde. Esse processo permite um capacete mais leve, mas com maior rigidez, enquanto os confeccionados por fibra de vidro ou carbono tem maior vida útil e maior eficiência em caso de choque.

TAMANHO CERTO, SEGURANÇA CERTA

Obviamente escolher o tamanho certo no momento de comprar capacete é garantir segurança. As medidas entre os capacetes podem variar conforme a marca, mas você pode seguir a seguinte dica para entender qual tamanho de capacete é ideal para sua cabeça. Com uma fita métrica, posicione na altura das sobrancelhas e meça a circunferência de sua cabeça, em centímetros. A relação entre o tamanho do capacete e as medidas de sua cabeça devem ser:

  • Pequeno (entre 55 e 56cm) > tamanho 56 ou S;
  • Médio (entre 57 e 58cm) > tamanho 58 ou M;
  • Grande (entre 59 e 60cm) > tamanho 60 ou L;
  • Extra Grande (entre 61 e 62cm) > tamanho 62 ou XL.
Circunferência da cabeça

Meça a circunferência de sua cabeça e acerte na hora de comprar capacete

COMPRAR CAPACETE ABERTO OU FECHADO?

Capacete fechado

Comprar capacete fechado oferece maior segurança contra impactos

A escolha por comprar capacete aberto ou fechado deve passar pela consciência das seguintes características: O capacete aberto dá uma sensação incrível de liberdade, por isso é preferido pelos motociclistas que possuem motos estilo “custom”, no entanto oferecem menor proteção em caso de queda. As áreas do rosto e maxila ficam expostas. O capacete fechado oferece maior segurança por ampliar a área de cobertura da cabeça, como consequência você se sente mais confiante e protegido. Vai comprar capacete? Prefira o fechado.

CERTIFICAÇÃO INMETRO

Uma vez que todos os pontos anteriores foram esclarecidos para você, que decidiu comprar capacete, outro ponto crucial: compre capacetes de marcas certificadas pelo INMETRO. O controle de qualidade e exigência no cumprimento das exigências e normas de segurança que a certificadora preza não podem ser ignorados ao comprar capacete. A Estrela10 oferece diversos modelos, cores e marcas de capacete. Todas com certificação INMETRO.

Confraternização biker

Junte a galera e saia com segurança!

A utilização do capacete é obrigatória, segundo o Código de Trânsito Brasileiro – CTB. Disso todos nós sabemos. Mas, fique ligado nas informações que às vezes não são lá tão conhecidas. Confira alguns exemplos:

Quanto tempo posso usar um capacete? Desde que o produto seja certificado pelo Inmetro – e isso é também uma exigência -, o capacete pode ser usado por até cinco anos, a partir da data de fabricação.

No caso de queda devo trocá-lo? Caso o seu capacete ainda não tenha completado cinco anos de uso, mas você já sofreu uma queda com ele, há necessidade de trocá-lo. Isso porque o material de forração interna (poliuretano), certamente sofreu algum dano e não dará a mesma proteção em caso de novo impacto.

Capacete com forração lavável é seguro? O modelo, muito popular atualmente, pode ser sim utilizado sem riscos. Apenas alguns cuidados devem ser tomados, como lavar apenas com sabão neutro, não torcer e secar à sombra.

Reevu Helmet

Capacete com retrovisor: Reevu

Novidades no mercado Continuando na nossa busca pelas principais curiosidades sobre o capacete, encontramos uma super novidade no mercado. O exemplar fabricado pela empresa inglesa Reevu, possui um sistema que interage com o motociclista. Ele é chamado de Head Up Display e tem a principal função de mostrar, as mesmas informações que os carros mostram no painel eletrônico, porém na viseira. Assim, o piloto poderá saber facilmente informações como giro do motor, hodômetro, consumo de combustível e velocidade. A primeira versão do super capacete ainda está na fase final de desenvolvimento e o resultado final deve chegar ao mercado em 2015, contudo, ele será usado em competições, em primeiro plano. A projeção de preço é que ele custe aproximadamente R$ 2.300.

Conheça melhor esse capacete assistindo o video abaixo (em inglês):

Capacetes Mormaii A principal marca de produtos esportivos do Brasil, Mormaii, inovou também no mercado de capacetes. Os modelos, além de muito duráveis e totalmente estilizados, tem ótimos preços e design agressivo. São produzidos com resina termoplástica, garantia de segurança para o motociclista. Além disso, a narigueira e o bavete são projetados para garantirem o conforto ao usar. Se você é daqueles que não abre mão do estilo pessoal ao escolher os acessórios, as variadas opções de cores e estampas que a Estrela10 tem disponível vai facilitar a sua escolha.

Prepare-se e “caia na estrada”, sem cair claro! ;)

Comments

comments