Como montar uma academia em casa?

Dicas para montar uma academia em casa

Já ficou cansado do suor alheio, ou de ter que esperar pelo equipamento em alguma academia comercial? Você considera uma perda de tempo o fato de ter que se deslocar até a academia? Ou já está cansado de pagar mensalmente para dividir equipamentos que nem sempre recebem a manutenção que você desejaria?

Se você respondeu SIM para alguma das questões acima, talvez seja o momento de começar a pensar em como montar uma academia em casa.

 

Academia particular

 

Antes de começar, lá vai uma dica: muita gente experiente já sofreu com a sedução de comprar equipamentos “milagrosos” para suas academias particulares, tome cuidado e foque no necessário!

Vamos mostrar para você a melhor maneira de construir sua academia em casa. Mas primeiro, tire um momento para pensar: você consegue dar conta do recado?

Uma academia caseira é muito conveniente, mas infelizmente não é para todos. Algumas pessoas necessitam de muita motivação, e só a encontram por causa do ambiente social existente nas academias comerciais. Outros não possuem conhecimento sobre a maneira correta de se exercitar. Para estes casos, aconselhamos continuar frequentando as academias tradicionais.

Agora, considere sua vida em casa e seu tempo: se você possui filhos (principalmente se forem pequenos) ou trabalha em casa, uma academia particular pode ser a melhor maneira de se exercitar sem a necessidade de ficar longe da família. Mas lembre-se: tempo e espaço são necessários, pelo menos durante suas sessões de treino diárias.

Agora vamos ver alguns pontos que devemos levar em consideração antes de montar uma academia em casa:

  • ORÇAMENTO

Construir um bom espaço para exercícios não precisa ser muito caro. Várias pessoas desperdiçam muito dinheiro em equipamentos extravagantes, que raramente são efetivos em uma academia completa, quando mais em uma academia dentro de sua casa.

Tenha sempre em mente que sua academia particular vai evoluir de acordo com o tempo. Comece com o básico e fique sempre de olho em outros equipamentos para dar um upgrade no seu espaço, quando o tempo e o dinheiro estiverem de acordo com seu orçamento: invista.

 

  • ATMOSFERA

Com certeza a melhor parte de construir seu próprio espaço para a academia é organizar uma atmosfera adequada.

Pense sempre no que vai te motivar, e escolha o que te ajuda a visualizar onde você quer chegar. Deixe seu espaço com a sua cara, se sentir a vontade e estimulado para fazer os exercícios é fundamental.

 

  • EQUIPAMENTOS ESSENCIAIS

  1. Barras e pesos

É a parte mais importante de equipamentos que você vai precisar para iniciar uma boa academia, e provavelmente será utilizada como base para grande parte dos seus exercícios.

Há uma infinidade entre os tipos de exercícios que você pode fazer com um conjunto de pesos e algumas barras, vamos pontuar alguns dos mais famosos (de acordo com a parte do corpo a ser treinada)

Pernas: Agachamento Dianteiro, Agachamento Traseiro (ou convencional), Agachamento Lunges, Levantamento Terra

Costas: Remo com Barra, Remo Vertical com Barra

Ombros: Press Militar, Remada Alta com Barra

Peito: Supino (Inclinado, Declinado e Reto)

Braços: Rosca (Direta, Alternada, Concentrada, Scott, Martelo), Tríceps Testa, Extensão de Tríceps

Você pode encontrar sets de vários estilos na internet, mas tenha em mente que produtos de qualidade garantem uma academia mais duradoura e confiável.

Se você tiver a possibilidade e o dinheiro em mãos, prese por anilhas e halteres emborrachados. São mais fáceis de manusear, têm maior durabilidade e não oferecem tanto perigo ao chão caso caiam acidentalmente.

  1. Banco

Para aproveitar completamente as barras e os pesos, você irá precisar de um banco. Procure por bancos que tenham alturas ajustáveis, já que eles oferecem mais possibilidades de exercícios que podem ser praticados.

  1. Academia Residencial

As academias residenciais, também chamadas de academias completas, são partes fundamentais e necessárias para as academias caseiras. Sem elas a execução de exercícios mais pesados para pernas, peitos e ombros podem se tornar quase impossíveis.

Além disso, já que os treinamentos serão feitos sem alguém para acompanhar, estes equipamentos oferecem maior segurança aos treinos.

  1. Piso

Algumas pessoas consideram o piso algo pouco influente em uma academia, mas esquecem de levar em conta a proteção dos equipamentos e ou o barulho que alguns exercícios fora de hora podem causa.

Se barulho não for o problema, aconselhamos a colocação de tatames pelo menos para que você tenha um local adequado para seus pesos e barras.

 

  • EQUIPAMENTOS EXTRAS QUE DEVEM SER MENCIONADOS

– Saco de Pancadas

Além de serem ótimos para aliviar o stress, os sacos de pancadas permitem ao usuário testar sua força enquanto se diverte, ou para suar muito a camiseta em sessões de maior intensidade.

– Bicicletas Ergométricas e Esteiras

São o tipo de equipamento que permitem a multifuncionalidade. Você pode dar umas pedaladas ou caminhar enquanto assiste sua série de TV favorita, conversa pelo celular ou até mesmo enquanto planeja seu dia.

– Espelhos

Algumas pessoas conseguem se motivar pelo seu próprio reflexo. Se você é uma destas, aposte em bons espelhos! Só não pode cair no erro de focar sempre no mesmo exercício, os resultados vêm com a prática e aperfeiçoamento do corpo, e não apenas de um músculo isolado.

 

  • APRENDA CORRETAMENTE AS TÉCNICAS DOS EXERCÍCIOS

É importante lembrar que agora você treinará sozinho, então não terá ninguém para checar sua técnica ou para te alertar se você estiver colocando seu corpo em risco.

Se você está inseguro com qualquer um dos exercícios de sua rotina, invista em um profissional adequado para lhe demonstrar a maneira correta de se exercitar, um ferimento pode sair muito mais caro que algumas sessões bem aproveitadas com um personal trainer.

Personal Trainer e aluna treinando

Algumas sessões com Personal Trainer costumam ser mais baratas do que conviver com lesões

 

Se você tiver alguma dica especial de como montar uma academia em casa, compartilhe com a gente!

Comments

comments